Quais os limites do pacto antenupcial?

Pergunta de Martim Amaral em 30-05-2022
(37 votos)

Assim, o pacto antenupcial, sendo considerado um negócio jurídico, deve observar as balizas impostas pelo artigo 104 do Código Civil, ou seja, os sujeitos devem ser capazes e legítimos para praticarem o ato, o objeto deve ser lícito, possível, determinado ou determinável e a forma deve ser adequada.

O que pode ser disposto no pacto antenupcial?

O que pode ser disposto no pacto antenupcial? Para além das disposições patrimoniais, o pacto antenupcial poderá prever questões de cunho interpessoal ou até mesmo sobre a responsabilidade paterno-filial. Indenizações em decorrência de infidelidade passaram a ser tema da moda, sendo prevenidos em pactos antenupciais.


Quando o pacto antenupcial é válido?

Antes do casamento, o pacto antenupcial existe, é válido, porém ineficaz, não produzindo qualquer efeito, por possuir nítido caráter acessório ao casamento. É pelo mesmo motivo que se o casamento for nulo, o pacto antenupcial também o será.

Quais são as regras do pacto antenupcial?

PACTO ANTENUPCIAL. Pacto nupcial é o contrato feito entre os noivos com o propósito de estabelecer o regime de bens que vigorará após o casamento entre ambos. É nulo o pacto antenupcial se não for feito por escritura pública, e ineficaz se não lhe seguir o casamento. É nula a cláusula que contravenha disposição da lei.

Qual valor do pacto antenupcial?

Preço: Quanto custa uma escritura de pacto antenupcial? O valor da escritura é tabelado por lei em todos os cartórios do Estado: R$ 520,73.

Regime de Bens - Pacto Antenupcial


28 curiosidades que você vai gostar

É necessário registrar pacto antenupcial?

02 – Em quais casos será necessária a lavratura e registro do pacto antenupcial? Para casamentos celebrados, neste regime, até 26/12/1977, é necessária a lavratura e o registro do pacto. A partir de 27/12/1977, este regime passa ser o regime legal de bens, ficando, assim, dispensada a lavratura e registro do pacto.

Porque registrar o pacto antenupcial no registro de imóveis?

A averbação do pacto antenupcial também deverá acontecer no Ofício de Registro de Imóveis de cada um dos bens já existentes, garantindo assim, a oponibilidade das disposições pactuada entre o casal perante terceiros.

O que diz a Súmula 377 do STF?

Assim decorre da Súmula nº 377 do Supremo Tribunal Federal, que tem o seguinte teor: No regime da separação legal de bens, comunicam-se os adquiridos na constância do casamento .

Quais os requisitos necessários para se firmar pacto antenupcial?

Conforme exigência do art. 1640, §2º, do Código Civil, o pacto antenupcial deve ser feito por escritura pública, lavrada em Cartório de Notas, e como contrato que é deve contar coma manifestação de vontade livre de ambos os nubentes, pessoalmente ou por procurador.



Outras questões

O que fazer para melhorar o desempenho do PC para jogos?

O que perguntar em uma pesquisa de satisfação do cliente?

O que é o processo de hidrólise?

Como fazer sua árvore genealógica?

O que faz a embreagem de um carro?

Como melhorar Kipping?

Qual a melhor cor para pintar porta?

Como monitorar o sono no Galaxy Watch?

Como melhorar o ensino de Geografia?

Pode pintar por cima da laca?

Como construir a estrutura de uma casa?

Como saber a taxa de atualização da tela?

Como pintar muro pela primeira vez?

Como preparar um cardápio semanal saudável?

Como customizar um telefone antigo?

Como aumentar a percepção de risco?

Como montar Quebra-cabeça Madeira?

O que é necessário para pintar um portão de ferro?

Como deixar o Pokémon mais forte no Pokémon GO?

Qual o ferro para laje?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com