Umas das principais mudanças ocorridas pela padronização, dentre outras, foram na nova estruturação do Balanço Patrimonial, nos critérios de avaliação dos ativos e passivos, na publicação do Fluxo de Caixa e da Demonstração do Valor Adicionado.
Máquinas de escrever se tornaram computadores, arquivos físicos enormes passaram a ser virtuais, correspondências se tornaram e-mails. Inúmeras foram as mudanças no trabalho do contador nas últimas décadas tanto na contabilidade quanto na MK, e no mercado como um todo também.
A padronização das Normas Brasileiras de Contabilidade – NBC às Normas Internacionais de Contabilidade – IFRS, apresentou mudanças, entre outras, na forma de elaboração das Demonstrações Contábeis – Balanço Patrimonial - BP e Demonstração do Resultado do Exercício - DRE, configuradas na Lei 11.638/07 e Lei 11.941/09.
A padronização internacional das normas contábeis permite as empresas de diversos países uma facilidade no processo de elaboração das demonstrações contábeis, assim, tem-se uma homogeneização, facilitando a comunicação internacional entre as empresas, bem como a redução dos custos de capital para aquisição de produtos ...
As principais diferenças estão relacionadas a fatores econômicos e culturais (Barker e Barbu, 2007), diferenças entre países (Ding et al., 2005), diferenças entre sistemas legais (Niyama et al., 2005), linguagem, educação, inflação (Niyama, 2005), cultura contábil, cultura de auditoria e regulatória (Zeff, 2007).
33 curiosidades que você vai gostar
Essas diferenças podem ser vinculadas a inúmeros fatores culturais, políticos, econômicos e sociais; tais quais: tradição histórica, estrutura política e legal, desenvolvimento econômico e do mercado de capitais, valores sociais e nível de educação (BUSHMAN; PIOTROSKI, 2006; DING; JEANJEAN; STOLOWY, 2005; JAGGI; LOW, ...
Essa necessidade de harmonização das normas contábeis utilizadas no mundo inteiro surgiu, principalmente, a partir da necessidade de haver maior clareza na interpretação das informações contidas nas demonstrações financeiras das empresas, possibilitando, assim, maior grau de comparabilidade entre os resultados obtidos ...
Assim, os principais mercados financeiros do mundo acompanham e incentivam a harmonização e alinhamento da contabilidade, a fim de reduzir o risco para o investidor estrangeiro, os custos de comunicar em critérios diferentes e desta forma, possibilitar uma maior concorrência entre as empresas internacionais e nacionais ...
Um instituto internacional (IASC), que congrega vários países, busca harmonizar os procedimentos contábeis. Estas normas possuem grande importância para a economia mundial uma vez que tenta evitar as prováveis distorções nas demonstrações contábeis de um país, publicado em outro.
A harmonização das normas internacionais contábeis tornou-se imprescindível na empresa, a fim de atingir maior comparabilidade e transparência nos relatórios financeiros.
5 mudanças na contabilidade devido à tecnologiaRealização de reuniões online. Os problemas na comunicação empresarial puderam ser solucionados graças à tecnologia. ... Atendimento ao cliente via WhatsApp. ... Armazenamento de documentos na nuvem. ... Divulgação da empresa nas redes sociais. ... Automatização de tarefas.
Os resultados apontam que a adoção das normas internacionais de contabilidade não impactou os indicadores econômico-financeiros das empresas analisadas. O impacto observado foi relacionado apenas ao indicador de imobilização do patrimônio líquido. Palavras-chave: Harmonização contábil internacional.
Com o passar dos anos, a contabilidade tem sofrido constantes mutações, não apenas legais, mas sim práticas. Esta evolução advém da própria necessidade do mercado em receber informações cada vez mais detalhadas e hábeis para a tomada de decisões gerenciais, administrativas ou financeiras.
