Rui Barbosa de Oliveira, político e jurisconsulto, nasceu em Salvador, Bahia, em 5 de novembro de 1849. ... Faz-se necessário ressaltar aqui que Rui Barbosa era um vigoroso defensor da implantação da Educação Física, propondo a higienização e não a eugenização da raça.
Além de defender a liberdade de ensino, Rui também defende, e com a mesma veemência, o ensino obrigatório. Diz ele que "obrigar à instrução elementar é necessidade e justiça.
necessidade da ginástica para melhorar a produção industrial do país. importância de se ter um corpo saudável para sustentar a atividade intelectual. importância do desenvolvimento e do crescimento das crianças nas escolas brasileiras.
Para Rui Barbosa, a educação seria capaz de transformar a sociedade e junto com ela e por meio dela a idéia de como ser saudável. Faz-se necessário ressaltar aqui que Rui Barbosa era um vigoroso defensor da implantação da Educação Física, propondo a higienização e não a eugenização da raça.
Talvez um dos primeiros defensores do esporte como inserção social no país tenha sido Rui Barbosa. É dele o parecer da Reforma do Ensino de 1882, sobre a importância da educação física e dos esportes na formação dos jovens do país.
16 curiosidades que você vai gostar
Rui Barbosa já se referia, em seu “parecer” de 1882, na “Reforma do Ensino Secundário e Superior”, à condição do país em ser essencialmente agrário, defendendo a necessidade de mudança em direção ao desenvolvimento de atividades industriais.
Além da defesa da abolição do trabalho escravo, Rui Barbosa atuou em projetos que estipulavam mudanças para a educação brasileira. Na Reforma Geral do Ensino, Rui Barbosa propôs um sistema de ensino gratuito, obrigatório e laico que permitisse aos brasileiros estudarem da infância até a universidade.
Na primeira metade de 1931, ele implementou uma significativa reforma na educação nacional, com destaque para a criação do Conselho Nacional de Educação e a reorganização do ensino secundário e superior, que passaria a ser identificada com o seu nome – Francisco Campos.
Entre os educadores que lideraram o movimento da Escola Nova estão Anísio Teixeira, da Bahia, Fernando de Azevedo e Manuel Lourenço Filho, de São Paulo. Várias reformas foram realizadas no Brasil na década de 1920: 1920 - Sampaio Dória realiza em São Paulo a primeira dessas reformas regionais do ensino.