A toxicologia se apóia, então, em três elementos básicos:
a) Via de exposição por inalação As substâncias tóxicas que se encontram na forma de gases, poeiras, vapores, fumaças, fibras, etc são capazes de penetrar nos organismos por meio da inalação, tanto pelas vias aéreas superiores quanto pelos alvéolos.
I Os efeitos tóxicos podem ser classificados como imediatos, crônicos, retardados, reversíveis, irreversíveis, locais ou sistêmicos. II Os fatores mais importantes, que interferem diretamente na toxicidade das substâncias químicas, são os ligados ao agente químico e os relacionados à exposição a esse agente.
As principais vias de absorção de toxicantes são pela via respiratória (gases, substancias altamente voláteis, etc.) e pela mucosa gastrintestinal (geralmente intoxicação intencional com medicamentos, venenos, etc., mas também acidentais, especialmente no caso de crianças).
Os maiores fatores que influenciam na toxicidade de uma substância são: freqüência da exposição, duração da exposição e via de administração. Existe uma relação direta entre a freqüência e a duração da exposição na toxicidade dos agentes tóxicos.
A toxicologia analisa os efeitos das diversas substâncias químicas sobre os organismos vivos, seja humano, animal ou ambiente, observando seus danos e benefícios a curto e longo prazo. A toxicologia compreende diversas áreas, incluindo química, biologia, farmacologia, medicina.
Existe uma escala contínua de toxicidade relativa com três níveis básicos: substâncias que são essencialmente não tóxicas e que podem ser consumidas numa dosagem de pelo menos dez vezes a mais do que normalmente são ingeridas, sem nenhum efeito substancialmente nocivo; substâncias que são levemente tóxicas e que podem ...
Os principais mecanismos de ação tóxica dos agentes nocivos são: 1) interferência com os sistemas enzimáticos (reversível, irreversível, síntese letal); 2) interferência com o transporte de oxigênio (carboxi-hemoglobina, metahemoglobina);
A toxicidade de uma substância química refere-se à sua capacidade de causar dano em um órgão determinado, alterar os processos bioquímicos ou alterar um sistema enzimático.
A toxicocinética de fato engloba os estudos da 3. absorção, distribuição, metabolização ou biotransformação e excreção dos elementos tóxicos. Resposta correta: d.
Algumas das principais dicas que podem ajudar a aumentar a absorção de ferro no organismo são: 1. Aumentar o consumo de alimentos ricos em vitamina C
O ferro é mais bem absorvido no ambiente ácido. Por isso, pessoas que fazem uso crônico de antiácidos ou bebem muito líquido durante as refeições podem ter dificuldade para absorver o mineral da dieta.
A absorção é a passagem de uma substância do local de contato, no organismo, para a corrente sanguínea. Nessa passagem, os agentes tóxicos atravessam várias barreiras, que são as membranas biológicas. A penetração dos agentes tóxicos no organismo pode ocorrer por três formas: pela inalação, pela ingestão e pelo contato com a pele.
Ferro é um mineral importante para o funcionamento do organismo, já que é um dos principais componentes da hemoglobina, proteína presente nas células vermelhas do sangue, que auxilia o transporte e o armazenamento de oxigênio nas células e está diretamente ligada à produção de energia.
Por que surgiu o novo acordo ortográfico?
O que significa a palavra Riachuelo?
É cabível a retratação é exceção da verdade nos crimes de calúnia e difamação apenas?
Como funciona a fertilização natural?
Como surgiram as organizações criminosas no Brasil?
Quem é o Poder Judiciário no município?
Como é o processo de gravação de um CD?
Quais são os povos que formaram a população brasileira?
O que é e como funciona o DDA?
Como funciona a garantia da Havan?
Quem criou o raciocínio lógico?
Como funciona a fusão nuclear do Sol?
O que o CAPS oferece aos pacientes?
Como ver certificado no Even3?
Quais os primeiros remédios da humanidade?