Exerce função respiratória e fonatória, e também impede a entrada de partículas estranhas nas estruturas respiratórias. Possui nove peças cartilaginosas: cartilagem tireoidea, epiglote e cartilagem cricoide; e as cartilagens cuneiforme, corniculada e aritenoide, que se apresentam em pares.
Na laringe estão presentes três cartilagens pares e três cartilagens ímpares. As cartilagens ímpares são a tireoide, cricoide e epiglote, enquanto as pares são as aritenoides, cuneiformes e corniculadas.
A cartilagem cricóide, ou simplesmente cricóide (grc. κυκλοειδής= "em forma de anel"), é um anel formado por cartilagem hialina e constitui a parte inferior da laringe, ligando-se à traqueia.
As cartilagens da laringe são a tireóide, a cricóide e a epiglote (ímpares) e a aritenóide, a corniculada e a cuneiforme (pares). As cartilagens tireóide, cricóide e aritenóide são cartilagens hialinas e podem sofrer calcificação, que se inicia depois dos 20 anos. As restantes são cartilagens elásticas.
A laringe é um órgão do sistema respiratório, uma estrutura complexa, composta de cartilagem e músculos, localizada na região superior do pescoço. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na deglutição e na fonação.
A laringe é um órgão do sistema respiratório, uma estrutura complexa, composta de cartilagem e músculos, localizada na região superior do pescoço. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na deglutição e na fonação.
A laringe é um órgão do sistema respiratório, também responsável pela fala (fonação). Permite a passagem do ar entre a faringe e a traqueia, mas impede que alimentos entrem nas vias aéreas. É composta por cartilagens, membranas, músculos e ligamentos que atuam em conjunto na fonação.
A cavidade da laringe é dividida em três porções: vestíbulo, glote e cavidade infraglótica: o vestíbulo vai do ádito da laringe às pregas vocais, englobando as pregas vestibulares e os ventrículos.
A laringe está localizada no pescoço, acima da abertura da traqueia e ajuda a proteger a traqueia e a via aérea no momento de engolir alimentos e líquidos. A laringe está dividida em: Supraglote (área acima das cordas vocais). ... Glote (área que contém as cordas vocais).
As articulações da laringe são sinoviais e ocorrem entre as cartilagens tireóide e cricóide (articulação cricotireóidea) e entre as cartilagens cricóide e aritenóide (articulação crico-aritenóide).
A fibras elásticas do ligamento vocal e da mucosa da laringe foram muitas vezes investigadas desde a sua descoberta e a sua importância funcional na produção e modificação da voz tem despertado interesse acerca da sua distribuição e arranjo. A laringe adulta está situada na parte média do pescoço, actua como um esfíncter.
A cartilagem elástica, também conhecida como cartilagem amarela, é constituída por redes de fibras elásticas e colágenas das quais as principais proteínas são elastina. Sob o microscópio (histologicamente), a cartilagem elástica e a cartilagem hialina são muito parecidas, além das muitas fibras amarelas que se encontram em uma matriz sólida.
As membranas e ligamentos da laringe são classificadas de acordo com as suas funções. O músculo cricotireóideo é o único músculo da laringe que é inervado pelo nervo laríngeo externo, enquanto todos os outros são inervados pelo nervo laríngeo recorrente.
Quais os sintomas da falta de potássio no organismo?
Como se dá a formação da personalidade?
Como evitar a infecção da corrente sanguínea?
Como funciona a homeostase no corpo humano?
Onde ocorre a degradação do grupo heme?
Quais as fases da esquistossomose?
O que caracteriza os peixes ósseos?
Quando ocorre a inflação de custos?
Como baixar e instalar o Moodle?
Como foi a formação das montanhas e a expansão dos oceanos?
Como tratar falta de controle emocional?
Como é o processo de glicose no organismo?