O Terceiro Estado constituía a maioria da população (+/- 98%) havendo assim cortesãos, burgueses e camponeses. A função do Terceiro Estado era sustentar a sociedade e o Estado. Pagavam, ao contrário do Clero e da Nobreza, impostos ao Estado e também direitos senhoriais.
Terceiro Estado – Pessoas que não faziam parte do clero ou da nobreza. Formado por cidadãos comuns. Correspondiam a mais de 95% da população da França e sustentavam a sociedade. Cortesãos, Burgueses, camponeses, criados, comerciantes e demais profissionais formavam o terceiro estado.
Para conter o início de uma possível revolução, o rei resolveu convocar os três estados para uma assembleia. O Terceiro Estado queria que as votações fossem realizadas individualmente, pois só assim eles conseguiriam ter as suas normas aceitas, já que possuíam o maior número de pessoas em sua classe.
Esse movimento criticava e questionava o regime absolutista. Eram os iluministas, que achavam que a única maneira possível de a França se adiantar em relação à Inglaterra era passar o poder político para as mãos da nova classe, isto é, a burguesia (comerciantes, industriais, banqueiros).
A política do Antigo Regime se caracterizava pelo Absolutismo. Este consistia na concentração da autoridade política sobre o rei com o apoio da teoria do direito divino, desenvolvida pelo filósofo Jean Bodin. Existia uma assembleia que reunia os três estados, mas esta só podia ser convocada quando o rei decidisse.
36 curiosidades que você vai gostar
12. (Fgv 2014) São características das chamadas sociedades do Antigo Regime: a) igualdade jurídica, valorização do trabalho manual e predomínio dos valores burgueses.
O antigo Regime apoiava-se na sociedade estamental, no absolutismo monárquico e na economia mercantilista.
Essa forma era a garantia de que Primeiro e Segundo Estado não teriam seus privilégios prejudicados, pois sempre se uniam para votar contra o Terceiro Estado. A proposta do Terceiro Estado, então, foi sugerir votação individual, ou seja, por representante de cada estado.
A causa mais forte da revolução foi a econômica, já que as causas sociais, como de costume, não conseguem ser ouvidas por si sós.
Entretanto, os representantes logo entraram em conflito. Enquanto o primeiro e o segundo estados defendiam o voto por ordem social (ou seja, um voto por estado), o terceiro estado reivindicava o voto por cabeça, pois, da outra forma, estaria sempre em desvantagem.
O terceiro estado arcava com o peso de impostos e contribuições para o rei, o clero e a nobreza. ... A principal reivindicação do terceiro estado era a abolição dos privilégios e a instauração da igualdade civil. No plano político, a revolução francesa resultou do absolutismo monárquico e suas injustiças.
"O que é o Terceiro Estado? Tudo. O que tem sido até agora na ordem política? Nada.
A Bastilha era uma grande prisão considerada símbolo do Antigo Regime, e sua tomada pela população de Paris espalhou a revolução por toda a França. ... A tomada da Bastilha foi consequência da grave crise que a sociedade francesa enfrentava no final do século XVIII.
06 A O terceiro estado arcava com o peso de impostos e con- tribuições para o rei, o clero e a nobreza. Os privilegiados, isto é, primeiro e segundo estados, tinham isenção tributá- ria. A principal reivindicação do terceiro estado era a aboli- ção dos privilégios e a instauração da igualdade civil.
* 3° estado – burguesia: alta burguesia, média burguesia, baixa burguesia (artesãos, aprendizes, proletários, servos e camponeses semi ou livres).
O Terceiro Estado era composto pela burguesia que estava nascendo na França naquele período, pelos trabalhadores das cidades e pelos camponeses, sendo que esses últimos correspondiam a quase 80% do total da população francesa.
Os camponeses viviam na pobreza ao passo que a aristocracia francesa vivia uma vida de luxo. Para os burgueses, os privilégios da aristocracia do país eram um entrave para o desenvolvimento de seus negócios. A desigualdade social é a primeira causa da revolução.
Causas da Revolução Francesa
A Revolução Francesa foi resultado da crise econômica, política e social que a França viveu no final do século XVIII. Essa crise na França foi consequência direta de uma sociedade marcada pela desigualdade típica do Antigo Regime, nome pelo qual ficou conhecido o absolutismo na França.
Em outubro de 1789, a França foi cenário de mais um acontecimento importante da Revolução Francesa. ... Assim, podemos concluir que a resposta para o questionamento que abriu este artigo é que o principal motivo da Revolução Francesa foi a desigualdade social e a insatisfação da população em relação às injustiças.
Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado.
A Assembleia dos Estados Gerais (em francês, États Généraux) foi uma assembleia representativa e consultiva do Antigo Regime francês. Era composta por representantes de cada um dos Três Estados e configurava-se como o único órgão francês que representava o corpo da nação.
Os três principais pilares do desenvolvimento sustentável são o social, econômico e ambiental. Para se desenvolver de forma sustentável, uma empresa deve atuar de forma que esses três pilares coexistam e interajam entre si de forma harmoniosa.
O Absolutismo é o sistema político no qual o poder se encontra nas mãos do Rei. Denominado "Antigo Regime". ... O Rei representava os interesses da nação, o ideal nacional, o rei concentrava todos o poderes, instituindo leis, exercia a justiça, controlava o pode militar, nomeava ministros e criava impostos .
O período de domínio do absolutismo monárquico, da sociedade estamental e da economia mercantilista foi chamado pelos historiadores de Antigo Regime, e vigorou na Europa entre os séculos XVI e XVIII. O rei absolutista concentrava todos os poderes: legislar, executar, julgar e comandar o exército.
O absolutismo é um sistema político que predominou na Europa do século XVI ao século XVIII, e que consistiu em um governo no qual o poder absoluto estava concentrado nas mãos do rei ou da rainha. Havia uma espécie de relação de fidelidade dos súditos em relação aos monarcas.
Qual é o significado da bandeira do Brasil?
Qual a diferença de ser egoísta e individualista?
Qual é a velocidade máxima de um soco?
Quantas bananas por dia para quem malha?
Qual o vidro ideal para portas?
O que é hematócrito e qual a porcentagem considerada normal?
O que acontece quando se aquece um ímã?
O que ler na Bíblia para uma pessoa doente?
Qual é o público alvo da Nike?
O que é dolo genérico é específico?
Sou Simples Nacional pode ser MEI?
Quantas horas trabalha na CENTAURO?
É difícil tirar 1.000 no Enem?
Qual console mais vendido nos EUA?
Qual é a finalidade do código de conduta feito para os escoteiros?