Documentos recomendados a se constar no PIE:Instrução técnica: Planejamento da tarefa – base e no campo;APR (análise preliminar de risco);Aterramento temporário;Sinalização de canteiro de trabalho;Laudo Técnico – SPDA;Laudo de CA;Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;
Documentos e registros
c) relatório de ensaio do dispositivo diferencial residual; d) relatório de ensaio dos equipamentos e ferramentas portáteis; e) relatório de ensaios e certificados dos EPI; f) relatório do sistema de aterramento, equipotencialização e potenciais permissíveis.
O PIE é um sistema organizado de informações pertinentes às instalações elétricas e aos trabalhadores que sintetizará o conjunto de procedimentos, ações, documentações e programas que a empresa mantém ou planeja executar para proteger o trabalhador dos riscos elétricos.
A Norma NR10 estabelece que todas as instalações com carga instalada superior a 75 kW devem constituir e manter o Prontuário de Instalações Elétricas, ou seja, precisam preparar um conjunto de documentos, diagramas unifilares, procedimentos e os devem manter dispostos organizadamente.
4 – Prontuário de Instalações Elétricas para potência acima de 75kW“d) documentação comprobatória da qualificação, habilitação, capacitação, autorização dos trabalhadores e dos treinamentos realizados;e) resultados dos testes de isolação elétrica realizados em equipamentos de proteção individual e coletiva;
38 curiosidades que você vai gostar
Exigências do Prontuário(PIE) de NR10
O Prontuário das Instalações Elétricos (PIE) é obrigatório para todas empresas que possuem carga igual ou superior à 75 kW, item 10.2.4 e deve ser elaborado e mantido por um profissional habilitado, item 10.2.7.
A NR10 demonstra que os documentos de cunho técnico previstos no PIE devem ser necessariamente elaborados por profissionais legalmente habilitados. Além disso, precisam ser organizados e mantidos pelo empregador ou pela pessoa formalmente designada pela empresa.
O PIE, ou Prontuário das Instalações Elétricas conforme NR10 é um conjunto de documentos técnicos desenvolvido e mantido por um profissional legalmente habilitado junto com a ART (Anotação de Responsabilidade Técnica), que possui o objetivo de garantir a segurança das empresas e seus trabalhadores ao implementar ...
Prontuário de instalações elétricas é um documento organizado e de fácil acesso de informações pertinentes às instalações elétricas e aos profissionais que exercem essa função específica.
ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo.
A NBR 5410 é uma norma que determina condições e regras para instalações elétricas de baixa tensão até 1000V em tensão alternada e 15000V em tensão ininterrupta no Brasil. ... Está norma é aplicada para instalações elétricas de casas, predios, comercial, industrial, agropecuário e etc.
A Norma NR20 estabelece que todas as instalações que manuseiam combustíveis e inflamáveis precisam preparar um conjunto de documentos como desenhos, plantas, certificados, fichas de produtos, formulários etc. que evidenciem o seu atendimento, e chamou este arquivo de Prontuário da Instalação.
10.4.4 As instalações elétricas devem ser mantidas em condições seguras de funcionamento e seus sistemas de proteção devem ser inspecionados e controlados periodicamente, de acordo com as regulamentações existentes e definições de projetos.
Primeiros passos da desenergizaçãoSeccionamento. ... Impedimento de reenergização. ... Constatação da ausência de tensão. ... Instalação de aterramento temporário com equipotencialização dos condutores dos circuitos. ... Proteção dos elementos energizados existentes na zona controlada.
PRIORITARIAMENTE? seccionamento automático de alimentação, bloqueio do religamento automático. atender às Normas Internacionais vigentes.
Todavia, o item 10.5.1 da NR 10 apresenta alguns procedimentos para que a instalação seja considerada desenergizada tecnicamente, na seguinte sequência: a) Seccionamento (Desligamento automático ou manual através de chave seccionadora, interruptor, disjuntor);
Medidas de Proteção Coletiva em Instalações ElétricasIsolação das partes vivas.Obstáculos.Barreiras.Sinalização.Sistema de seccionamento automático de alimentação.Bloqueio do religamento automático.
Fica implícito que os trabalhadores que intervenham em instalações elétricas energizadas com alta tensão, com serviços realizados por meios remotos (telecontrole, telecomandos, sistemas informatizados.....), executados nas zonas livres, estão excluídos das condições impostas no subitem.
10.1.2 Esta NR se aplica às fases de geração, transmissão, distribuição e consumo, incluindo as etapas de projeto, construção, montagem, operação, manutenção das instalações elétricas e quaisquer trabalhos realizados nas suas proximidades, observando-se as normas técnicas oficiais estabelecidas pelos órgãos competentes ...
Documentos recomendados a se constar no PIE:Instrução técnica: Planejamento da tarefa – base e no campo;APR (análise preliminar de risco);Aterramento temporário;Sinalização de canteiro de trabalho;Laudo Técnico – SPDA;Laudo de CA;Ficha descritiva de autorização para trabalhos na edificação;
O Relatório Técnico de Inspeção Elétrica (RTI) é um documento integrante do Prontuário das Instalações Elétricas (PIE), neste documento constam as informações obtidas em uma inspeção geral e minuciosa das instalações elétricas e de toda a documentação referente a esta.
Conteúdo programático
introdução à segurança com eletricidade. riscos em instalações e serviços com eletricidade: a) o choque elétrico, mecanismos e efeitos; b) arcos elétricos; queimaduras e quedas; c) campos eletromagnéticos. Técnicas de Análise de Risco. Medidas de Controle do Risco Elétrico: a) desenergização.
Como determinar a zona de risco e a zona controlada?Para tensões de até 1000V, a zona livre está acima de 70 centímetros.Abaixo de 70 cms até 20cms do ponto energizado, somente os trabalhadores com curso de NR10 tem permissão de acesso.
A NR-10 prevê que devem existir obstáculos e anteparos para prevenir o contato acidental com partes energizadas de equipamentos ou instalações. Mesmo quando atuando sobre tal equipamento, os trabalhadores não devem ser capazes de tocar acidentalmente nas partes energizadas.
A cautela e a capacitação também colaboram para evitar ocorrências que possam trazer riscos à vida dos trabalhadores. Além dos equipamentos de segurança individuais, usa-se os de proteção coletiva, como: vara de manobra isolada, detector de ausência de tensão, cones de sinalização e escadas com isolamento.
Pode andar com patinete elétrico na chuva?
Qual o lucro em média de uma loja de açaí?
O que planta no mês de setembro?
Quais são as doenças dos ossos e articulações?
Quais as características do multiculturalismo no Brasil?
Porque a solda mig fica preta?
Quais são os tipos de discurso?
Quais são as potências da alma?
Quem usa antidepressivo pode tomar creatina?
Quais os alimentos que uma pessoa portadora de lúpus deve comer?
Como testar os primeiros movimentos do recém-nascido?
O que é rosca direta com halteres?
Como saber se uma pessoa é introvertida?
Quantas calorias tem 5 colheres de sopa açúcar?