CaracterísticasEra dos dinossauros.Clima quente e árido.Surgem répteis como tartarugas e répteis.Surgem os primeiros mamíferos.Aumenta a variedade de moluscos, mariscos e caracóis.Surgem os tubarões, peixes ósseos e crocodilos marinhos.Surgem insetos como moscas, borboletas e libélulas.
Esta Era se subdivide nos períodos Triássico (250 a 199 m.a.), Jurássico (199 a 154 m.a.) e Cretáceo (145 a 65 m.a.). O Mesozóico é especialmente conhecido pelo aparecimento, domínio e extinção dos dinossauros, é a “Era dos Dinossauros”. Quando esta Era começou, existia um único continente, o Pangeia.
CaracterísticasAparecimento do Homo Sapiens.É também conhecida como Era dos Mamíferos.É marcada por intensas mudanças climáticas.Expansão dos oceanos.Diversificação das formas de vida na flora e fauna.Aparecimento dos peixes com ossos.Estabilização das placas tectônicas.Clima tropical.
A Era Mesozoica é conhecida pela grande diversidade de répteis, mas também é a Era em que surgiram mamíferos e angiospermas. A Era Mesozoica iniciou-se há cerca de 250 milhões de anos e durou em torno de 185 milhões de anos. Ela pode ser dividida em três períodos: o Triássico, o Jurássico e o Cretáceo.
A Era Cenozoica teve como principal e mais marcante característica o desenvolvimento e surgimentos de novas espécies animais, o que só pôde ocorrer após o cataclismo – meteoro – que bateu na Terra já no final da Era anterior.
36 curiosidades que você vai gostar
A Era Cenozoica é conhecida pela grande expansão de mamíferos e angiospermas. A Era Cenozoica iniciou-se logo após a grande extinção que ocorreu no final da Era Mesozoica, há aproximadamente 65 milhões de anos. Ela abrange dois períodos: o período Terciário e o período Quartenário.
A Era Cenozóica se iniciou há 65 milhões de anos e se estende até os dias atuais.
A Era Mesozoica também é chamada de Idade dos Dinossauros e durou entre 248 milhões a 65 milhões de anos atrás. É dividida em três períodos: Triássico, Jurássico e Cretáceo. No evento “extinção Permo-Triássica” ocorreu a maior extinção na Terra, dizimando 95% de toda a vida marinha e 70% da vida útil no planeta.
Dominaram o planeta nos períodos Jurássico e Cretáceo e extinguiram-se no final deste último, há 65 milhões de anos, numa extinção em massa de espécies animais e vegetais que marca o fim da era Mesozoica e o início da era Cenozoica.
O Período Jurássico corresponde ao segundo período da Era Mesozoica (entre 205 a 142 milhões de anos atrás) sendo suas principais características o início da fragmentação da Pangeia e o surgimento dos dinossauros. Ademais, foi nesse período que surgem as reservas de petróleo, decorrente do acúmulo de sedimentos.
As características mais marcantes deste período foram as glaciações e o aparecimento do homem, há apenas 1,8 milhões de anos.
Biologicamente, o principal facto do Quaternário foi a evolução e dispersão da espécie humana. No início do Pleistocénico os primeiros hominídeos (Homo erectus) espalharam-se de África para a Ásia e Europa; mais tarde, durante a última glaciação, o homem moderno (Homo sapiens) chegou à Austrália e América.
O Terciário é o primeiro período da vida moderna, já que no início deste se deu a extinção dos dinossauros e de grande parte dos invertebrados marinhos. A fauna passou a ser dominada pelos mamíferos, que se diversificaram e aumentaram de tamanho, enquanto que a flora se tornou mais rica e variada.
Durante o Cretáceo, os dinossauros alcançam seu ápice na escala evolutiva (mais da metade das espécies conhecidas viveram neste período), mas ao fim do período ocorreu a extinção em massa desses grandes répteis e de diversas espécies de animais da Terra (cerca de 60% deles foram extintos).
