Ressaltando que são as 7 primeiras costelas; Falsas: 3 pares, elas se articulam indiretamente com o esterno; Flutuantes: 2 pares, são os dois últimos pares de costelas. Recebem esse nome porque não se articulam com o esterno, estão fixadas somente às vértebras.
As costelas são ossos alongados, comparáveis a arcos, que se estendem da coluna vertebral até o esterno, ao qual se unem através das cartilagens costais. No ser humano, há doze de cada lado (sendo que o número é variável com a espécie animal).
Situados entre cada duas costelas adjacentes estão espaços anatômicos chamados de espaços intercostais. Há onze no total, cada um contendo três músculos intercostais (externo, interno e íntimo) além do feixe intercostal neurovascular. Este consiste na veia intercostal, artéria intercostal e nervo intercostal.
12 pares
O esqueleto do tórax é constituído por: 12 pares de costelas, com suas cartilagens costais. 12 vértebras torácicas e o osso esterno.
Os ossos podem ser classificados, de acordo com seu formato, em longos, curtos, laminares, irregulares e sesamoides.
Caixa torácica ou cavidade torácica é o espaço totalmente compreendido pela curvatura das costelas, entre o osso externo e a coluna vertebral. No seu interior encontram-se os pulmões e o coração, e é onde ocorre a chamada pequena circulação.
As costelas são estruturas responsáveis pela proteção e estruturação da região torácica. São ossos em forma de semiarco que fazem conexão com um osso central denominado esterno, formando assim uma grande caixa para a proteção de órgãos como os pulmões e rins. Consiste em um arcabouço formado por 12 pares de ossos.
Os doze pares de costelas articulam-se diretamente às vértebras torácicas, estando em contato com o corpo vertebral e o processo transverso de cada uma das 12 vértebras. As costelas possuem algumas particularidades estruturais que as tornam diferenciadas das demais estruturas.
As costelas encontram-se fixadas junto às doze vértebras torácicas, protegendo assim órgãos importantes para o funcionamento do organismo. Cada uma das costelas articula-se diretamente à vértebra correspondente, ou seja: o primeiro par articula-se à vértebra T1, o segundo par articula-se à T2, e assim sucessivamente.
Costelas flutuantes: divididas em dois pares, são costelas falsas que não se articulam com o esterno e permanecem livres, servindo como origem e inserção de estruturas musculares e protegem órgãos como rins e parte do fígado. Articulam-se apenas às vértebras T11 e T12. Nomes dos principais ossos da caixa torácica.
Como deve ser classificada a partícula se da oração?
Quanto tempo demora para engravidar depois da ejaculaçao?
O que significa sonhar com muita roupa lavada?
Qual é o primeiro país a entrar no Ano Novo?
Como os indígenas usavam a erva mate?
Quais são as desvantagens das multinacionais?
O que é ponto de fusão Brainly?
Qual o valor do óleo diesel hoje?
Quais os pontos mais importantes do controle financeiro?
Quantos ingredientes tem um perfume?
Quais produtos a Natura vende?
Para que serve o medicamento cloridrato de piridoxina?
O que é democracia representativa e democracia direta?
Qual os benefício do macarrão?
Quais óleos essenciais são repelentes?