Os fatores ambientais podem ser: agentes físicos, substâncias químicas, agentes biológicos e fatores nutricionais. Eles estão relacionados às características geográficas de uma região, à cultura dos grupos, ao status socioeconômico e a fatores ocupacionais (Hutt e Burkitt, 1986).
No topo da lista de doenças associadas ao ambiente estão acidente vascular cerebral, com 2,5 milhões de mortes em 2012, doença cardíaca isquêmica, lesões não intencionais (por exemplo, acidentes rodoviários ocasionados por deslizamentos ou enchentes), câncer, doenças respiratórias crônicas, diarreias, infecções ...
A poluição na água, por exemplo, pode causar problemas gastrointestinais, e a poluição atmosférica relaciona-se com problemas respiratórios. Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), Saúde Ambiental são todos aqueles aspectos da saúde humana, incluindo a qualidade de vida, que estão determinados por fatores físicos, químicos, biológicos, sociais e psicológicos no meio ambiente.
Os impactos dos problemas ambientais gerados pelos processos de produção e con- sumo sobre a saúde humana podem se ma- nifestar sob a forma de eventos agudos, como no caso dos acidentes industriais am- pliados – o de Seveso, Chernobyl, Bhopal, Vila Socó e centenas de outros – que causam mortes, lesões corporais, ...
Esses fatores incluem a luz, o ar, a água, o solo (chamados fatores abióticos) e os próprios seres vivos, nas suas relações ecológicas (fatores bióticos). O meio ambiente abiótico inclui factores como solo, água, atmosfera e radiação.
Dentre os principais impactos ambientais negativos causados pelo homem, podemos citar a diminuição dos mananciais, extinção de espécies, inundações, erosões, poluição, mudanças climáticas, destruição da camada de ozônio, chuva ácida, agravamento do efeito estufa e destruição de habitats.
Zoólogos e infectologistas indicam que mudanças no comportamento humano – destruição de habitats naturais somado ao rápido movimento de pessoas no planeta – facilitou a transmissão de doenças antes circunscritas à natureza distante.
Acrescidas às questões pessoais e de estilo de vida, temos os fatores ambientais de trabalho, que interferem na saúde do trabalhador. A má estruturação, tanto em termos técnicos como organizacionais pode levar o indivíduo a uma variedade de doenças e afecções e o excesso de horas-extras a mortes prematuras.
Mas não é só a poluição que causa danos, o desmatamento, a introdução de novas espécies e várias outras ações podem colocar em risco a saúde da população. Veja alguns dos principais impactos ambientais e suas consequências no que diz respeito à saúde humana:
SILVA, Lidiane M. da. SAÚDE AMBIENTAL: a importância dos fatores ambientais para a promoção de políticas pública de saúde. 2014. 36f. Monografia (Especialização em Gestão Ambiental em Municípios). Universidade Tecnológica do Paraná, Medianeira, 2014.
Determinantes Sociais, Econômicos e Ambientais da Saúde Determinantes Sociais, Econômicos e Ambientais da Saúde19 DETERMINANTES SOCIAIS, ECONÔMICOS E AMBIENTAIS DA SAÚDE Antonio Ivo de Carvalho
Pode usar massageador elétrico no rosto?
Como pressurizar uma rede de hidrante?
Como escrever maior ou igual Excel?
Como pedir a isenção do IPVA 2021?
Como fazer a Semijoia durar mais?
Quais documentos necessários para se inscrever no concurso público?
Como ficar mais bonita para o boy?
Como fica to Watch no present continuous?
Quem pode prescrever naltrexona?
Quais vidrarias podem ser utilizadas para aquecer soluções?
Como instalar o padrão da Enel?
Quem pode presidir Assembleia Geral?
Como presentear uma pessoa à distância?
Como prestar serviço para o Google home office?
O que pode ser feito para preservar as florestas?