2.2.1.2 - Efeitos colaterais e reações adversas Os mais comuns são boca seca, constipação intestinal, retenção urinária, visão borrada, taquicardia, queda de pressão, tonturas, sudorese, sedação, ganho de peso, tremores.
A moclobemida é um antidepressivo inibidor seletivo da MAO-A e reversível, que desamina 5-HT e NA, ao passo que inibidores seletivos da MAO-B, como a selegilina, não possuem ação antidepressiva significativa.
Citalopram (Celexa®, Cipramil®, Cipram® Città®, Procimax®) O citalopram apresenta como principal característica o fato de ser o ISRS com menos efeitos colaterais de ordem sexual. Também parece ser o melhor antidepressivo desta classe para pacientes com quadros de ansiedade associado.
O uso prolongado de psicofármacos leva a quadros de dependência, além de trazer graves efeitos colaterais como diminuição da atividade psicomotora, prejuízo da memória, provocar demência em longo prazo e constituir um fator de risco para quedas nos idosos.
Crises hipertensivas podem ocorrer se IMAOs que inibem MAO-A e MAO-B forem ingeridos simultaneamente com um fármaco simpatomimético ou alimento contendo tiramina ou dopamina. Esse efeito é chamado “reação do queijo”, pois o queijo curado tem alto conteúdo de tiramina.
Inibidores seletivos de recaptação de serotonina (ISRSs) Os ISRS incluem citalopram, escitalopram, fluoxetina, fluvoxamina, paroxetina, sertralina e vilazodona.
Os inibidores selectivos da recaptação da serotonina (ISRS ou SSRI) são uma classe de fármacos usados no tratamento de síndromes depressivas, transtornos de ansiedade e alguns tipos de transtorno de personalidade. Os ISRSs aumentam a concentração extracelular do neurotransmissor serotonina no corpo e no cérebro.
Escitalopram: útil para depressão e ansiedade, tem menos efeito...
A sertralina e a paroxetina são os mais potentes inibidores da recaptação 2.
Quais são os efeitos da serotonina baixa? A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.
A serotonina alta pode causar alterações no organismo extremamente desagradáveis. Ansiedade, confusão mental, inquietação, diarréia, espasmos musculares e até febre podem ser decorrentes dos níveis de serotonina. Vale a pena conferir os sintomas e as causas da serotonina alta.
O tratamento médico para a síndrome da serotonina em geral é feito com: Uso de Ciproeptadina, que é um anti-alérgico mas que também inibe a produção de serotonina.
O L-triptofano é o aminoácido usado na produção de serotonina. É capaz de atravessar a barreira sangue-cérebro. Quando os alimentos ricos em L-triptofano são retirados da dieta, a serotonina reduz sua produção e quando eles são reintroduzidos, a serotonina é sintetizada novamente.