Aproximadamente há 65 milhões de anos, os dinossauros foram extintos de nosso planeta. A teoria mais aceita para esse extermínio é a de que um asteroide com cerca de 10 km de diâmetro tenha caído sobre a superfície terrestre, provocando colapso e consequente extinção de todos os organismos vivos que aqui habitavam.
Principais animais da Terra por mais de 150 milhões de anos, os dinossauros eram répteis parecidos com lagartos. A palavra dinossauro provém de palavras gregas que significam “lagarto terrível”. Alguns dinossauros eram as criaturas maiores e mais apavorantes que já andaram pelo planeta. Dinossauro chocando seus ovos.
O Jurássico é conhecido por ser o “período dos dinossauros”, a idade de ouro dos grandes Saurópodes, Apatossauros, Doplodocus, e muitos outros que serviram de alimento para os grandes terópodes, como o Alossauro. Os dinossauros jurássicos eram mais complexos e evoluídos, superiores aos pequenos dinossauros triássicos.
O Mesozoico foi a era dos répteis, tendo estes dominado a Terra. Nesta era também apareceram os primeiros mamíferos semelhantes a pequenos musaranhos. O clima era quente e nos mares abundavam amonites, que se extinguiram no final do Mesozoico, juntamente com os grandes répteis e a maioria de outras espécies.
Após milhões de anos os primeiros seres marinhos evoluíram dando origem a outras formas de vida, como os primeiros invertebrados aquáticos (medusa, trilobitas, caracóis e estrela-do-mar), isso há aproximadamente 400 milhões de anos, além disso, as plantas tiveram sua dispersão nos ambientes.
A grande classe dos mamíferos surgiu no Triássico há pelo menos 220 milhões de anos, idade do fóssil mais antigo que se conhece. No fim do Cretáceo, a linhagem era bastante diversificada.
Também no Cretáceo surgiram os mamíferos placentários primitivos e as plantas com flores. O Cenozoico é a era geológica que iniciou há 65,5 milhões de anos e que se estende até os dias atuais. Antigamente, era dividida nos períodos Terciário e Quaternário.
A Era Paleozóica (do grego palaios = antigo, e zoe = vida) é a era geológica que compreende uma das grandes eras do Éon Fanerozóico, correspondente aos 542 a 251 milhões de anos atrás da Escala do Tempo Geológico, ou seja, praticamente a metade do Fanerozóico, equivalente a 300 milhões de anos.
Foi na era Cenozoica que surgiram os primeiros onívoros. Formaram também as cadeias de montanhas, e ocorreram as grandes glaciações, surgindo novas espécies de vida. Já no fundo dos oceanos, houve o aparecimento de dorsais (cadeias de montanhas que são formadas nas zonas aonde as placas dos continentes se separam).
Era Cenozoica
Vivemos hoje o período Quaternário, que é subdividido em duas épocas: Pleistoceno e Holoceno. A época atual é o Holoceno, iniciado há aproximadamente 11.700 anos.
Desde a origem da terra, idade estimada em cerca de 4,6 bilhões de anos, a mesma do sistema solar, calculada a partir do estudo de meteoritos, passaram-se quatro Eras. Da mais antiga a mais recente são: Pré-cambriana, Paleozóica, Mesozóica e a Cenozóica.
Como fazer ácido sulfúrico 0 1N?
Como transformar álcool 96% em 70%?
Qual a linha que nos sugere movimento?
Qual a definição de Bem-estar animal?
Como montar um plano de aula de leitura?
Como preparar tampão fosfato de potássio?
Como se joga o basquete de rua?
Como que o movimento pode ser classificado?
Como preparar uma mesa de frutas simples?
O que é o capital intelectual?
Quais são as características do Estado-nação?
Como é classificado o verbo dançar?
Como pode ser definido um Eneagrama?
Como pode ser definido informação?
Qual o gênero musical é utilizado na dança soltinho?
Quais as desvantagens da departamentalização?
Qual é o tipo de tecido que reveste a bexiga?
Porque o futsal é classificado como esporte?
Qual expressão de tratamento é utilizada hoje em dia no lugar de vossemecê?