Entre as principais características do governo estavam a emenda constitucional de 1960, o plebiscito realizado em 1963, que teve a vitória do presidencialismo e o plano trienal na área econômica.
Esse governo ficou marcado pela radicalização e instabilidade política. As tentativas de reforma conduzidas pelo presidente eram impopulares entre as elites, que eram, naquele momento, apoiadas pelos norte-americanos, e que se organizaram com os militares para derrubar o presidente e instalar uma ditadura.
Os principais acontecimentos dele estão relacionados com a discussão em torno das Reformas de Base, reformas estruturais propostas pelo presidente, e da conspiração golpista, que se realizou durante o mandato de Jango e resultou na sua destituição por meio do Golpe Civil-Militar de 1964.
Jânio chegou à presidência da República de forma muito veloz. Em São Paulo, exerceu sucessivamente os cargos de vereador, deputado, prefeito da capital e governador do estado. Tinha um estilo político exibicionista, dramático e demagógico.
Durante o seu curto mandato, adotou medidas controversas, como: a proibição do uso de biquínis nas praias, suspensão das rinhas de galo, proibição do uso de lança perfume, revelando a ausência de um plano político significativo para a nação.
26 curiosidades que você vai gostar
Entre as principais Reformas de Base estavam: a agrária, a administrativa, a constitucional, a eleitoral, a bancária, a tributária (ou fiscal) e a universitária (ou educacional).
A Política Externa Independente (PEI) foi uma visão das relações internacionais do Brasil, inaugurada com a posse de Jânio Quadros como Presidente do Brasil em janeiro de 1961 e continuada, porém com outros aspectos de condução e implementação, pelo sucessor na presidência, João Goulart (1961-1964).
Jânio Quadros manteve no governo federal as medidas de moralização de costumes e tentou até mesmo proibir o uso de biquínis nas praias. Promoveu uma centralização do poder na presidência, diminuindo os encargos do Congresso Nacional.
A Campanha da Legalidade (também conhecida como Legalidade) foi uma mobilização civil e militar em 1961 para garantir a posse de João Goulart como Presidente do Brasil, derrubando o veto dos ministros das Forças Armadas à sucessão legal do presidente Jânio Quadros, que tinha renunciado, ao então vice-presidente Goulart ...
Como melhorar a qualidade dos ovos?
O que é uma tirinha definição?
Como contabilizar financiamento de imóvel?
O que pode ser feito para melhorar a saúde dos homens?
Como ler QR Code de uma imagem?
Como ler mangas online legalmente?
Como melhorar assimetria do rosto?
Como é praticado o shuffleboard?
O que atrapalha a rotina de trabalho?
Quando um poliedro é chamado de regular?
Quais são as competências específicas da BNCC?
Como funciona a transformação de fração imprópria em número misto?
Como se lê potência elevado a 0?