Nas formações com os prefixos hiper-, inter- e super- quando associados com outro termo que é iniciado por r: hiper-resistente, inter-racial, super-racional, etc. 7. Nas formações com os prefixos ex-, vice-: ex-diretor, ex-presidente, vice-governador, vice-prefeito. 8.
Portanto, eu escrevo: ex-vice-director, considerando como segundo elemento director para vice- e vice-director para ex-.
1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen, ou seja, diante de qualquer palavra.
De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.
17 curiosidades que você vai gostar
O que é e quando usar o hífen?unir palavras compostas;juntar pronomes oblíquos e algumas formas verbais representadas por mesóclise e ênclise;separar as sílabas de um dado vocábulo;ligar algumas palavras precedidas de prefixos.
a)os prefixos “ex-”, “sota-”, “soto-”, “vice-” e “vizo-”: Exemplos do Acordo Ortográfico: ex-almirante, ex-diretor, ex-hospedeira, ex-presidente, ex-primeiro-ministro, ex-rei, sota-piloto, soto-mestre, vice-presidente, vice-reitor, vice-rei.
Utiliza-se hífen para separar uma palavra composta sempre que a segunda for um substantivo e quando ambas formarem um único conceito ou significado.
Não se emprega mais o hífen em locuções substantivas, adjetivas, pronominais, verbais, adverbiais, prepositivas ou conjuntivas.
Pessoa que já foi presidente. Plural: ex-presidentes. Plural: ex-presidentes.
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
A forma correta de escrita dessa expressão é dia a dia, sem o hífen. Isso se deve ao atual Acordo Ortográfico, que entrou em vigor em 2009 e simplificou o uso da locução. Antes das novas regras, quando dia a dia tinha função de substantivo, escrevia-se com hífen.
O prefixo vice- tem origem latina e exprime as ideias de substituição, sucessão, alternativa, assim como indica alguém que está abaixo de outro. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é vice-prefeito, com hífen.
Resposta: A forma correta é anti-inflamatório. Nas palavras formadas com um elemento não autónomo terminado em vogal, este liga-se geralmente por hífen ao elemento seguinte, se começado pela mesma vogal.
Significado de Ex-marido
substantivo masculino Aquele que deixou de ser marido de alguém, que não está mais casado com essa pessoa; ex-cônjuge. [Gramática] Também usado na sua forma reduzida ex: fui casada, mas desde que me separei nunca mais estive com meu ex. Etimologia (origem da palavra ex-marido).
O novo acordo ortográfico decretou o fim do hífen com o elemento “não”, seja advérbio de negação ou fazendo papel de prefixo. Devemos escrever sem hífen: organização não governamental, tratado de não agressão, diante do não pagamento, o relatório apresentou muitas não conformidades...
A reforma ortográfica cassou o tracinho dos compostos por justaposição com um termo de ligação. São em geral três palavras que, soltas, nada têm a ver uma com as outras. Mas, juntas, formam um terceiro vocábulo. É o caso de pé de moleque.
p*** - Dicionário Online Priberam de Português.
Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autorretrato. Grafia anterior ao Acordo Ortográfico de 1990: auto-retrato. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: autorretrato.
O prefixo ex- tem origem latina e exprime as ideias de separação, afastamento. O substantivo que lhe segue indica aquilo que alguém foi mas já não é. Sempre deve ser seguido por hífen. Portanto, o correto é ex-prefeito, com hífen.
Pronome de tratamento para Prefeito
Exa. Abreviatura no plural: V. Ex.as ou V. Exas.
Excelência = Ex. ª, Exa. Excelentíssimo, Excelentíssima = Ex.mo, Exmo. Ex.ma, Exma.
As palavras compostas que possuem entre seus termos um elemento de ligação (representado por uma preposição, artigo ou pronome) já não mais requerem o emprego do hífen. Além da expressão em estudo (dia a dia), há ainda outras, como: pé de moleque, lua de mel, carne de sol, fim de semana, etc.
Porque não usar hífen? Nesta Nova Ortografia não se deve usar hífen em palavras compostas que possuem elementos de ligação (que pode ser artigo, preposição ou pronome). No caso de "dia a dia", há o elemento de ligação "a" entre "dia" e "dia". Logo, o correto é escrever "dia a dia".
156): “Por” emprega-se designando a unidade em combinações como: dar lição duas vezes por semana; caminhar tantas léguas por dia; pagar tanto por cabeça”. Compara ao dia com a expressão viciosa “morar à rua” em vez de morar na rua tal.
Pode comer comida do outro dia?
Como deve ser o atendimento ao paciente com intoxicação exógena?
Quando a bexiga natatória se enche de ar o peixe fica menos denso do que a água e sobe à superfície?
Onde lançar remuneração do capital social no imposto de renda?
Quais são as principais características do inconsciente?
Quais são os cinco sinais cardinais da inflamação?
É verdade que a tapioca vira açúcar no sangue?
Qual é a distância entre os pontos AEB?
Quais são as 6 dimensões do planejamento urbano?
Onde Obito escondeu o Rinnegan?
Precisa ficar em repouso a pessoa que fez uma biópsia?
Quais os tipos de histórias que existem?
Quais são os alimentos que prejudica a hemorróida?