As reações adversas são, em geral, de natureza leve e transitória. Durante o tratamento com Ivermectina podem ocorrer raramente as seguintes reações: diarreia e náusea, astenia, dor abdominal, anorexia, constipação e vômitos.
As reações alérgicas após o tratamento com ivermectina provocam reação do tipo Mazzotti caracterizada por: dor nas articulações, dor abdominal, aumento no tamanho e na sensibilidade dos gânglios, principalmente os gânglios da região inguinal, do pescoço e das axilas, além de coceira, inchaço, lesões na pele até ...
Ivermectina contém Ivermectina, um antiparasitário de amplo espectro, derivado das avermectinas, uma classe isolada de produtos de fermentação do Streptomyces avermitilis.
Porém, em alguns casos, o risco de fazer o teste é muito elevado e, por isso, o médico pode diagnosticar a alergia apenas com base no historial do paciente, especialmente quando existem outros remédios que podem substituir esse medicamento. Saiba mais sobre como identificar precocemente a alergia medicamentosa.
Os sinais menos graves que podem ocorrer perante a alergia a um medicamento são: 1 Coceira e vermelhidão numa região da pele ou em todo o corpo; 2 Febre acima de 38ºC; 3 Sensação de nariz escorrendo; 4 Olhos vermelhos, lacrimejando e inchados; 5 Dificuldade para abrir os olhos. More ...
Assim, caso a pessoa tenha desenvolvido anteriormente sintomas de alergia após usar um determinado medicamento ou saiba que é alérgico, é importante avisar médicos, enfermeiros e dentistas antes de iniciar qualquer tipo de tratamento, de forma a evitar complicações.
Caso o teste cutâneo dê negativo, você pode seguir o teste com penicilina de classe oral, como amoxicilina, para definir com segurança se há ou não alergia. Caso os dois testes apresentem resultados negativos, alergia à penicilina pode seguramente ser descartada. As melhores condutas médicas você encontra no Whitebook.