Estes quatro elementos, participação, autonomia, transparência e pluralidade, são básicos da Gestão Democrática e devem ser focados na prática social da educação sempre na perspectiva de posturas e culturas efetivamente democráticas.
A participação das instâncias colegiadas é um dos elementos fundantes da Gestão Democrática e será tematizada na próxima unidade. Nesta unidade foram apresentados fundamentos e sugestões sobre o papel da direção como parte da equipe gestora e suas competências na Gestão Democrática.
Discutindo conceitos e vivências em relação a três instrumentos da gestão democrática: conselhos escolares, provimento da função de diretor e descentralização financeira. As funções do Conselho Escolar e sua relação com a Direção da escola, com a Assembléia Escolar e com as políticas e normas do sistema de ensino.
Algumas características da gestão escolar democrática são o compartilhamento de decisões e informações, a preocupação com a qualidade da educação e com a relação custo-benefício, a transparência e fatores que são operacionalizados por instâncias colegiadas, tais como os conselhos escolares.
Para tanto, e segundo Araújo (2000), são quatro os elementos indispensáveis a uma gestão democrática: participação, pluralismo, autonomia e transparência.
39 curiosidades que você vai gostar
206 - O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios: I - igualdade de condições para o acesso e permanência na escola; II - liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar o pensamento, a arte e o saber; III - pluralismo de idéias e de concepções pedagógicas, e coexistência de instituições públicas e ...
Os pilares da gestão escolarGestão Pedagógica. A gestão escolar pedagógica é a área que cuida diretamente da atividade fim da escola, que é o setor educacional. ... Gestão Administrativa. ... Gestão Financeira. ... Gestão de Pessoas. ... Gestão da Comunicação. ... Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos.
Uma gestão pedagógica bem-feita tem o objetivo de buscar continuamente os melhores métodos de ensino e aprendizagem para os alunos. Também atua de forma a criar um ambiente propício, com toda a estrutura necessária para que os alunos absorvam o conteúdo do programa político-pedagógico da escola.
A gestão democrática pressupõe a participação efetiva dos vários segmentos da comunidade escolar – pais, professores, estudantes e funcionários – em todos os aspectos da organização da escola. ... Para que a gestão democrática aconteça é fundamental criar processos e instâncias deliberativas que a viabilizem.
O conceito de gestão escolar democrática participativa dá conta de uma participação ativa e efetiva de todos que fazem parte da escola – pais, alunos, funcionários, professores, diretor escolar e toda a comunidade do entorno – que desejem uma escola eficiente e eficaz em seu processo de ensino-aprendizagem, na tomada ...
Quanto às medidas de democratização e descentralização da gestão da educação mesmo sendo garantidas pelas leis federais, sabe-se que há instrumentos e ferramentas para efetivar a gestão democrática, dentre elas a constituição de Conselhos Escolares e de Classe, eleição de diretores.
Saiba mais sobre os 6 Pilares da Gestão Escolar!Gestão Pedagógica. O planejamento dos propósitos, conteúdos e métodos relacionados diretamente à educação. ... 2 . Gestão Administrativa. ... Gestão Financeira. ... Gestão de Pessoas. ... Gestão da Comunicação. ... Gestão de Tempo e Eficiência dos Processos. ... Visão 360°
Os instrumentos de gestão visam orientar a actividade da Inspeção-geral das Atividades Culturais, para a prossecução dos seus objectivos, desempenhando, igualmente, um papel fundamental na boa gestão dos recursos que lhe estão afectos.
Art. 14 - Os sistemas de ensino definirão as normas da gestão democrática do ensino público na educação básica, de acordo com as suas peculiaridades e conforme os seguintes princípios: ... Participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola; II.
O princípio da gestão democrática na legislação
A Constituição Federal (CF) de 1988, em seu artigo 206, apresenta o con- junto de princípios que solidificam a educação nacional. Dentre esses, o inciso VI indica a “gestão democrática do ensino público, na forma da lei”.
A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola.
Principais características da Constituição de 1988:
- Estabeleceu o direito de voto para os analfabetos; - Definiu o voto facultativo para os jovens de 16 a 18 anos de idade; - Sistema pluripartidário; - Colocou fim a censura aos meios de comunicação, obras de arte, músicas, filmes, teatro, etc.
Art. 205. A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.
A gestão democrática aparece na LDB ligada à “participação dos profissionais da educação na elaboração do projeto pedagógico da escola” e à “participação da comunidade escolar local em conselhos escolares ou equivalentes”.
Oferecer formação continuada para os professores e para a equipe pedagógica. Planejar e facilitar reuniões com professores, pais e alunos. Auxiliar a escola na implementação da tecnologia educacional. Facilitar a adequação dos materiais didáticos, planos de aula e práticas pedagógicas à BNCC.
A gestão pedagógica organiza e planeja o sistema educacional e trabalha na elaboração e na execução de projetos pedagógicos. Por isso, o seu principal objetivo é garantir a melhoria da qualidade educacional.
O conceito de gestão pedagógica
A gestão pedagógica, nesse contexto, é a forma como uma instituição de ensino promove a atividade pedagógica por meio de suas ações, discursos e demais ações correlatas – de forma a oferecer aos seus alunos as melhores práticas de ensino e aprendizado.
DICAS PARA UMA GESTÃO EDUCACIONAL MAIS EFICIENTEFAÇA UM PLANEJAMENTO ESCOLAR. ... TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM A SUA EQUIPE. ... ESTIMULE A PARTICIPAÇÃO DE PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS E MANTENHA-OS BEM INFORMADOS. ... TENHA UMA BOA COMUNICAÇÃO COM OS PAIS E AS MÃES DOS ALUNOS. ... LEMBRE-SE SEMPRE: A ESCOLA É PARA O ALUNO.
Quais os 7 pilares da gestão escolar?Gestão pedagógica. O primeiro pilar se refere à definição de métodos e formas de transmitir o conhecimento aos alunos. ... Gestão administrativa. ... Gestão financeira. ... Gestão de pessoas. ... Gestão da comunicação. ... Gestão de tempo. ... Gestão tecnológica.
Gestão escolar é o processo de administração de toda a instituição de ensino. Ela é formada por 7 áreas principais: administrativa, financeira, RH, acadêmica, pedagógica, comunicação e de TI. É chamada também de Gestão Educacional por atender a vários modelos educacionais.
O que se pode comer na dieta do carboidrato?
O que significa 18 anos de idade?
Quanto vale 1 Bitcoin em 2010?
Como surgiu a Pedagogia como ciência?
O que é taxa de mortalidade e taxa de natalidade?
Quais os riscos da toracocentese?
Quanto custa para deixar o carro em Angra dos Reis?
Qual o sexto maior estado do Brasil?
Qual a estrutura predominante num ferro fundido branco?
Como ter acesso ao balanço patrimonial de uma empresa?
Quais os tipos de contaminação radioativa?
Como é que se mede a polegada do cano?
É exemplo de anti-inflamatório não esteroidal seletivo da COX-2?
Quanto tempo leva para dilatar 5 cm?
Quais são os valores essenciais e fundamentais que determinam o ser médico no século XXI?