Fonte: Sendo assim, os planos de delimitação se diferem dos de secção pois um delimita as estruturas corporais externamente e o outro faz “cortes” para delimitação de estruturas internas, podendo existir a comparação entre duas estruturas.
Plano anatómicoO plano sagital é um plano paralelo à linha sagital. Divide o corpo nas porções esquerda e direita.O plano frontal ou coronal divide o corpo nas porções anterior (frente) e posterior (costas).O plano transversal divide o corpo nas porções cranial (superior) e caudal (inferior)
PLANOS DE DELIMITAÇÃO DO CORPO HUMANO Os planos de delimitação são planos tangentes à superfície do corpo humano, que com suas intersecções determinam a formação de um paralelepípedo.
- Plano superior (cranial): seria a parede por cima da cabeça. - Plano inferior (podálico): é o que se situa por baixo dos pés. - Plano anterior (ventral): que passa pela frente do corpo. - Plano posterior (dorsal): é o que formaria o fundo do caixão, ou seja, atrás das costas.
Na anatomia temos quatro planos anatômicos: mediano, sagital, frontal e transverso.
43 curiosidades que você vai gostar
Os planos e eixos são linhas imaginárias que “cortam” o corpo. Neste caso, os planos irão dividir o nosso corpo em partes iguais como: superior e inferior, esquerda e direita e frente e trás.
Planos de delimitação
O primeiro plano rente ao dorso é chamado de plano dorsal; o que passa tangente ao ventre é chamado de plano ventral; o plano que rente a cabeça é o cranial; o que passa na cauda do animal é o plano caudal; o plano rente ao lado esquerdo, é o lateral esquerdo e o do lado direto é lateral direito.
Toda secção do corpo feita por planos paralelos ao mediano é uma secção sagital (corte sagital) e os planos de secção são também chamados sagitais. Plano sagital mediano, que divide o corpo em duas metades idênticas.
Secções transversais são cortes bidimensionais e axiais das estruturas anatômicas do corpo vistas em planos transversais. Elas são obtidas por cortes imaginários, perpendiculares ao eixo principal dos órgãos, vasos, nervos, ossos, tecidos moles ou até mesmo de todo o corpo humano.
A antimeria é o princípio pelo qual o corpo é construído pela reunião de duas metades iguais e simétricas separadas pelo plano sagital mediano. Cada uma destas metades é chamada de antímero direito e esquerdo.
Classicamente o corpo humano é dividido em cabeça, tronco e membros. A cabeça se divide em face e crânio. O tronco em pescoço, tórax e abdome. Os membros em superiores e inferiores.
O modelo da secção transversal do abdômen mostra o fígado, o rim, o baço e outras estruturas abdominais todos seccionados horizontalmente. O Sistema Urinário é formado por 2 Rins, 2 Ureteres, 1 Bexiga e 1 Uretra, incumbidos de elaborar e armazenar a urina.
O coração humano apresenta quatro partes ou cavidades: na parte superior estão as aurículas, divididas entre a direita e a esquerda, na parte inferior estão os ventrículos, também direito e esquerdo. Na metade direita do coração só circula sangue venoso, na esquerda sangue arterial.
O CORPO HUMANO
O nosso corpo é dividido por três partes: cabeça, tronco e membros; Cabeça - é formada pelo crânio e pela face. Na face estão os olhos, nariz, boca e ouvidos.
Normal, para o anatomista, é o estatisticamente mais comum, ou seja, o que é encontrado na maioria dos casos. Variação anatômica é qualquer fuga do padrão sem prejuízo da função.
O plano mediano, o sagital, coronal ou frontal e transversal.
- Cabeça – crânio e face. - Pescoço. - Tronco – tórax, abdômen e pelve. ... - Membros – pélvico e torácico (apresentam uma parte fixa, chamada raiz do membro – cintura escapular, cintura pélvica, e uma parte livre – braço, antebraço e mão).
Mediano (médio sagital) - plano vertical que passa pelo centro do corpo (linha média), dividindo-o longitudinalmente nas metades direita e esquerda.
Os eixos são linhas imaginarias que facilitam que nós nos localizamos com mais facilidade. São eles: Eixo Antero posterior ou sagital, ele liga a posição anterior e posterior, ou se preferir, ventral a dorsal.
Existem três planos de movimento, sendo eles dois verticais e um horizontal, são eles: Frontal, Sagital e Transverso.
Eixos imagináriosEixo vertical ou longitudinal. une a cabeça aos pés, classificado como heteropolar.Eixo de profundidade ou ântero-posterior. une o ventre ao dorso, classificado como heteropolar.Eixo de largura ou transversal. une o lado direito ao lado esquerdo, classificado como homopolar.
Essas divisões podem ser definidas por ossos (caixa craniana), músculos e membranas (cavidade abdominal), ossos e músculos (caixa torácica).
A cavidade torácica contém: o coração, os pulmões, a traquéia, os grandes vasos e o esôfago. A cavidade abdominopélvica é separada da cavidade torácica por um músculo chamado de "diafragma". Na cavidade abdominopélvica encontramos: o estômago, o fígado, o baço, o pâncreas, os rins e os intestinos.
Os espaços dentro do corpo que contêm os órgãos internos são chamados de cavidades do corpo. As cavidades ajudam a proteger, isolar e sustentar os órgãos internos. A Figura 1 mostra as duas principais cavidades do corpo: dorsal e ventral.
Divisões e marcos.Quadrante Superior Direito (QSD)Quadrante Inferior Direito (QID)Quadrante Superior Esquerdo (QSE)Quadrante Inferior Esquerdo (QIE)
Quem financia a agricultura no Brasil?
Como funciona o concurso da ESA?
Quanto custa para fazer um curso de comissária de bordo?
Quanto tempo dura o curso de cuidador de idosos?
Por que há diferentes tipos de clima na Terra?
Pode dormir com corretor de postura?
Como deve ser o convite dos padrinhos?
Como lavar os pincéis de maquiagem da Mary Kay?
Como se tornar independente com 16 anos?
Como você vê a saúde no Brasil?
O que é manchete de uma notícia?
O que é CIPA e como funciona o processo eleitoral da CIPA?
Como faço para entrar para o Exército?
Quantos dias antes da menstruação pode ser feito o teste do cotonete?
Quem escolhe o regime de bens?