Nas grandes cidades são comuns problemas como violência, crescimento desordenado, inchaço das cidades, moradias em lugares inadequados, hospitais superlotados, transporte coletivo insuficiente, os diversos tipos de poluição, produção de lixo, educação de baixa qualidade, desigualdade social, entre outros.
Ocupações de espaços públicos, fechamento de vias e depredação de monumentos, edificações públicas ou privadas são apenas algumas formas pelas quais as lutas se manifestam. Acontecem na cidade porque a forma específica do capitalismo é a forma urbana.
As grandes cidades brasileiras enfrentam diversos problemas, destacam-se as questões da moradia, desemprego, desigualdade social, saúde, educação, violência e exclusão social. O acesso à moradia com as devidas condições de infraestrutura (saneamento ambiental, asfalto, iluminação, etc.)
Poluição do Ar
O elevado número de automóveis e indústrias é o principal causador desse grave problema urbano. A emissão dos gases poluentes na atmosfera pode gerar o efeito estufa - devido à grande quantidade de gás carbônico -, chuvas ácidas e as ilhas de calor.
A falta de influência da economia nacional, o desemprego, os conflitos religiosos, a discriminação étnica, o tráfico de drogas, entre outros fatores também podem ser tidos como motores para o desenvolvimento da violência urbana.
29 curiosidades que você vai gostar
Edificações contínuas, calçadas, rede de iluminação e serviços públicos de saúde e educação são algumas características da zona urbana. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) define zona urbana como toda sede de município (cidade) e de distrito (vila).
O conflito social, assim, representa a disputa entre grupos com posições diferentes sobre um determinado tema, tendo como pano de fundo o modelo de desenvolvimento social de um grupo coletivo específico.
“O conflito é um desacordo e, em geral, as pessoas entram em conflito por divergência (incompatibilidade) de valores, necessidades, opiniões e desejos de uma ou de ambas as partes” (ZAPAROLLI, 2009).
“A teoria do conflito defende que a divisão da sociedade em classe burguesa e operária gera conflitos devido às suas naturezas”, explica. Segundo o juiz, o conflito é resultado direto da divisão social pelo poder e riqueza.
Quando o funcionário público tem direito a sexta parte?
Qual é a importância do hip hop?
Quantas pessoas no Brasil tem o nome Emanuel?
Quantas frutas do diabo existe?
Quantos alunos o Brasil tem no ensino médio?
Quais os sinais de que um homem te ama?
Como definir metas de curto médio e longo prazo?
Como tomar creatina para hipertrofia?
Qual exame detecta taquicardia?
Como saber quais aplicativos são pagos no iPhone?
O que vem primeiro sérum ou hidratante?
O que é preciso para ser um instrutor de autoescola?
O que significa ter medo do escuro?