A Convenção do Clima é um tratado internacional acordado durante a Cúpula da Terra, realizada em 1992. A proposta entre os signatários era de estabilizar a concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, para evitar interferências no sistema climático. A convenção entrou em vigor em 1994.
A Rio+20 teve dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável. A ECO92 foi um grande marco em prol do meio ambiente, não é mesmo?
O principal documento produzido na RIO-92, o Agenda 21 é um programa de ação que viabiliza o novo padrão de desenvolvimento ambientalmente racional. Ele concilia métodos de proteção ambiental, justiça social e eficiência econômica.
Duas importantes convenções foram aprovadas durante a ECO-92: uma sobre biodiversidade e outra sobre mudanças climáticas. Outro resultado de fundamental importância foi a assinatura da Agenda 21, um plano de ações com metas para a melhoria das condições ambientais do planeta.
Os objetivos da convenção são a conservação da biodiversidade, o uso sustentável de seus componentes e a divisão equitativa e justa dos benefícios gerados com a utilização de recursos genéticos.
21 curiosidades que você vai gostar
A Rio 92 representou a finalização de negociações iniciadas nas décadas anteriores e culminou na assinatura de documentos importantes, tendo como foco a preservação ambiental. Na Rio+20, os debates devem ter uma perspectiva de futuro, discutindo temas relacionados ao desenvolvimento sustentável e economia verde.
O objetivo da Conferência foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, por meio da avaliação do progresso e das lacunas na implementação das decisões adotadas pelas principais cúpulas sobre o assunto e do tratamento de temas novos e emergentes.
Além disso, outros importantes tratados foram firmados, como as convenções da Biodiversidade, das Mudanças Climáticas e da Desertificação, a Carta da Terra, a Declaração sobre Florestas.
Foi a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvol- vimento, realizada no Rio de Janeiro, em junho de 1992. Também conhecida como Cúpula da Terra, ela reuniu mais de 100 chefes de Estado para debater formas de desenvolvimento sustentável, um conceito relativamente novo à época.
Os principais temas explorados pelo documento são:desenvolvimento sustentável;meio ambiente;ecossistemas;desflorestamento;desertificação;pobreza,consumo;saúde;
A construção do conceito de desenvolvimento sustentável se baseia em três pilares: desenvolvimento econômico, desenvolvimento social e proteção ambiental.
Conferências ambientais: quais foram as principais da história?Conferência de Estocolmo. ... Primeira Conferência Mundial do Clima. ... Conferência Rio 92. ... A primeira de todas as COPs. ... COP3 e o Protocolo de Kyoto. ... COP21 e o Acordo de Paris.
Objetivos da Conferência de Estocolmo
Discutir as mudanças climáticas e a qualidade da água. Debater soluções para reduzir os desastres naturais. Reduzir e encontrar soluções para a modificação da paisagem. Elaborar as bases do desenvolvimento sustentável.
A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (Cnumad), realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta.
Em 1972, foi realizada a Conferência de Estocolmo com o objetivo de conscientizar a sociedade a melhorar a relação com o meio ambiente e assim atender as necessidades da população presente sem comprometer as gerações futuras.
A Eco-92 foi um marco histórico – a maior conferência já realizada no planeta, com a presença de delegações de 178 países. Seu ineditismo fez com que o encontro resultasse em documentos-referência, e a continuação de sua agenda é um dos objetivos da Rio+20.
A Convenção do Clima é um tratado internacional acordado durante a Cúpula da Terra, realizada em 1992. A proposta entre os signatários era de estabilizar a concentração de gases do efeito estufa (GEE) na atmosfera, para evitar interferências no sistema climático.
Essa conferência teve grande repercussão mundial, da qual participaram representantes de 176 países, 1.400 Organizações Não Governamentais (ONGs), totalizando mais de 30 mil participantes.
Conferências ambientais são encontros que reúnem representantes de vários países com o objetivo de debater sobre impactos ao meio ambiente e alternativas para preservá-lo. As conferências ambientais representam encontros nos quais líderes mundiais discutem os principais problemas relacionados ao meio ambiente.
Os objetivos são voltados a cinco áreas, também conhecidos como os 5Ps: pessoas, prosperidade, planeta, paz e, por fim, parcerias. Em suma, significa dizer que para alcançar a paz e a prosperidade é preciso trabalhar colaborativamente em prol das pessoas e do planeta.
Com mais de 2,5 mil recomendações práticas, a Agenda 21 estabeleceu o desafio do milênio seguinte como um instrumento de planejamento estratégico que visa implementar um novo modelo de desenvolvimento sócio-econômico e ambiental, construído “de baixo para cima”, orientado a melhorar e resguardar a qualidade de vida das ...
A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (CNUDS), conhecida também como Rio+20, foi uma conferência realizada entre os dias 13 e 22 de junho de 2012 na cidade brasileira do Rio de Janeiro, cujo objetivo era discutir sobre a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável.
1. O que é a Rio+20 e por que o evento possui este nome? É uma conferência da ONU que reunirá 178 líderes do mundo todo para discutir meios de viabilizar a chamada economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza. O evento será entre 20 e 22 de junho.
Rio + 20 é um evento intergovernamental dirigido pelas Nações Unidas e que tem como principal objetivo renovar o compromisso político com o desenvolvimento sustentável. A conferência terá como temas principais: a “economia verde” no contexto do desenvolvimento sustentável e o combate à pobreza mundial.
Em relação à qualidade do progresso social, 47% da geração ECO-92 percebe avanços, em comparação aos 50% dos mais jovens e 59% dos mais velhos. Por último, apenas 46% da geração em questão aprova a evolução dos cuidados com os recursos naturais e o meio ambiente, diante de 55% dos mais jovens e 56% dos mais velhos.
Como alterar a vírgula por ponto no teclado?
Como construir uma carreira de sucesso na empresa?
Como medir o sinal de TV digital?
Como acabar com pulgão no pé de tomate?
É melhor respirar pelo nariz ou pela boca?
Quantos copos da um quilo de farinha de trigo?
Como saber o tamanho da corda de pular?
Como achar o valor de um indutor?
Como tirar as medidas para se fazer um short?
Como limpar o limite de dados móveis?
O que é bom para desinchar o olho depois de uma pancada?
Como tirar a animação do Dota 2?
Como saber o tamanho de um prego?