Último período da era paleozoica, o Permiano sucedeu o Período Carbonífero e compreende os anos entre 290 milhões a 248 milhões de anos atrás. É subdividido nas épocas Cisuraliana (mais antiga), Guadalupiana e Lopingiana (mais recente). Foi neste período que o supercontinente Pangeia se formou.
Principais características e acontecimentos do Permiano:
- Aumento das áreas dominadas pelas florestas de gimnospermas. - Presença de anfíbios de grande porte em águas doces (rios e lagos). - Presença de escorpiões marinhos nas águas dos oceanos, assim como tubarões primitivos e cefalópodes gigantes.
Triássico (ou Triásico) é um período geológico que se estende desde cerca de há 252 até há 201 milhões de anos. ... O Triássico começou com a extinção do Permiano-Triássico, que deixou a biosfera da Terra pobre; levaria muito tempo para a vida recuperar sua diversidade anterior (cerca de 10 milhões de anos).
O período Permiano (e a era Paleozoica) terminou com a maior extinção em massa na história do planeta Terra, em que cerca de 90% das espécies marinhas e 70% das espécies terrestres desapareceram. No Brasil, a formação Irati pertence a este período.
Havia muitas espécies de foraminíferos, braquiópodes, moluscos do tipo amonita e insetos. As plantas sofreram uma adaptação drástica, já que antes (Período Carbonífero) as terras emersas eram úmidas e pantanosas, e no Permiano são secas e continentais.
32 curiosidades que você vai gostar
As evidências indicam que a extinção ocorreu em três fases distintas, sendo a primeira ocasionada por prováveis mudanças climáticas graduais, tais como: mudança do nível do mar, eventos anóxicos e aumento de períodos de seca.
Mas, sim, um que ocorreu há cerca de 250 milhões de anos e ficou conhecido como “A Extinção do Permiano-Triássico” ou “A Grande Agonia”. Esse episódio, que teve início com a erupção de um vulcão onde hoje fica a Sibéria, resultou na morte de quase 90% de todas as formas de vida que existiam até então.
As 5 maiores extinções em massaExtinção do Ordoviciano-Siluriano. Fonte: Livro A Sea without Fish - Indiana University Press. ... Extinção do Devoniano. Fonte: Karen Carr - The Field Museum. ... Extinção do Permiano-Triássico. Fonte: Ntvtiko / Deviant Art. ... Extinção do Triássico-Jurássico. ... Extinção do Cretáceo-Paleogeno.
A extinção pode ocorrer por vários motivos, dentre eles, destacam-se a destruição do habitat, competição, doenças, caça e matanças deliberadas, mudanças ambientais drásticas e catástrofes ambientais.
Maiores extinções em massa
A partir do Ordoviciano, os eventos de extinção foram no Ordoviciano superior, no Devoniano superior, no fim do Permiano, no Triássico superior e no fim do Cretáceo. Às vezes, são chamados de “os cinco grandes”.
O período Triássico (“tri” = três) é o período de tempo correspondente a 250 a 199 milhões de anos atrás, sendo o primeiro período da Era Mesozóica. Foi nomeado assim para definir o conjunto de três camadas vermelhas e sequenciais de rochas distintas encontradas em toda Alemanha, onde foram nomeados.
É no período Triássico que surgem os primeiros dinossauros ao lado de répteis voadores, denominados pterossauros. Nesse período, a vida terrestre passa por intensa diversificação tanto na fauna, como na flora e começa o fenômeno da divisão do supercontinente Pangeia.
No final do período Triássico, há cerca de 205 milhões de anos, surgiram dinossauros mais evoluídos do que o Herrerasaurus; um deles foi oCoelophysis, um dos primeiros dinossauros que caçavam em grupos.
Período Permiano
Nesse período, o planeta passa por um período de grande aquecimento global, o que levou a maior extinção em massa registrada na história do planeta, conhecida como “extinção do Permo-Triássico”, marcando o final da Era Paleozóica.
Esse período é marcado pelo surgimento de animais com exoesqueleto (esqueleto externo) e micro-organismos filamentosos. Existência de mares rasos e de um mega continente são as principais características do período.
Entre as principais características desse período está o surgimento de raias, tubarões modernos e répteis marinhos.
1ª explicação – Aquecimento, seguido de rápida glaciação, associado a uma diminuição do oxigênio nos oceanos. 2ª explicação – Há evidências de um grande impacto de asteróide no período. 1ª explicação – Um derramamento de lava onde hoje é a Sibéria causou a maior de todas as extinções.
Dentre as teorias que não apontam um fenômeno natural como causa da extinção K-Pg, a mais aceita é a de que pequenos mamíferos onívoros teriam surgido no fim do período Cretáceo e se proliferado rapidamente, como uma praga de gafanhotos.
Alguns fatores como queimadas, pesca predatória, caça, tráfico de animais silvestres, desmatamento, construção de hidrelétricas são fundamentais para alterações nas condições de vida ou do habitat desses animais, o que pode causar a morte e consequente extinção de diversas espécies.
O fato aconteceu ao final do período geológico conhecido como Permiano, e é considerado a maior extinção em massa da história de nosso planeta! A queda de um asteróide afetou o clima da Terra há 250 milhões de anos e provocou a extinção de muitas espécies de animais existentes na época.
A mais famosa das extinções em massa é a mais recente: a do fim do período Cretáceo (5 da fig. 1), quando os dinossauros se extinguiram (com exceção, tal como muitos cientistas sugerem, alguns dinossauros que evoluíram em pássaros). A extinção do Cretáceo, mais do que qualquer outra, tem gerado uma grande controvérsia.
Respectivamente espécies de vertebrados que foram extintos antes ou depois da grande extinção permiana: Platyoposaurus, Diplocaulus, Edaphosaurus e Dimetrodon. ... A extinção no final do período geológico PERMIANO, é considerada como a maior catástrofe da história.
1ª Extinção (Cambriano)
# Motivo – possivelmente, uma diminuição brusca da temperatura do planeta (resultando num caso de glaciação e diminuição de oxigénio). # Grupos extintos: Espécies dos Filos Echinodermata e Brachiopoda. Extinção dos conodontes (cordados primitivos).
As 5 grandes extinções em massa do passado
A primeira grande extinção, ocorrida no Período Ordoviciano, por volta de 443 milhões de anos, extinguiu entre 60% e 70% das espécies do planeta, devido à ocorrência de um período glacial.
Isso porque eles conseguiram voar e encontrar alimento em lugares distantes, protegendo-se do frio e se alimentando de sementes enterradas perto das plantas mortas.
Como pagar uma dívida muito grande?
Quanto custa um projeto de iluminação residencial?
Como pagar execução de título extrajudicial?
Como faço para não pagar pedágio?
Qual a medida de uma cozinha com ilha?
Como parabenizar um evangélico?
Quais são os melhores inversores para energia solar?
Como pagar IPVA pelo Internet Banking Bradesco?
Como se explica o interesse surrealista pelo sonho?
Como parabenizar Um autor de um livro?
Quais os cuidados com RN que precisa de fototerapia?
O que desejar para um escorpiano?
O que fazer para o preenchimento durar mais?
Quais são as palavras que machucam?