A disponibilidade de um número quase ilimitado de endereços IP é um dos maiores benefícios da implementação de redes IPv6. Comparado ao IPv4, o IPv6 aumenta o número de bits do endereço por um fator 4. Desta forma, o endereço que na versão 4 era de 32 bits, passa a ter 128 bits.
A primeira grande vantagem do IPv6, e mais óbvia, é um aumento considerável de endereços IP, com mais de 340 trilhões de trilhões de trilhões. Esse é um número grande demais para imaginar e que deve ser o suficiente para suportar a internet nos próximos anos.
A diferença mais óbvia, e a mais aplicável para pessoas comuns, é a diferença nos formatos: IPv4 usa um endereço de 32 bits. IPv6 usa um endereço de 128.
Se o objetivo dessa transição de IPv4 a IPv6 era evitar algumas das piores falhas do esgotamento do estoque de endereços IPv4, então nós fracassamos. A consequência desse fracasso é que estamos agora trazendo um novo desafio para a Internet.
Um dos pontos chave desta transição é a segurança. Muitos têm apostado que o IPv6 é naturalmente mais seguro que o IPv4, se baseando, provavelmente, no suporte obrigatório que o IPv6 oferece ao IPSec.
23 curiosidades que você vai gostar
A Internet continua a crescer exponencialmente, com a conexão de novas empresas, instituições e pessoas à rede. Fatores como a inclusão digital e as tecnologias 3G, entre muitos outros, contribuem para esse crescimento. Por isso os endereços estão terminando.
O principal problema de segurança é que os túneis não autorizados podem tornar o tráfego de IPv6 invisível criando um caminho desprotegido para dentro e fora da rede corporativa. O fechamento desses caminhos requer visibilidade e é importante saber como funcionam os mecanismos de transição para o IPv6.
As técnicas de transição podem ser classificadas segundo sua funcionalidade: Pilha dupla:consiste na convivência do IPv4 e do IPv6 nos mesmos equipamentos, de forma nativa, simultâneamente. Essa técnica é a técnica padrão escolhida para a transição para IPv6 na Internet e deve ser usada sempre que possível.
Normalmente as equipes não mudam de forma direta do IPV4 para o IPV6. Dessa forma, é feito um período de transição. Essa mudança pode ser feitas através dos nodes do dual-stack, juntamente com protocolos de túnel ou outros mecanismos de tradução entre IPv4 e IPv6, onde os nodes de dual-stack não são viáveis .
O tunelamento é um método de integração onde um pacote de IPv6 é encapsulado dentro de outro protocolo, como o IPv4. Esse método permite a conexão das ilhas de IPv6 sem que haja a necessidade de converter as redes intermediárias para o IPv6.
O IPv6 é, então, a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits. Ou seja, trata-se do sucessor do IPv4, uma vez que o antigo protocolo não mais suporta a demanda de endereços. Atuando em 128 bits, o IPv6 suporta cerca de 340 undecilhões de endereços, contra 4 bilhões suportados pelo IPv4.
O que é o IPv4? O IPv4 é a quarta e mais difundida versão do protocolo IP. Com endereços no padrão 32 bits, é bem antigo e possui vários problemas — desde falhas de segurança incontornáveis até o esgotamento da sua capacidade de expansão. Hoje, em todo o mundo, já está bem difícil conseguir um endereço nesse padrão.
E o que é IPv6 e para que serve? O Internet Protocol Version 6 (Protocolo de Internet Versão 6, em português) é a denominação da versão mais recente do padrão responsável por abrigar todos esses endereços de dispositivos conectados à internet, como celulares, computadores e até eletrodomésticos, televisores e etc.
Desvantagens do IPv6 • Um potencial problema do IPv6 é que ele é menos eficiente ao utilizar a banda disponível, o que pode causar lentidão em sites de rede com menor banda disponível.
Característica do IPv6Endereços Maiores. O novo tamanho de endereço é a mudança mais visível. ... Formato Flexível de Cabeçalho. O IPv6 usa um formato de um datagrama inteiramente novo e incompatível. ... Opções Aprimoradas. ... Suporte para Alocação de Recursos. ... Provisão para Extensão de Protocolos.
