Evite banhos quentes; procure tomar banho com água morna e sabonete não perfumado, de preferência neutro. Seque a pele com leves toques com a toalha, evite coçar a área que está recebendo a radiação. Não use a força do jato d água do chuveiro ou ducha diretamente na pele irradiada.
Evite alimentos ácidos, muito quentes ou muito gelados. caçarolas. Diminua o consumo de chocolates, açúcares, hortelã, cafeína (café e chá preto), frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi), leite integral, produtos à base de tomate, alimentos gordurosos e frituras. Evite ingerir líquido durante as refeições.
Recomendações importantes para o cuidado da pele durante e após a radioterapiaLimpe a pele diariamente com água morna e sabonete;Não use cremes ou qualquer outra substância na área em tratamento;Não use produtos que contenham álcool e perfumes;Só utilize curativos na pele com a orientação médica;
Os efeitos colaterais mais frequentes do tratamento com radioterapia são:Fadiga. Um dos efeitos colaterais mais comuns. ... Reações cutâneas. ... Perda de cabelo. ... Alterações nas taxas sanguíneas. ... Náuseas e vômitos. ... Perda de apetite.
“A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. O paciente pode ficar tranquilo porque sua família, amigos e colegas de trabalho não estarão expostos a nenhum tipo de radiação”, ensina Ferrigno.
36 curiosidades que você vai gostar
Não é possível dirigir logo após a sessão radioterápica.
MITO. Muitos pacientes são capazes de dirigir após a sessão e dar continuidade aos seus afazeres diários! É claro que isso varia de paciente para paciente e o médico dará as orientações necessárias de acordo com as demandas da pessoa.
A radioterapia externa não deixa nenhum tipo de radiação remanescente. As pessoas que estarão em contato com o paciente em tratamento não estarão expostas a nenhum tipo de radiação. A radiação permanece no corpo apenas durante o tempo em que o paciente fica no aparelho (de 7 a 15 minutos).
A quimioterapia, como já dissemos, apresenta sintomas e efeitos colaterais mais agressivos, que vão desde enjoo, náuseas e cansaço até a tão temida queda de cabelo, anemias e problemas de fertilidade. Já na radioterapia os efeitos estão mais relacionados com a área que está sendo tratada.
É um tratamento no qual se utilizam radiações ionizantes (raio X, por exemplo) para destruir um tumor ou impedir que suas células aumentem. Estas radiações não são vistas e durante a aplicação o paciente não sente nada. A radioterapia pode ser usada em combinação com a quimioterapia ou outros tratamentos.
O sono excessivo durante o tratamento oncológico é um sintoma separado e deve ser tratado como tal. No caso da fadiga, esta é uma sensação de cansaço que não melhora após uma noite de sono ou uma tarde de descanso, mas ela não é a consequência e nem a causa do excesso de sono durante o dia.
O segredo para amenizar os efeitos é manter a pele hidratada, mas não se engane: não é no banho que a hidratação deve ser feita. O banho deve ser rápido e com água morna, pois água quente pode acentuar ainda mais a sensibilidade da pele, agravando a coceira e o ressecamento. O sabonete tem de ser indicado pelo médico.
Durante as sessões de radioterapia não é recomendado que o paciente use nenhum tipo de hidratante, creme ou pomada: a pele deve estar limpa, porém não é necessário lavar o local ou tomar banho antes da sessão.
Procure ingerir alimentos como banana-prata, banana-maçã, maçã sem casca, goiaba sem casca nem sementes, pera sem casca, limão (refresco coado), água de coco, caju, batata, chuchu, cenoura cozida, aipim, inhame, cará, creme ou água de arroz, pois eles ajudam a controlar ou evitar a diarreia.
Durante a quimioterapia deve-se “evitar”, mas não é necessário “excluir” os alimentos ácidos. A recomendação busca prevenir o surgimento de feridas na boca (mucosite). Alguns alimentos e bebidas que entram nessa categoria: álcool, café, refrigerantes, abacaxi, morango, manteiga e queijos.
Eliakim Mendes: Deve-se evitar alimentos gordurosos, pois o consumo excessivo está relacionado com aumento dos índices de câncer de mama.
Quem tem câncer pode comer ovo? Ovos BEM cozidos sim! Conforme orientação da nutricionista, o ponto ideal é quando a clara está completamente dura e a gema espessa. Dessa forma, o paciente evita entrar em contato com micro-organismos, como a Salmonella.
Um cronograma de exames periódicos poderá ser recomendado para monitorar os resultados do tratamento e, se houver sintomas de recidiva, pode ser necessária a realização de outros exames para reestadiamento, como laboratoriais, ultrassom, tomografia computadorizada, ressonância magnética, radiografia de tórax, ...
Mito. A imunidade, na maioria das vezes, não é alterada pela radioterapia. Durante tratamento, muitas vezes, nem mesmo é necessário a realização de exames de sangue periódicos, para verificar se houve dano a imunidade.
Quanto tempo após tratar um câncer para estar curado? Como cada tumor é diferente, isso muda para cada doença. Porém, em geral, após 5 anos de seguimento os pacientes são considerados curados.
Quando é indicada
A radioterapia é indicada para tratar ou controlar o crescimento de tumores benignos ou de câncer, podendo ser utilizada antes, durante ou após o tratamento com cirurgia ou quimioterapia.
A quimioterapia é um tratamento que utiliza um determinado medicamento, aplicado por via venosa ou oral, e que vai agir no corpo inteiro. A radioterapia é um tratamento localizado em uma determinada região do corpo.
Ele cita um estudo britânico de 2006: “Com quimioterapia ou radioterapia, 58% dos pacientes estavam vivos após um ano. Sem eles, não havia sobreviventes depois de um ano. O risco de morte ao longo do primeiro ano foi 66% maior entre os pacientes que não faziam o tratamento recomendado”, disse.
A resposta é que, se tiverem em boas condições, é possível, sim. A volta ao trabalho pode até ajudar na melhora do paciente, uma vez que ele se sente mais útil e produtivo. Porém, uma série de etapas devem ser cumpridas para que isso possa ocorrer.
O cabelo volta a crescer de 2 a 3 meses após o término da quimioterapia e o crescimento total do cabelo, algumas vezes, leva de 6 a 12 meses.
A princípio não há contra-indicacão de pilotar moto, mas como cada paciente tem suas particularidades (problemas de saúde prévios, medicaçoes de uso habitual, detalhes da cirurgias, etc...), melhor seria perguntar ao cirurgião que realizou o procedimento.
Quanto tempo demora expedição de certidão?
O que significa € em dinheiro?
Quais são os genes dominantes?
Qual a distância de uma planta para outra?
Qual é a cirurgia mais dolorosa?
Em qual tipo de governo a uma rainha?
O que é complemento verbal e exemplos?
Qual enzima metaboliza a frutose?
O que é melhor comer pão integral ou tapioca?
Qual a Junta ideal para porcelanato retificado?
Quanto custa um inseminação artificial?
Quanto ganha um enfermeiro formado em faculdade?
Quantos bilionário tem o Brasil?