O mercúrio é um dos metais mais tóxicos da crosta terrestre, ocasionando em poluição ao meio ambiente afetando diretamente água, ar e solo implicando diretamente na saúde humana que ao ingerir ou inspirar o metal pode desenvolver toxidade nos rins, sistema nervoso e sistema cardiovascular.
A poluição provocada pelo mercúrio é um problema mundial relacionado às atividades de garimpo, com profundos impactos na saúde humana e no meio ambiente. Recentes avanços têm demonstrado uma relação causal entre a exposição ao mercúrio e diversas patologias humanas.
Vias de exposição: a principal via de exposição é ocupacional – é quando os trabalhadores entram em contato com o mercúrio inorgânico por meio da inalação e do contato dérmico. Outra via de exposição a ser considerada é a ingestão de produtos farmacêuticos e o consumo de alimentos contaminados.
Os efeitos do mercúrio no organismo manifestam-se sob a forma de quadro agudo, quando inalado em grande quantidade, no qual podem ocorrer lesões pulmonares, renais, do sistema nervoso central, podendo ocasionar a morte.
Desvio dos rios, desmonte hidráulico (no caso de garimpagem mecânica), aterramento de rios e contaminação do solo, ar e águas através de metais pesados, principalmente o mercúrio.
O mercúrio traz danos ambientais irreversíveis ao solo, à água e à ictiofauna dos rios, além de graves efeitos à saúde humana, como má formação fetal, danos cerebrais, problemas neurológicos e até a morte. O efeito é cumulativo por períodos de 30 a 40 anos, com sinais que podem levar de 10 a 20 anos para aparecer.
Na Amazônia, a garimpagem causa problemas ambientais e sociais severos. A morfologia dos rios pode ser gravemente alterada pela escavação de trincheiras e labirintos. Os sítios abandonados assemelham-se a paisagens lunares. A atividade também provoca poluição por mercúrio.
Principais impactos ambientais gerados pela mineração
Os sais inorgânicos de mercúrio são cáusticos, e uma ingestão aguda produz uma grave gastrenterite hemorrágica com dor abdominal, muitas vezes associada a sabor metálico. Os pacientes podem apresentar sensação de queimação na boca, lesões dentárias e salivação excessiva.
Ao falar sobre o mercúrio, pensamos em um material altamente perigoso para saúde humana e que causa muitos impactos ambientais. No entanto, no nosso cotidiano, podemos encontrar o mercúrio em diversos lugares. Dentre eles estão a lâmpadas fluorescente, os termômetros, as obturações de dentes e até espelhos.
Consequentemente o mercúrio pode estar presente, em algum grau, nas plantas, animais e tecidos humanos. Quando as concentrações do mercúrio excedem os valores normalmente presentes na natureza, entretanto, surge o risco de contaminação do meio ambiente e dos seres vivos, inclusive o homem.
Em altos teores, o mercúrio pode prejudicar o cérebro, o fígado, o desenvolvimento de fetos, e causar vários distúrbios neuropsiquiátricos. O sistema nervoso humano é também muito sensível a todas as formas de mercúrio. Respirar vapores desse metal ou ingeri-lo são muito prejudiciais porque atingem diretamente o cérebro, ...
No entanto, no nosso cotidiano, podemos encontrar o mercúrio em diversos lugares. Dentre eles estão a lâmpadas fluorescente, os termômetros, as obturações de dentes e até espelhos. Esse material que está presente no nosso dia a dia também é utilizado na mineração.
Quem tem direito à educação assegurado?
O que acontece com a sombra ao longo do dia?
O que passar na parede externa?
Qual é o regime de bens supletivo?
Quais os requisitos de validade do acordo extrajudicial?
Quais os benefícios de trabalhar no SICOOB?
Qual o jogo que mais exige do PC?
Como posso fazer para aumentar a memória do meu celular?
Qual a melhor praia de Ubatuba para família?
O que fazer para ser uma boa cozinheira?
O que é uma mistura Azeotropica?
Quais casos o psicólogo não pode atender online?