A economia de Alagoas, desde a chegada dos portugueses, baseia-se no cultivo da cana-de-açúcar. O coronelismo e as oligarquias açucareiras predominaram no estado, permitindo a criação das primeiras vilas e desenvolvendo a economia na região.
A economia alagoana tem sido tradicionalmente baseada na agricultura, tendo como principal produto a cana-de-açúcar. O setor industrial é constituído por usinas açucareiras, fábricas de beneficiamento de algodão e sisal e fábricas de tecidos, apresentando desenvolvimento relativamente pequeno.
A agropecuária, desenvolvida numa região que se estende do litoral à Zona da Mata, é um componente essencial para a economia estadual. Alagoas é o quinto maior produtor nacional de cana-de-açúcar. Outros importantes cultivos são o arroz, feijão, mandioca, milho, banana, abacaxi, coco-da-baía, laranja, algodão e fumo.
Dados Econômicos
As principais atividades econômicas de Alagoas são a extração de petróleo, indústria, pecuária, agricultura e aquicultura. No estado são produzidos abacaxi, arroz, cana-de-açúcar, coco, feijão, fumo, mandioca e milho. A atividade pecuária é destacada criação de bovinos, caprinos, suínos e bubalinos.
Repousando a economia regional na atividade açucareira, tornaram-se os engenhos de açúcar os núcleos principais da ocupação da terra.
43 curiosidades que você vai gostar
78% da área plantada no território alagoano é dedicada à cana-de-açúcar, proporcionalmente, o maior índice de todo o Brasil. Além da cana, os produtos mais produzidos pelo estado são: mandioca, coco-da-baía, abacaxi, laranja e banana.
A economia maceioense está ancorada na administração pública e no turismo. A extração de sal-gema também é uma atividade econômica importante. A infraestrutura urbana de Maceió é a mais desenvolvida do estado de Alagoas.
Os ramalhetes verdes do brasão inserido na bandeira representa outras principais fontes de riqueza do estado: as culturas do coqueiro e da cana-de-açúcar. A estrela de prata de cinco pontas, é uma tradição da heráldica brasileira, onde faz referência a uma das estrelas que estão no brasão e na bandeira do Brasil.
O produto mais importado no ano de 2021 foi o “Adubos ou Fertilizantes Químicos”.
Em 1839 foi criada a cidade de Maceió, que passou a exercer a função de capital da província. Em 1891, no dia 11 de julho, foi assinada a primeira Constituição do estado. Além disso, Alagoas elegeu os dois primeiros presidentes do Brasil República: Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
A cana-de-açúcar é o principal produto agrícola da região em termos de valor, produzido principalmente por Alagoas, Pernambuco e Paraíba.
Alagoas tem uma das maiores diversidades culturais do país, são + de 25 manifestações, como os folguedos caboclinhas, pastoril, pagode, baianas, chegança, guerreiro, dança de são gonçalo, samba de matuto, reisado, maracatu, fandango, bumba-meu-boi, coco de roda… e por aí vai.
É nesta porção do território que está situado o ponto mais alto de Alagoas, a Serra da Onça, no município de Mata Grande. Sua altitude é de 1016 metros.
Embora pouco extensas, ainda existem plantações de cana-de-açúcar na área rural do município. Há também produção de cocos e de frutas como caju, manga e jaca. Por suas belas praias — Ponta Verde, Sete Coqueiros, Jatiúca, Pajuçara — e monumentos históricos, o turismo é uma das principais fontes de renda do município.
3.191 empresas industriais em 2020 no estado. 0,7% do total de empresas que atuam no setor industrial do Brasil.
O estado de Alagoas possui uma estrutura produtiva pautada principalmente na agropecuária, sendo um grande exportador de açúcar da cana, produto semimanufaturado, o que representou 57% das exportações do estado no ano de 2018 e 83% até agosto de 2019, de acordo com MDIC.
Sua principal riqueza era o açúcar, sendo além disso produzidos, embora em menor escala, mandioca, fumo e milho; couros, peles e pau-brasil eram exportados.
De acordo com os dados apresentados, o PIB do Estado de Alagoas apresentou um valor corrente de R$ 58,964 bilhões com variação real de 1,95% em relação ao ano anterior.
Mutum, ave símbolo de Alagoas, é reintroduzido na natureza.
O brasão simboliza as três vilas que deram origem ao estado: Vila de Alagoas, Porto Calvo e Penedo. Ao redor aparecem ramos de algodão e de cana-de-açúcar. Eles são para lembrar a principal economia da história do território alagoense. Os peixes que aparecem sobrepostos na parte de cima do brasão, são tainhas.
As cores das faixas (vermelho, branco e azul), escolhidas por estarem presentes no brasão estadual, remetem à tricolore, simbolizando os ideais da Revolução Francesa: liberdade, igualdade e fraternidade.
7 dias em Maceió com roteiro ecológico e sustentável#01 Dia – Destino: Maceió ... #02 Dia – Destino: Pontal da Barra. ... #03 Dia – Destino: Riacho Doce. ... #04 Dia – Destino: Paripueira. ... #05 Dia – Destino: Rota Ecológica dos Milagres. ... #06 Dia – Destino: Praia do Gunga. ... #07 Dia – Destino: Piscinas Naturais de São Miguel dos Milagres.
A economia do Estado da Bahia é bastante diversificada, com atuação nas atividades da agropecuária, indústria, mineração, turismo e serviço. ... No setor primário da economia, o Estado da Bahia se destaca como produtor de cacau, sisal, mamona, coco, feijão e mandioca.
Quem nasce em Maceió é maceioense; quem nasce em São Paulo é paulistano.
Como funciona o afastamento do trabalho por cirurgia?
Porque meu chip da Claro não recebe SMS?
Como os tratados de direitos humanos são incorporados no Brasil?
Para que serve a tesoura Spencer?
É normal uma calopsita espirrar?
Como calcular o 13o salário com redução de jornada?
Quais documentos a empresa deve guardar?
O que se pode fazer com 50 reais?
Como calcular 40 do adiantamento salarial?
Qual a metodologia utilizada pelo professor?
Quantos Alto-falantes tem um celular?
Qual banco do Nubank para transferência?
Qual a distância entre as estacas de uma cerca?
Tem algum site que dá para conversar?
Qual o parentesco entre Leta Lestrange e Bellatrix Lestrange?