São necessários os seguintes documentos para o ingresso com o pedido judicial de usucapião:RG e CPF da parte;Certidão de casamento;Planta e/ou croqui do imóvel;Comprovantes de residência;Matrícula atualizada do imóvel;Comprovantes de pagamento de IPTU;Fotos de todos os cômodos do imóvel;
VI- Qual a documentação necessária para a ação de usucapião?A- RG e CPF da parte requerente;B- Certidão de Nascimento ou, se for casado, Certidão de Casamento;C- Planta e/ou croqui do imóvel. ... D- Comprovantes de residência;E- Matrícula atualizada do imóvel;F- Comprovantes de pagamento de IPTU;
Em regra, o procedimento deverá durar cerca de 120 dias. Todavia, nada impede que seja necessária uma duração mais prolongada.
Como realizar o processo de Usucapião em cartório
Você terá que se dirigir a um cartório de notas localizado no mesmo município do imóvel, e lá, emitir uma ata notarial contendo o tempo de permanência na propriedade, que deve ser devidamente comprovado pelo solicitante.
Por mera estimativa, o valor de uma ação de usucapião, varia entre 10% a 30% do valor do imóvel, dependendo de cada caso. Por outro lado, é praticamente impossível padronizar quanto custa fazer usucapião. É bom lembrar, que após a regularização da documentação do imóvel, o seu valor tende a se elevar de 30% a 60%.
19 curiosidades que você vai gostar
Segundo o professor, a ação de usucapião está sujeita ao procedimento comum. Esse procedimento contempla várias fases: a primeira parte começa com uma petição inicial, onde um autor ou as pessoas interessadas informam que tem a posse de tem um determinado bem móvel ou imóvel.
Além disso, bens irregulares, sem registro, sem demarcação ou sem matrícula pública podem ser objetos de usucapião. Por outro lado, se o dono do bem cuida corretamente dele, paga os tributos e contas necessárias e o administra de acordo com o que estabelece a lei, o bem dificilmente será usucapido.
Usucapião de terreno rural e urbano (usucapião especial)
Deve possuir a área por 5 anos ininterruptos, sem oposição; O terreno em zona rural não pode ser superior a cinquenta hectares; A área deve ser produtiva por seu trabalho ou de sua família; A área deve ser a moradia do possuidor.
Dessa forma, a usucapião não pode ser utilizada em casos onde a pessoa que ocupa o bem tem conhecimento de que não é o proprietário ou trabalha para o mesmo (como caseiros e locadores, por exemplo).
Como funciona a rematrícula da faculdade?
Como o homem se comporta quando trai?
Como é que os jogos são feitos?
Como imprimir boletim de ocorrência?
Como os vermes são classificados?
Como é a logística da Unilever?
Como os verbos aparecem no dicionário?
Quanto tempo dura a micro henna?
Como os seres humanos viviam no período paleolítico?
Como se dá o funcionamento de microscópio de fluorescência?
Como um vampiro pode ter filho?
É um exemplo de verminose causada pela ingestão de água contaminada com Ascaris lumbricoides?
Como os sentidos proprioceptivo e visual proporcionam o senso de equilíbrio estático e dinâmico?