O PTH juntamente com a calcitonina e o calcitriol (vitamina D ativa) são os responsáveis pela regulação da concentração do cálcio nos líquidos extracelulares. A principal função do PTH é manter a concentração plasmática do cálcio dentro de uma pequena margem de variação, via ação no osso e nos rins.
Ele apresenta efeitos significativos sobre a absorção e a deposição ósseas, de modo que em grande quantidade o calcitriol causa absorção do osso e em pequena quantidade causa calcificação óssea. A calcitonina tem um efeito oposto ao do PTH: ela age diminuindo a concentração plasmática do cálcio.
A calcitonina tem ação contrária ao paratormônio, hormônio produzido pelas paratireóides, a saber: Diminui a concentração de cálcio no sangue, portanto, contribui na regulação da Calcemia; Inibe a atividade dos osteoclastos e a absorção de Ca+2 nos intestinos; inibe a reabsorção de Ca+ pelas células dos túbulos renais.
A calcitonina diminui os níveis sanguíneos de cálcio e de fosfato inorgânico por ação sobre os ossos fundamentalmente, embora tenha também alguma ação sobre a função renal. No osso, a calcitonina inibe a desmineralização óssea, enquanto no rim, diminui a reabsorção de cálcio e fósforo nos túbulos.
As glândulas paratireoides secretam o paratormônio, que é essencial para a vida e estimula a reabsorção de cálcio no intestino, nos ossos e também diminui a eliminação de cálcio pelos rins, aumentando o número no sangue.
40 curiosidades que você vai gostar
O paratormônio, mais conhecido como PTH, é um hormônio produzido pelas glândulas paratireóides, localizadas junto à glândula tiroide na região anterior do pescoço. O PTH é um dos principais hormônios que controlam os níveis sanguíneos do cálcio e e fósforo no organismo.
Paratormônio alto
Além do hiperparatireoidismo, o PTH pode estar elevado no caso de insuficiência renal crônica, deficiência de vitamina D e na hipercalciúria.
A tireoide é uma glândula localizada no pescoço responsável pela produção dos hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina), que regulam funções do organismo como os batimentos cardíacos, os movimentos intestinais, a capacidade de concentração do cérebro, a regulação dos ciclos menstruais e da respiração celular.
Sabe-se que a calcitonina atua diretamente nos osteoclastos, determinando uma diminuição da reabsorção óssea. Devido a essa propriedade, a calcitonina passou a ser utilizada em distúrbios caracterizados por aumento da reabsorção óssea.
A calcitonina é um hormônio polipeptídico, secretado pelas células parafoliculares encontradas na tireóide, que apresenta como principal efeito a diminuição dos níveis séricos de cálcio e fosfato, devido a sua ação sobre os ossos e rins.
A calcitonina atua nos osteoclastos, diminuindo sua atividade e consequentemente, a reabsorção óssea.
AÇÕES DO PTH NO TECIDO ÓSSEO
Isto é muito interessante pois, ao mesmo tempo em que estimula a reabsorção óssea para manter as concentrações plasmáticas de cálcio, já mantém garantida a recuperação deste tecido ósseo pelos osteoblastos, mantendo o equilíbrio entre formação e reabsorção.
O paratormônio, ou hormônio paratireoidiano, é um hormônio antagônico da calcitonina, produzido pelas células C da tireoide.
O PTH juntamente com a calcitonina e o calcitriol (vitamina D ativa) são os responsáveis pela regulação da concentração do cálcio nos líquidos extracelulares. A principal função do PTH é manter a concentração plasmática do cálcio dentro de uma pequena margem de variação, via ação no osso e nos rins.
Dessa forma, a calcitonina e o paratormônio mantêm um nível adequado de cálcio no sangue, condição essencial para o bom funcionamento das células. À vitamina D é primariamente atribuído o papel de importante regulador da fisiologia osteomineral, em especial do metabolismo do cálcio.
O PTH estimula a reabsorção de cálcio pelo rim, aumentando assim o cálcio plasmático e reduzindo os níveis urinários desse cátion. Esse efeito do PTH ocorre rapidamente e se deve ao maior transporte de cálcio no túbulo distal.
A calcitonina tem como principal função regular a quantidade de cálcio que circula no sangue, pois atua diretamente na atividade dos osteoclastos, que são as células responsáveis pela destruição óssea. Assim, ao inibir a atividade dessas células, é possível prevenir o desenvolvimento da osteoporose, por exemplo.
A quantidade do hormônio liberada pele glândula tireoide é regulada pela hipófise, localizada na base do cérebro, que produz o hormônio tireoestimulante (TSH). Células C (Células parafoliculares). Produzem a calcitonina, um hormônio que ajuda a regular a forma como o corpo usa o cálcio.
T3 e T4 são hormônios produzidos pela glândula tireoide, sob estímulo do hormônio TSH, que é produzido pela hipófise, e que participam de diversos processos no organismo, principalmente relacionados com o metabolismo e fornecimento de energia para o bom funcionamento do corpo.
Um teste T3 é utilizado para avaliar a função tireoidiana. Ele é solicitado principalmente para ajudar no diagnóstico de hipertireoidismo e pode ser solicitado para ajudar a monitorar o estado de uma pessoa com um doença da tireoide. O exame de T3 é geralmente solicitado após um resultado anormal de TSH e exame de T4.
Apenas o T3 e T4 apresentam iodo em sua composição. O T3 (triiodotironina) tem uma menor secreção, porém é o mais utilizado (maior ação biológica). T4 (tiroxina ou tetraiodotironina) tem uma maior secreção porem é menos ativo que o T3.
Mudanças de hábitos da dieta que visam o aumento da ingestão de cálcio e vitamina D, como laticíneos, tofu, brócolis, sardinha, espinafre, semente de gergelim, soja, linhaça, grão de bico, aveia e chia são ricos em cálcio, são importantes no tratamento.
A dosagem de PTH sérico foi realizada por ensaio imunoquimioluminométrico, com valores de referência para a normalidade entre 10 e 65pg/mL.
Não ocorrem sintomas em apenas pequenos aumentos (na verdade, a forma clínica mais freqüente de hiperparatireoidismo é assintomática, ou seja, sem sintomas), mas pode causar um aumento significativo: poliúria (remoção de grandes volumes de urina), polidipsia (sede excessiva), fraqueza muscular, distúrbios ósseos, ...
As glândulas paratireoides são quatro glândulas endócrinas que se localizam posteriormente à glândula tireoide. Estas glândulas produzem ou paratormônio (PTH) que regula a concentração de cálcio no sangue.
Qual a data de pagamento do IPVA?
Qual a melhor série para assistir na Netflix?
Como saber se o elemento é da família A ou B?
Onde encontrar as passagens aéreas mais baratas?
Como saber quando alguém fica online no WhatsApp?
Como calcular a fonte para som automotivo?
Como saber quais empresas a pessoa tem?
Qual é a fórmula do sal ácido?
Como saber se vou crescer mais?
Como ver as questões que errou na prova do DETRAN?
Como saber a fase Anagena do meu cabelo?
Como saber de onde veio a foto?
Como saber o grupo de um elemento químico?
Como saber a nossa Descendência?
Como identificar onde nasce o sol?
Como saber se o imóvel foi arrematado?