Seções de um trabalho científico
TIPOS DE TRABALHOS CIENTÍFICOS
De maneira geral, em todos os trabalhos acadêmicos, o aluno deve escrever de maneira clara e precisa, sem deixar espaços para diferentes interpretações, para ambiguidades. O aluno deve buscar ser o mais claro possível em sua escrita e ir direto ao assunto, mantendo o foco da escrita e a linha de raciocínio do texto.
Conheça 6 tipos de trabalho acadêmico
De acordo com Lakatos e Marconi (1991, p. 236) “os trabalhos científicos, em geral, apresentam a mesma estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão.” entendido como vida por excelência: é a vida do cotidiano.”
De acordo com a ABNT (NBR 6022), o trabalho científico pode ser definido como a "publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento".
Cada tipo possui uma estrutura própria. Mas, de forma geral, os trabalhos acadêmicos devem conter os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais. Isso inclui: capa, sumário, introdução, desenvolvimento com referencial teórico, conclusão e referências bibliográficas.
Para criar textos de qualidade, que deem bons resultados, é preciso buscar informações sobre os nichos de mercado para o qual você escreve e tentar entender o máximo sobre eles, aprendendo, inclusive, as terminologias de cada segmento. Sempre que você for criar um conteúdo, é importante ouvir especialistas no tema.
Para que um texto tenha qualidade, é preciso respeitar alguns componentes linguísticos que são: concisão –falar de forma objetiva, desprezando-se o supérfluo; correção –a linguagem sempre deve estar de acordo com as normas gramaticais, em qualquer modalidade textual; clareza –confere ao leitor coerência, tornando o ...
Características do texto Académico-Científico Algumas noções breves Ana Leitão Mestre em Língua e Cultura Portuguesa Definição de palavras-chave
Frequentemente, a leitura de um texto científico requer algum conhecimento teórico sobre o tema que está sendo abordado no texto. Assim, um texto científico muitas vezes requer uma leitura prévia de outros textos com informação sobre o assunto em questão. Os textos científicos são específicos e têm como objetivo aprofundar algum tema.
Assim, a linguagem usada em um texto varia de acordo com o seu propósito ou os leitores para quem ele é escrito. Assim, um texto científico é construído com linguagem científica, própria de uma comunidade específica. A linguagem deve ser objetiva, não dando espaço para ambiguidade.
Um texto científico é uma produção textual, uma narrativa escrita que aborda algum conceito ou teoria, com base no conhecimento científico através da linguagem científica. Segundo a etimologia, a palavra texto tem origem no verbo em latim texere , que significa tecer.
Quais os crime imprescritível?
Qual a pena para furto de energia elétrica?
Quais são as 3 principais desvantagens do modal rodoviário?
Qual a diferença entre chefe e chef?
Como dividir um arquivo Word em dois?
Quando é necessário o Anel de Ferrara?
Estou com 22 semanas de gestação equivale a quantos meses?
Quanto tempo para se manifestar a doença do pombo?
O que é recurso ordinário no processo penal?
O que é o rito comum ordinário?
Quais são os elementos arquitetônicos que caracterizam o estilo gótico?
Como premiar um bom funcionário?
Quanto tempo faculdade de direito?
Com quantos anos pode usar lente?