A lógica formal ou menor compreende três partes, que tratam da apreensão e do termo, do juízo e da proposição, e do raciocínio e da argumentação.
A lógica é frequentemente dividida em três partes: o raciocínio indutivo, o raciocínio abdutivo e o raciocínio dedutivo.
Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.
Na lógica formal, também chamada de lógica simbólica, há a redução das proposições a conceitos bem definidos. Desse modo, o que é dito não é o mais importante, e sim, sua forma. A forma lógica dos enunciados é trabalhada através da representação (simbólica) das proposições por letras: p, q e r.
O raciocínio se faz com o relacionamento de duas idéias: as premissa e a conclusão, que na lógica chamamos de inferência. ... Para um raciocínio ser lógico é necessário atender a três princípios: princípio da identidade, princípio do terceiro excluído e o princípio da não contradição.
27 curiosidades que você vai gostar
Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.
...
Raciocínio LógicoDedução corresponde a determinar a conclusão. ... Indução é determinar a regra. ... Abdução significa determinar a premissa.
Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não-contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não-contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não-P* é verdadeira.
A LÓGICA FORMAL. A Lógica Formal, lógica clássica de Aristóteles, é uma forma de pensar, de conhecer, de organizar o raciocínio sem considerar o conteúdo. O raciocínio se faz com o relacionamento de duas idéias: as premissa e a conclusão, que na lógica chamamos de inferência. Ocorre que nem todo raciocínio é lógico.
É marcado por três características principais: é mediato, é demonstrativo (dedutivo ou indutivo), é necessário. Três proposições o constituem: premissa maior, a premissa menor e a conclusão.
...
Proposição e as categoriasSubstância;Quantidade;Qualidade;Relação;Lugar;Tempo;Posição;Posse;
Lógica Formal - estudo das condições de coerência do pensamento e do discurso. A lógica formal estuda argumentos, procurando estabelecer a relação entre a forma de um argumento e a sua validade. A lógica ensina a distinguir argumentos de não-argumentos e argumentos válidos de argumentos não-válidos.
Exemplos. é verdade simplesmente por sua forma. Ou seja, o valor "intermediário", que Sócrates não é nem mortal, nem não-mortal, é excluído pela lógica, e portanto, ou a primeira possibilidade (Sócrates é mortal) ou a negação (não é o caso de Sócrates ser mortal) tem que ser verdade.
O princípio de razão suficiente é um princípio filosófico segundo o qual tudo o que acontece tem uma razão suficiente para ser assim e não de outra forma, em outras palavras, tudo tem uma explicação suficiente. Exemplo: Para cada entidade X, se X existe, então há uma explicação suficiente do porquê X existe.
Ele se divide em três tipos: dedução, indução e abdução.
O que é Lógica:
Em sentido figurado, a palavra lógica está relacionada com um maneira específica de raciocinar, de forma acertada. Por exemplo: Isso nunca vai funcionar! O teu plano não tem lógica nenhuma!
A proposição existencial declara a existência, posição, ação ou paixão do sujeito: "Um homem é (existe)". Por isso, não necessita de predicado. A proposição predicativa declara a atribuição de alguma coisa a um sujeito por meio do verbo de ligação é: "Um homem é justo".
O objeto da lógica é a proposição, uma proposição é constituída por elementos que são seus termos; substância; quantidade; qualidade; relação; cugar; tempo; posição; pose; ação; paixão ou passividade. São elas a extensão e a compreensão.
A palavra lógica pode denotar tanto um conjunto de regras racionais para a obtenção de um conhecimento quanto a área da filosofia que estuda a validade formal das proposições linguísticas e matemáticas.
lógica material (ou maior), parte da lógica que trata da aplicação das operações do pensamento segundo a matéria ou natureza dos objetos a conhecer. Enquanto a lógica formal se preocupa com a estrutura do pensamento, a lógica material investiga a adequação do raciocínio à realidade.
A lógica formal (ou aristotélica), oferece procedimentos que podem ser utilizados em qualquer tipo de raciocínio, não apenas de forças contrárias. Para Aristóteles, a lógica é um “instrumento para conhecer”.
Textos opinativos em jornais e revistas oferecem exemplos de textos ilustrativos de lógica informal, geralmente porque tais textos são curtos e freqüentemente falaciosos. ... Todavia, lógica informal também é utilizada para raciocinar sobre eventos em ciências humanas e sociais.
Pode-se afirmar que a lógica aristotélica:
Ocupa-se com os conteúdos pensados ou com os objetos referidos pelo pensamento. II. Estabelece as condições e os fundamentos necessários de todas as demonstrações. III.
A ética de Aristóteles (384 a.C — 322 a.C.) é uma teoria da virtude, isso quer dizer que os princípios éticos estão determinados pelo caráter, ou melhor, pelo caráter virtuoso de uma pessoa. A teoria ética aristotélica está presente na obra Ética a Nicômaco, uma das obras fundamentais do filósofo clássico grego.
Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois ocupou-se do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse por este termo. No século IV a.C., Aristóteles chamou de “analítica” o que ficaria conhecido como lógica séculos mais tarde.
Um dos fundamentos do pensamento aristotélico é que todas as coisas têm uma finalidade. É isso que, segundo o filósofo, leva todos os seres vivos a se desenvolver de um estado de imperfeição (semente ou embrião) a outro de perfeição (correspondente ao estágio de maturidade e reprodução).
Princípio da razão: Princípio de Identidade, princípio de não contradição, Princípio do terceiro excluído. A lógica assenta-se em três (3) princípios fundamentais sem os quais, não haveria pensamento.
Como fazer um gargalo de garrafa PET?
Como criar um modelo completo de projeto?
Como fazer uma solicitação formal por e-mail?
Qual é a medida de um milímetro?
Como se deve escrever um resumo?
Como dizer adeus a uma pessoa que ama?
Como medir 1 litro de água no liquidificador?
Como fazer um memorial para concurso?
Como construir um quadro de sinais?
Quantas colheres da 60 g de fermento?
Qual a importância do projeto hidráulico?
Como se vestir depois dos 50 anos?
Qual o objetivo de recontar uma história?
Como medir 5g de fermento biológico seco?
Como elaborar um projeto de pesquisa Qual o primeiro passo?