O sistema complemento (SC) é o principal mediador humoral do processo inflamatório junto aos anticorpos. Está constituído por um conjunto de proteínas que podem estar tanto solúveis no plasma como expressas na membrana celular, e é ativado por duas vias, a clássica e a alternativa.
O SC participa dos seguintes processos biológicos: fagocitose, opsonização, quimiotaxia de leucócitos, liberação de histamina dos mastócitos e basófilos e de espécies ativas de oxigênio pelos leucócitos, vasoconstrição, contração da musculatura lisa, aumento da permeabilidade dos vasos, agregação plaquetária e citólise ...
O Sistema Complemento é parte da resposta imune inata e é de suma importância para a eliminação de processos infecciosos e para garantir a homeostase.
Existem três vias de ativação do sistema complemento: Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.
O C3a tem várias funções como p. exemplo ativar a degranulação de mastócitos e realizar quimiotaxia. O C3b é um dos componentes que mais tem função no complemento. ... Opsionização do complemento - Os anticorpos envolvem a bactéria ou vírus em questão, e se ligam a receptores de fração FC dos macrófagos.
Existem três vias de ativação do sistema complemento: Via clássica - ativada diretamente pelo patógeno ou indiretamente por anticorpos que se ligam na superfície do patógeno; Via da lectina ligadora de manose; Via alternativa - fornece uma amplificação para as outras duas vias.
O sistema complemento é um dos principais mecanismos para que o reconhecimento de patógenos seja convertido em uma resposta imune efetiva contra uma infecção inicial.
Os componentes do complemento têm outras funções imunomediadas pelos CR presentes em várias células. CR1 (CD35) estimula a fagocitose e ajuda na eliminação de imunocomplexos. CR2 (CD21) regula a produção de anticorpos pela célula B e serve como receptor do vírus Epstein-Barr.
Quando um microorganismo penetra no organismo, normalmente provoca a activação do complemento. Como resultado da sua activação e amplificação, alguns componentes do complemento depositam-se sobre a superfície do patogénico responsável pela activação, o que determina a sua destruição (lise) e/ou a sua eliminação por células do sistema fagocítico.
II. IMUNIDADE INATA (NÃO-ESPECÍFICA) Os elementos do sistema imune inato (não específico (Tabela 2) incluem barreiras anatômicas, moléculas de secreção e componentes celulares. Entre as barreiras mecânicas anatômicas estão a pele e camadas epiteliais internas, o movimento dos intestinos e a oscilação dos cílios bronco-pulmonares.
As proteínas do sistema complemento possuem várias funções biológicas (p. ex., estimulam a quimiotaxia e a desgranulação dos mastócitos independente da IgE). Há 3 vias de ativação do complemento (ver figura Vias de ativação do complemento ):
Como reage uma pessoa egoísta?
Como preencher receituário controlado?
Como tirar sugestão de palavras do Google?
Como preencher um currículo comprado?
Como salvar as palavras no corretor?
O que está escrito na Certidão de Casamento?
Como recuperar o CPF de uma pessoa falecida?
Como preencher o formulário do visto americano?
Como preencher várias células com o mesmo valor no Excel?
Como tirar senha de arquivo protegido PDF?
O que preciso para pintar mandalas?