A cultura material está associada aos elementos materiais e, portanto, é formada por elementos palpáveis e concretos, por exemplo, obras de arte e igrejas. Já a cultura imaterial está relacionada com os elementos espirituais ou abstratos, por exemplo, os saberes e os modos de fazer.
Patrimônio imaterial e cultura
A cultura imaterial possui um grau de abstração, ou seja, não é concreta. Alguns exemplos são valores, crenças, folclore, danças, músicas, artes plásticas, festas e religiosidade. Os patrimônios culturais imateriais envolvem os conhecimentos que são transmitidos de geração a geração.
No sentido da cultura, todos os patrimônios culturais que podem ser vistos são considerados um exemplo de cultura material. Por outro lado, imaterial refere-se a todo tipo de cultura que não pode ser visualizada, como folclore e sotaques. ... Entretanto, o carnaval e o frevo servem para exemplificar a cultura imaterial.
A cultura material é composta por elementos concretos, como construções e objetos artísticos. ... Podem ser bens móveis, como objetos artísticos, vestimentas, obras de arte, ou bens imóveis, como edificações e sítios arqueológicos.
Os bens materiais são aqueles tangíveis, ou seja, palpáveis, que possuem corpo, forma, matéria. Pode ser uma casa, uma fazenda, uma gruta, um quadro, uma roupa. Os bens imateriais são os intangíveis, aqueles que não possuem matéria, e por isso não podem ser tocados.
34 curiosidades que você vai gostar
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas).
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Diversas edificações, objetos artísticos e cotidianos, fazem parte da cultura material, os quais são classificados de duas maneiras:Bens móveis: podem ser transportados e reúnem os acervos e coleções.Bens imóveis: são estruturas fixas e representam os centros históricos, sítios arqueológicos, etc.
O termo cultura material está relacionado com a finalidade ou sentido que os objetos têm para um povo numa cultura, ou seja, a importância e influência que exercem na definição da identidade cultural de uma sociedade.
Os elementos da cultura material se destacam por possuírem intensa dimensão física. Nesse contexto, podemos enumerar as artes plásticas, como pinturas, esculturas e peças de artesanato; os museus; teatros; monumentos; praças e outros.
A cultura erudita distingue socialmente uma elite intelectual de outros grupos dentro de um mesmo povo. É disseminada por instituições formais de conhecimento, como as universidades, os museus, os conservatórios. Alguns exemplos dela são a música clássica, a literatura de cunho universal, o balé etc.
São exemplos de patrimônio imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressão, celebrações, as festas e danças populares, lendas, músicas, costumes e outras tradições.
Imaterial, do latim immateriālis, é um adjetivo que se refere àquilo que não é material. O imaterial, por conseguinte, pode associar-se ao espiritual, abstrato, imaginário ou ideal.
Cultura erudita é aquela formada através de estudos, investigações teóricas e dados empíricos que permitem o desenvolvimento de um pensamento mais elitizado, elaborado e crítico. ... As óperas, orquestras e concertos de músicas clássicas são alguns exemplos de produtos da cultura erudita.
O patrimônio material protegido pelo Iphan é composto por um conjunto de bens culturais classificados segundo sua natureza, conforme os quatro Livros do Tombo: arqueológico, paisagístico e etnográfico; histórico; belas artes; e das artes aplicadas.
Exemplos de patrimônio material
museus, edifícios, igrejas e catedrais; fotografias, documentos e livros; roupas e elementos de vestuário.
Falando em patrimônio cultural, por exemplo, temos manifestações culturais que compõem um conjunto patrimonial material, como construções e obras de arte, e um conjunto patrimonial cultural imaterial, como festas, festivais, danças, músicas e estilos musicais, culinária etc.
Bens móveis são aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem que isso altere a sua substância ou destinação econômica. Exemplos de bens que podem ser transportados sem a perda das suas características, são: cadeira, eletrodomésticos, eletroeletrônicos automóvel, etc.
Para fins da presente Convenção são considerados como bens culturais, qualquer que seja a sua origem ou o seu proprietário: a) Os bens, móveis ou imóveis, que apresentem uma grande importância para o patrimônio cultural dos povos, tais como os monumentos de arquitetura, de arte ou de história, religiosos ou laicos, ou ...
São eles: Patrimônio Imaterial e Patrimônio Material. Além desses, há também o Patrimônio Artístico, que reúne os bens artísticos, e o Patrimônio Natural, referente aos bens naturais de uma região.
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
No Brasil, podemos pegar como exemplos de cultura popular a literatura de cordel; a música sertaneja de raiz; o samba; o maracatu; as festas populares, como o frevo, o Círio de Nazaré, o Festival de Parintins e a Folia de Reis; as cantigas; a mitologia indígena; e tantas outras expressões artísticas e culturais ...
É observada nas artes plásticas, na música e na literatura. O acesso à cultura erudita é facilitado para a aristocracia sob o argumento de ser produto de intensa investigação. A aplicação acadêmica também é usada como elemento de defesa do acesso restrito.
A cultura popular está intimamente relacionada com as tradições e os saberes, os quais são determinados pelo povo, por exemplo: as festas, o folclore, o artesanato, as músicas e a dança. Em oposição à cultura erudita, ela ocorre de forma espontânea e orgânica.
A diferença entre cultura erudita e popular é que, na erudita, você tem quase que necessariamente um estudo, um aprofundamento, um conhecimento mais rebuscado”, explica o professor. Já a cultura popular aparece associada ao senso comum, ou seja, ao conhecimento do povo, espontâneo, e não ao conhecimento científico.
Qual o salário de um operador de turismo?
Como medir altura total de uma pessoa?
O que precisa para ser odontolegista?
Como calcular a quantidade de azulejo?
O que precisa para ser Gerente de Logística?
Quanto ganha um perito judicial administrador?
Quanto ganha um especialista em Segurança do Trabalho?
O que é preciso para ser instrumentista?
Quais são os tipos de parafuso?
Como se comunicar com o seu cachorro?
Qual o tamanho ideal de um banner para site?
Como saber o tamanho do notebook Lenovo?
Qual o tamanho máximo de um E-mail no Gmail?
Como saber o tamanho do seu moletom?