Com o corpo, a gente pode produzir diversos tipos de sons (voluntários, involuntários, intensos, sutis, graves, médios, agudos, etc) e, se listarmos os diferentes timbres que fazem parte do nosso dia-dia, além da voz usada na fala, podemos lembrar também de outros: ronco, palma, assobio, estalo de dedo, respiração, ...
Chegando à boca, o som é articulado graças à acção da língua, dos lábios, dos dentes, do véu palatino e do assoalho da boca. ... Pode ser dividida em géneros e subgéneros, que variam essencialmente no tipo de sons utilizados, de acordo com os instrumentos recorridos, e no ritmo que os sons adquirem.
São exemplos de sons involuntários produzidos pelo corpo o batimento do coração e o soluço.
Esta oficina pretende trabalhar ritmos brasileiros por meio de três técnicas de Percussão Corporal, "Barbatuques" técnica do grupo brasileiro com o mesmo nome, “Gum boots” técnica africana e “Hambone” técnica americana, além de jogos de composição e improvisação.
Assobiar, estalar os dedos, sapatear, bater palmas, peito e coxas é uma forma de desenvolver uma sinfonia rítmica em movimento. É uma modalidade que une a atividade física, arte, dança e musicalidade ao mesmo tempo.
As ondas sonoras são classificadas como: Mecânicas: ondas que necessitam de um meio de propagação. Longitudinais: a direção da propagação é a mesma da vibração. Tridimensionais: se propagam nas 3 dimensões.
Movimento voluntário é o tipo de movimento que depende da nossa vontade. Em sentido oposto, o movimento involuntário é o movimento que efetuamos independentemente da nossa vontade, como nos reflexos por exemplo.
Com a boca, estalando a língua, assobiando, assoprando, jogando beijo, tossindo, enchendo a boca de ar e soltando devagar ou apertando as mãos nas bochechas. Com os dedos, estalando ou batendo os dedos contra a palma da outra mão e batendo em várias partes do corpo.
Antes de iniciar esta atividade, converse com os alunos a respeito da grande variedade de sons que podemos produzir com o nosso corpo. Dentre os inúmeros músicos que utilizam sons realizados com o corpo para fazer seus trabalhos, comente sobre Hermeto Pascoal e Tom Zé.
Cada um deles deverá produzir sons com apenas uma parte do corpo para o grupo seguinte responder com novas produções de som usando outra parte do corpo. Por exemplo, um grupo bate palmas uma vez, o outro bate os pés duas vezes, o seguinte joga um beijinho, o outro estala os dedos três vezes e assim sucessivamente.
Pelo fato de as atividades que trabalham com a exploração dos sons do corpo e com a percussão corporal possuirem, potencialmente, aspectos lúdicos, criativos, comunicativos e musicais, elas têm sido muito úteis para a criação de uma atmosfera terapêutica em muitos outros ambientes.
Este momento também possibilitará ao professor explorar com os alunos diversos sons ( naturais - canto dos pássaros, latidos de cães, vozes de pessoas, o vento, a chuva, etc. - ou produzidos pela cultura - sons de máquinas, instrumentos musicais, objetos diversos), o som que eles mais gostam de ouvir, um som forte e um fraco, dentre outros.
Qual a tendência de pisos para 2021?
Qual o valor normal da vitamina B12?
O que fazer para recuperar a melanina da pele?
O que significa menor nota de corte?
Qual é a energia do complexo ativado?
Como saber a validade de cada medicamento depois de aberto?
Qual o WhatsApp da Enel Rio de Janeiro?
O que é presunção juris et de jure e juris tantum?
Qual o melhor limpador para Android grátis?
O que é o que é insuficiência venosa crônica?
Quais são os selos de qualidade hospitalar?
Como desenvolver a inteligência financeira?
Qual a diferença entre vista e lida no WhatsApp?
Qual o principal objeto da pesquisa bibliográfica?
O que plantar em um terreno pequeno?
Quais são os tipos de dados que podemos declarar em um algoritmo?