Quais os limites do pacto antenupcial?

Pergunta de Martim Amaral em 30-05-2022
(37 votos)

Assim, o pacto antenupcial, sendo considerado um negócio jurídico, deve observar as balizas impostas pelo artigo 104 do Código Civil, ou seja, os sujeitos devem ser capazes e legítimos para praticarem o ato, o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável e a forma deve ser adequada.

O que pode ser disposto no pacto antenupcial?

O que pode ser disposto no pacto antenupcial? Para além das disposições patrimoniais, o pacto antenupcial poderá prever questões de cunho interpessoal ou até mesmo sobre a responsabilidade paterno-filial. Indenizações em decorrência de infidelidade passaram a ser tema da moda, sendo prevenidos em pactos antenupciais.


Quando o pacto antenupcial é válido?

Antes do casamento, o pacto antenupcial existe, é válido, porém ineficaz, não produzindo qualquer efeito, por possuir nítido caráter acessório ao casamento. É pelo mesmo motivo que se o casamento for nulo, o pacto antenupcial também o será.

Quais são as regras do pacto antenupcial?

PACTO ANTENUPCIAL. Pacto nupcial é o contrato feito entre os noivos com o propósito de estabelecer o regime de bens que vigorará após o casamento entre ambos. É nulo o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e ineficaz se não lhe seguir o casamento. É nula a cláusula que contravenha disposição da lei.

Qual valor do pacto antenupcial?

Preço: Quanto custa uma escritura de pacto antenupcial? O valor da escritura é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 520,73.

Regime de Bens - Pacto Antenupcial


28 curiosidades que você vai gostar

É necessário registrar pacto antenupcial?

02 – Em quais casos será necessária a lavratura e registro do pacto antenupcial? Para casamentos celebrados, neste regime, até 26/12/1977, é necessária a lavratura e o registro do pacto. A partir de 27/12/1977, este regime passa ser o regime legal de bens, ficando, assim, dispensada a lavratura e registro do pacto.

Porque registrar o pacto antenupcial no registro de imóveis?

A averbação do pacto antenupcial também deverá acontecer no Ofício de Registro de Imóveis de cada um dos bens já existentes, garantindo assim, a oponibilidade das disposições pactuada entre o casal perante terceiros.

O que diz a Súmula 377 do STF?

Assim decorre da Súmula nº 377 do Supremo Tribunal Federal, que tem o seguinte teor: No regime da separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento .

Quais os requisitos necessários para se firmar pacto antenupcial?

Conforme exigência do art. 1640, §2º, do Código Civil, o pacto antenupcial deve ser feito por escritura pública, lavrada em Cartório de Notas, e como contrato que é deve contar coma manifestação de vontade livre de ambos os nubentes, pessoalmente ou por procurador.



Outras questões

Quantas placas para gerar 600 kWh?

Como calcular o volume de água de um copo?

Para que serve a pomada de ácido fusídico?

Qual a cor da rosa que simboliza amizade?

Quais são os poderes do mangekyou Sharingan?

O que significa 5w4?

Qual a finalidade do poema A bailarina?

Quais são os principais rios da região Norte?

Quantas sessões de ILIB?

Porque tomar sulfato ferroso com suco de laranja?

Quem que matou Madara?

Quando um movimento artístico pode ser considerado uma vanguarda?

Qual hormônio é responsável pelo crescimento da mama?

Qual a tolerância para licenciamento?

Qual a vida útil do papel?

O que significa os termos Permiano?

Como usar o sulfato de minoxidil?

Por que Rubem Simeão e Levi perderam a benção da primogenitura?

Quais são os principais instrumentos musicais?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com