Disponível em modalidades presencial e a distância (EAD), o curso de extensão universitária pode ser realizado por qualquer pessoa, independentemente de possuir ou não vínculo com a faculdade que o oferta, e nem mesmo é exigido diploma de nível superior.
Apenas as instituições de ensino superior devidamente credenciadas pelo MEC podem oferecer cursos de extensão. No caso dos cursos livres, eles podem ser oferecidos por qualquer instituição ou empresa. Na prática, o curso de extensão é sempre mais interessante, porque ele garante o diploma com o nome da universidade.
Os requisitos para participar do curso de extensão dependem da universidade responsável. Porém, não há obrigação de que o aluno tenha um diploma de graduação, e o único requisito exigido é a formação no ensino médio. Portanto, os estudantes de graduação ou pós-graduação podem se inscrever normalmente.
Existem várias formas de participação. Pode ser organizando atividades dentro das Ações; Atuando como bolsista, voluntário ou integrante da equipe executora na Ação de Extensão; Ou participando dos cursos, seminários, e assim por diante.
Os cursos de extensão só podem ser oferecidos por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). ... Já os cursos livres não seguem nenhuma exigência e não têm relação com o MEC. Ou seja, qualquer empresa pode vender cursos desse tipo.
28 curiosidades que você vai gostar
Enquanto os cursos livres possuem uma visão mais direcionada ao mercado de trabalho, os cursos de extensão são focados no meio acadêmico. Ou seja, a certificação do curso de extensão universitária possui vínculo com instituições de nível superior.
Resumidamente, um curso livre é um curso de menor duração, focado em um aprendizado pontual para qualificação profissional ou pessoal em alguma área específica. Um curso de confeitaria, por exemplo, pode ser em formato de curso livre. Existem, hoje, diversas profissões em alta para se criar um curso livre!
Projetos de extensão devem buscar solucionar problemas existentes, de interesse e necessidade da sociedade, ampliando a relação desta com a Universidade. Envolvem ações de conscientização, capacitação, difusão de informação, tecnologia e cultura, consultorias, emissão de laudos, entre outras.
Estrutura do projeto de extensão:1 Identificação. 1.1 Título do projeto. ... 2 Caracterização do problema. ... 3 Objetivos. ... 3 Justificativa. ... 4 Metodologia. ... 5 Recursos humanos, físicos, financeiros e equipamentos. ... 6 Cronograma. ... 7 Parcerias.
Saiba como participar de projetos de pesquisa e extensão
O estudante deve cumprir uma carga horária mínima de atividade complementares que são preenchidas, normalmente, por eventos de extensão. Eles são fáceis de achar. A própria universidade oferece cursos e palestras, divulga congressos e eventos.
Os cursos de formação continuada podem ser desenvolvidos nas modalidades de cursos de extensão, com carga horária de 30 a 120h; cursos de aperfeiçoamento, com carga horária mínima de 180h; e cursos de especialização, com carga horária igual ou superior a 360h.
De modo geral, os cursos de extensão possuem certificação, são reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC) e possuem duração média de 3 meses, porém não possuem validade acadêmica (ao contrário do que acontece com os cursos de graduação).
Como colocar cursos e certificados no currículoCria uma nova seção no seu currículo;Chame-a de "Educação complementar;"Informe o nome do curso;Coloque o nome da instituição;Inclua a data de formatura;Use 5 ou 6 bullet points para destacar o que você aprendeu.
Dá-se o nome de extensão universitária a todas as atividades promovidas por instituições de ensino superior destinadas à interação entre ela e a comunidade na qual está inserida, constituindo uma ponte permanente entre a universidade e a sociedade.
Como adicionar certificados no LinkedInNo seu perfil, clique em “Adicionar seção do perfil”;Clique em “Histórico profissional” e depois em “Licenças e certificados”;Preencha as informações do documento. ... Clique em “Salvar” para finalizar ou em “Salvar e adicionar outro” para cadastrar mais certificados.
A Extensão Universitária é a ação da Universidade junto à comunidade que possibilita o compartilhamento, com o público externo, do conhecimento adquirido por meio do ensino e da pesquisa desenvolvidos na instituição.
O planejamento em extensão rural consiste na descrição metódica de como deverá ser organizado um conjunto de ações a serem executadas em um dado período de tempo, visando alcançar objetivos determinados, em função de um público pré-definido.
Sugerimos o cumprimento das seguintes etapas:Definição do tema;Definição do objetivo geral;Definição dos objetivos específicos;Justificativa;Metodologia;Atividades;Acompanhamento, avaliação e disseminação;Definição do título do projeto;
É uma ação processual e contínua de caráter educativo, social, cultural, científico ou tecnológico, com objetivo específico e prazo determinado, de no mínimo 6 meses. Um Projeto de Extensão pode acontecer isoladamente ou pode ser vinculado a um Programa de Extensão.
Talvez a principal vantagem em um projeto de extensão seja conhecer novos campos do Direito. Não que eles sejam totalmente inexplorados na graduação, porém, nem sempre é possível se aprofundar neles. Com todo conteúdo fundamental, questões mais atuais podem ficar pouco detalhadas em sala de aula.
Modalidades das Ações de Extensão1 – Programa. “Conjunto articulado de projetos e outras ações de extensão (cursos, eventos, prestação de serviços), preferencialmente integrando as ações de extensão, pesquisa e ensino. ... 2 – Projeto. ... 3 – Curso. ... 4 – Evento. ... 5 – Prestação de Serviço.
Diferenças entre programas e projetos de extensão
Assim como o Ensino se materializa por meio das disciplinas e a Pesquisa por meio da investigação, a Extensão é realizada por meio de ações, de programas e de projetos.
Nesse sentido, a principal diferença entre o curso livre e o curso técnico é que o último precisa ser registrado no Ministério da Educação (MEC). Além disso, o curso técnico tem um caráter profissionalizante. ... Já o curso livre é muito mais flexível, com opções totalmente pela internet e também presenciais.
Atualização dos conhecimentos
Para quem já é formado, os cursos livres garantem ao profissional a possibilidade de continuar aperfeiçoando seus conhecimentos. Na realidade de quem já está inserido no mercado de trabalho, esse tipo de formação é interessante justamente pela objetividade e pela curta duração.
E é exatamente isso que o curso livre oferece: flexibilização de tempo. Por não ter uma grade curricular fechada, é possível fazer a sua programação e aprender nos momentos mais adequados à sua rotina. Além disso, com a acessibilidade, é possível estudar em qualquer lugar usando um smartphone ou notebook.
Como regular volume interfone Intelbras?
Onde é julgado o crime de estelionato?
Como ativar touchpad notebook?
Quanto tempo andam as cadelas prenhas?
Como retirar dinheiro da conta paypal?
Quanto custa um cachorro da raça maltês?
Quanto tempo dura o curso de serviço social?
Como saber se um local é seguro?
O romantismo foi fortemente influenciado por quais ideais?
Como é dividido o seguro de vida entre esposa e filhos?
Como se escreve dezessete por extenso?
Qual a importância dos movimentos sociais para a educação?
Quando vai chegar a nova Spin?
Como ver atualização do windows?