Confira, abaixo, uma lista dos cinco problemas principais que você pode encarar dentro da sua empresa ou, mais especificamente, no setor de contabilidade.Falta de conhecimento.Problemas logísticos.Falta de ferramentas digitais.Demora dos clientes enviarem as notas fiscais.Falta de credibilidade.
Quais foram os 3 principais fatos que marcaram a evolução e o desenvolvimento da contabilidade na década de 70? R: 1. obrigatoriedade de auditoria externa para Cias de capital aberto; 2. padronização, pelo Banco Central, das demonstrações contábeis da Cias de capital aberto; 3.
A contabilidade surgiu da necessidade do homem acompanhar e controlar a evolução de seu patrimônio. Dessa forma, a contabilidade faz parte da evolução e do desenvolvimento do próprio ser humano e da sociedade. Iudícibus (2000, p. 29) descreve que a contabilidade é tão antiga quanto a origem do homem pensante.
De forma resumida, o IRFS é o modelo de normas contábeis que as empresas devem seguir para atender às normas internacionais, deixando o balanço contábil claro e interpretável em diferentes países. Adotado em mais de 120 países, o IFRS também é utilizado no Brasil.
Criado pela Resolução CFC nº 1.055/05, o CPC tem como objetivo "o estudo, o preparo e a emissão de documentos técnicos sobre procedimentos de Contabilidade e a divulgação de informações dessa natureza, para permitir a emissão de normas pela entidade reguladora brasileira, visando à centralização e uniformização do seu ...
Importância da IFRS para as empresas
Com a aplicação das normas contábeis internacionais, a integração de áreas contábeis em empresas multinacionais é facilitada. Além disso, por o IFRS se tratar de uma padronização, as atividades contábeis podem ser otimizadas em vários sentidos.
2 Padronização das DFs Como nosso objetivo é analisar os demonstrativos contábeis – para facilitar a análise é necessário ter um formato padronizado previamente determinado; Assim, padronizar as demonstrações financeiras para análise significa fazer uma crítica às contas, transferi-las quando necessário para outros ...
2.1 A importância da adoção de um padrão internacional
A internacionalização das normas tem sido uma consequência do processo de globalização, uma vez que a interação entre os países, cada vez maior e mais frequente, traz consigo efeitos econômicos e jurídicos e modificam o panorama internacional.
Podemos dizer que são três:Credibilidade: busca conciliar conjuntos de normas e demonstrações contábeis;Comparabilidade: facilita a comparação de informações fornecidas por empresas;Eficiência de comunicação: facilita a compreensão e interpretação de demonstrações financeiras.
Adoção da IFRS: Por que Adotar? Um dos principais motivos favoráveis a IFRS é a implantação de um padrão único para que investidores e analistas contábeis possam mensurar o desempenho e a posição financeira das empresas com maior precisão.
A adoção das IFRS foi um processo que buscou projetar as empresas brasileiras no cenário internacional, visando uma abertura para a captação de recursos no exterior. Além disso, elas foram necessárias para o aumento da transparência e da compreensão das demonstrações brasileiras em qualquer país que as tenha adotado.
Elliot e Elliot (1996) destacam como razões para diferenças no financial reporting os seguintes pontos: características do sistema legal nacional; de que maneira as empresas obtêm seus recursos financeiros (se por meio do mercado acionário ou de credores bancários); o relacionamento entre o Fisco e a Contabilidade; a ...
Como é feito o chiclete passo a passo?
Qual o medicamento mais eficaz para parar de fumar?
Como fazer o desenho ficar realista?
Como se separa o nome homeopatia?
Como se separa a palavra Averigou?
Como se separa água óleo e sal?
Quanto tempo demora a calcificação de um osso?
Como separar as sílabas da palavra também?
Qual a classificação da palavra amendoim?
Como separar as sílabas de ferradura?
O que faz parte da nossa pátria?
Como é o certo de se escrever a palavra exceção?
Quantas vezes abre a boca para falar a palavra chapéu?
Qual sílaba tônica de difícil?
Qual a melhor maneira de se defender de um Pitbull?