O protocolo IPv6 pode manipular pacotes de maneira mais eficiente, melhorar o desempenho e aumentar a segurança. Ele permite que provedores de serviços de internet reduzam o tamanho de suas tabelas de roteamento, tornando-os mais hierárquicos.
IPv4vs IPv6 – Combinações
O Protocolo de Internet versão 4 possui endereços no padrão 32 bits e sustenta cerca de 4 bilhões de combinações de endereços IP em todo o mundo. Já o IPv6 é a versão 6 do Protocolo de Internet, com endereços no padrão 128 bits, permitindo, portanto, cerca de 340 undecilhões de endereços.
Vá a Menu Iniciar > Painel de Controle > Conexões de rede e clique com o botão direito do mouse sobre a rede que será configurada. Vá a “Propriedades” e na tela “Geral” habilite a opção “Microsoft TCP/IP versão 6”. Pronto. Isto é o suficiente para que o novo protocolo de internet esteja funcionando em sua máquina.
datagramas IPv4, enquanto os sistemas habilitados para IPv4 não podem manusear datagramas IPv6”. IPv6 comuniquem-se com outros que usam IPv4, por meio da conversão de cabeçalhos dos datagramas.
Próximo Cabeçalho (8 bits) - Identifica o cabeçalho de extensão que segue o atual. Ele foi renomeado (no IPv4 chamava-se Protocolo) para refletir a nova organização dos pacotes IPv6, uma vez que ele deixou de conter os valores referentes a outros protocolos, para indicar os tipos dos cabeçalhos de extensão.
O tempo de vida do IPv4 vem se estendendo pelo uso de técnicas paliativas para a reutilização de endereços, tais como o Network Address Translation (NAT), Classless Interdomain Routing (CIDR), e atribuições de endereços de forma temporária com o serviço Dynamic Host Configuration Protocol (DHCP).
Os roteadores da internet são designados a descartar qualquer pacote com endereços nesta faixa. Mais uma séria limitação do IPv4 é a falta de uma camada de segurança. Ele foi "desenvolvido para ser usado em redes onde as pessoas confiam umas nas outras" e não em um ambiente anárquico como a internet atual.
O IPv6 também suporta resolução de nomes mais segura. O protocolo Secure Neighbor Discovery (SEND) é capaz de permitir a confirmação criptográfica de que um host é quem ele afirma ser no momento da conexão. Isso torna mais difícil o ARP Poisoning e outros ataques baseados em nomes, como o IP Spoofing.
O recurso SPI Firewall Protection (Proteção de Firewall SPI) rastreia o estado das conexões de rede que passam por ela. Este recurso protege a conexão de rede contra ataques de Internet e de Denial of Service (DoS) (Negação de serviço (DoS)); por isso recomenda-se mantê-lo ativo.
O IPv4 foi a quarta versão desse protocolo, embora tenha sido disponibilizada 30 anos atrás, e mesmo que contenha mais de 4 bilhões de endereços únicos com seus 32 bits, está à beira de um esgotamento, o que leva à necessidade de evoluir para atender à demanda atual.
Quais são os efeitos reflexos da sentença?
Qual a eficácia do anticoncepcional ciclo 21?
Qual é melhor microfibra ou poliéster?
Para que serve mudar o IP do roteador?
Qual é a diferença entre empresa e sociedade?
Qual é a diferença entre direito tributário e legislação tributária?
Quais são as perguntas que a banca faz no TCC?
Pode ir ao ginecologista sozinha?
Qual é o melhor amuleto de proteção?
Quais os três pilares do capitalismo?
O que pode ser dores no pescoço do lado esquerdo?
É possível o envio direto do inquérito policial ao Ministério Público?
Quem cortou o chifre do 8 Caudas?
O que é heterogeneidade sinônimo?
E devido o adicional noturno mesmo após às 05 horas do dia seguinte?