Resposta: Os fatores que influenciam na escolha são: • Vão a ser vencido e o respectivo sistema estrutural; • Altura de construção ou índice de esbeltes desejado; • Processo de construção, meios disponíveis, equipamentos e outros fatores circunstanciais; • Economia da construção – as estruturas mais esbeltas exigem um ...
Alguns autores descrevem que a qualidade de uma ponte deve estar atrelada a requisitos implícitos em projetos como: a funcionalidade, a segurança, a economia e a estética.
, velocidade, conforto e capacidade do tráfego, governando características da ponte tais como a seção transversal do tabuleiro, alinhamento horizontal e vertical, e sistemas de drenagem, iluminação e de proteção ao tráfego.
Dois aspectos desse comportamento devem ser ressaltados: Como a estrutura se deforma sob atuação de um determinado carregamento; Como essas cargas caminham ao longo dela. É fundamental visualizar o caminhamento das cargas desde a origem, seu ponto de aplicação, até o destino, a fundação.
3a Questão Quais elementos devem ter destaque no Projeto de Pontes? Estética e Funcionalidade Número de Faixas Altura do Mastro Quantidade de Cabos de Aço Altura do Vão Central Respondido em 28/08/2019 03:48:07 Explicação: No Projeto das Pontes, deve-se dar destaque a sua estética e a sua funcionalidade.
44 curiosidades que você vai gostar
1)Quais são os documentos técnicos mínimos que constituem um projeto de ponte? R-São: Elementos básicos, memorial descritivo e justificativo, memorial de cálculo e especificações.
A mesoestrutura de uma ponte é, em geral, formada pelos pilares, aparelhos de apoio e encontros, estando frequentemente sujeita a forças externas hidráulicas e eólicas relevantes.
Ela é composta por uma estrutura horizontal que tem um suporte em cada extremidade. Outros suportes, chamados pilares, podem dar apoio à ponte ao longo de sua extensão. ... As pontes em viga modernas geralmente são feitas de vigas de aço. As pontes em rodovias são, na maioria, desse tipo.
São as ações de caráter transitório que compreendem, entre outras: - As cargas móveis; - As cargas de construção; - As cargas de vento; Page 14 11 - O empuxo de terra provocado por cargas móveis; - A pressão da água em movimento; - O efeito dinâmico do movimento das águas; - As variáveis de temperatura.
2 Parte 2 de 4: Construindo a estrutura da treliçaMonte quatro fileiras de palitos de sorvete, cada uma com três palitos de largura. Elas devem ter o mesmo comprimento.Corte quatro palitos ao meio. ... As três fileiras de cada longarina serão coladas juntas para formar uma só peça com três palitos de espessura.
Elementos de uma ponte: infraestrutura, mesoestrutura e superestrutura. A infraestrutura ou fundação é a parte da ponte constituída por elementos que se apoiam no terreno de implantação (rocha ou solo), recebendo as cargas ou os esforços da mesoestrutura e transmitindo-os para o terreno.
ESTRUTURA DE CONCRETO ARMADO: ESSAS PONTES, EM GERAL, TÊM ALTURA CONSTANTE E SÃO EXECUTADAS EM CONCRETO ARMADO OU PROTENDIDO. POR OUTRO LADO, AS VIGAS PRINCIPAIS PODEM SER OU NÃO PRÉ-MOLDADAS. COMO REFERÊNCIA, PODEMOS DIZER QUE PARA VÃOS ATÉ 25 METROS EM CONCRETO ARMADO, A ESTRUTURA SERÁ MAIS ECONÔMICA.
Esse tipo de ponte utiliza estruturas de sustentação que são apoiadas a uma estrutura sólida em apenas uma de suas extremidades, chamadas de cantiléver. O tabuleiro dessa estrutura se apoia em vigas que irão dissipar a energia gravitacional e cinética dos carros.
Conjunto de elementos estruturais, geralmente localizados na porção inferior da estrutura de uma ponte, que são responsáveis pela transmissão dos esforços da mesoestrutura para o solo.
Quando esses obstáculos são, por exemplo, cursos d`água, lagos e regiões sobre o mar, essas estruturas são denominadas pontes, e quando transpõem ruas, rodovias, avenidas, ferrovias, áreas secas, entre outros, são chamadas de viadutos.
Qual é a vida útil média de uma ponte? Segundo o especialista, “o mínimo de dimensionamento de vida útil é de 50 anos. Pontes e viadutos geralmente são dimensionados para um tempo maior”.
- cargas provenientes do peso da pavimentação, dos trilhos, dos dormentes, dos lastros, dos revestimentos, das defensas, dos guarda-rodas, dos guarda- corpos, canalizações; - empuxos de terra e de água; - forças de protensão; - deformações impostas: fluência, retração e recalque dos apoios.
as cargas móveis ou acidentais das construções, isto é, cargas que atuam nas construções em função de seu uso (pessoas, mobiliário, veículos, materiais diversos, etc.).
A carga permanente pode ser considerada uniformemente distribuída, igualmente para cada viga, inclusive o peso próprio das transversinas. Somente o peso próprio da cortina será considerado como concentrado na extremidade da viga, porém, sem o momento fletor correspondente.
Ponte em Viga
Nelas a plataforma é levantada por umas ou mais vigas (as vigas podem ser de aço reforçado, madeira, concreto protendido ou armado), os esforços de flexão são aplicados nessas vigas e elas distribuem as cargas para os pilares que as suportam em ambas as extremidades.
Sequenciadamente, os projetos de pontes tem o seguinte roteiro: estudo/cálculo dos elementos geométricos (larguras das pontes e gabaritos destas; estudo dos elementos topográficos; estudo dos elementos hidrológicos; elementos geotécnicos (principais) e elementos acessórios.
Estamos falando das pontes suspensa, estaiada, cantiléver e a treliça.
...
Ponte Pênsil ou Suspensa. Na ponte de suspensão, o tabuleiro de suporte para as cargas é sustentado por cabos de suspensão verticais, que agem como suspensórios. ... Ponte Cantiléver. ... Ponte Estaiada. ... Ponte de Treliça.
A mesoestrutura é a parte do meio da obra, que é feita por pilares e estruturas metálicas. Sobre a fundação, serão moldados em bloco a mesoestrutura e os mastros, todo esse processo artesanal corresponderá a 25% de todo concreto utilizado na ponte.
supraestrutura de uma edificação são: Lajes; Vigas, elementos; Pilares. onde duas dimensões, o comprimento e a largura, são da mesma ordem de grandeza e muito maiores que a terceira dimensão, a espessura. As lajes são também chamadas elementos de superfície, ou placas.
Juntas de dilatação são os elementos aplicados nos tabuleiros de pontes e viadutos para vedar as fendas que permitem a movimentação das estruturas (Checubus/Shutterstock.com) As juntas de dilatação são componentes construtivos essenciais para garantir a integridade e a durabilidade de pontes e viadutos.
O que gasta mais energia um chuveiro ou ar-condicionado?
Como fazer um gerenciamento da rotina?
Quais os benefícios da banana prata?
Como proceder diante de um cruzamento com sinal vermelho intermitente?
Como fazer um Decore pela Internet grátis?
Qual é a diferença entre CAD e AutoCAD?
O que é a intensidade de uma força?
Qual a quantidade de impermeabilizante deve ser adicionada a um saco de cimento de 50kg?
Qual a classificação da palavra dois?
O que usar na madeira antes de pintar?
Quantas e quais são as câmaras do coração?