Para compreender a estrutura da DRE, é importante saber quais as informações contidas em cada uma de suas linhas. A construção da DRE se dá a partir dos valores referentes à receita bruta de vendas e serviços prestados pela empresa, suas respectivas deduções, os impostos incidentes e seus abatimentos.
O que uma DRE deve conter
Segundo o artigo 187 da lei, a Demonstração do Resultado do Exercício deve conter: A receita bruta das vendas e serviços, as deduções das vendas, os abatimentos e os impostos. A receita líquida das vendas e serviços, o custo das mercadorias e serviços vendidos e o lucro bruto.
A Demonstração do Resultado do Exercício – DRE – é um relatório contábil que evidencia se as operações de uma empresa estão gerando um lucro ou prejuízo, considerando um determinado período de tempo.
A DRE é composta das contas de Resultado, ou seja, contas classificadas como Receitas e Despesas. A DRE vai nos mostrar se obtivemos lucros ou prejuízos, comparando e analisando a relação entre as receitas e as despesas.
Mas para não ficar dúvida, vamos ver abaixo uma breve descrição de cada tópico que compõe a estrutura do DRE:(+) Receita de Vendas.(-) Deduções e Impostos.(=) Receita Líquida.(-) Custo Variável (CPV ou CMV)(=) Margem Bruta.(-) Despesas Variáveis.(=) Margem de Contribuição.(-) Gastos com Pessoal.
23 curiosidades que você vai gostar
Demonstração do Resultado do Exercício, também conhecida como DRE, é um documento contábil de demonstração cujo objetivo é detalhar a formação do resultado líquido de um exercício pela confrontação das receitas, custos e despesas de uma empresa, apuradas segundo o princípio contábil do regime de competência (receitas e ...
A Demonstração de Resultados do Exercício (DRE) é um documento contábil que tem como objetivo resumir o resultado líquido de um exercício financeiro. Isso é realizado por meio do detalhamento de todas as receitas e despesas da empresa, com o intuito de mostrar se a empresa teve lucro ou prejuízo.
Veja tudo sobre as variações da DREO que é uma DRE? Essa demonstração integra os chamados documentos contábeis, que servem para detalhar as finanças e o resultado das empresas. ... DRE simples. ... DRE completa. ... Receitas a serem registradas. ... Principais termos da DRE. ... Como fazer.
Quais são os passos para elaborar uma DRE?Montar sua estrutura. Em primeiro lugar, é preciso montar a estrutura da DRE. ... Calcular a Receita Líquida. ... Descobrir o Resultado Bruto. ... Obter o Resultado Antes do IR e CSLL. ... Conhecer o Lucro Líquido. ... Conseguir o Resultado do Exercício.
No Passivo você vai encontrar boa parte das contas referentes a pagamentos e provisões de uma empresa.
...
Então você encontra no Passivo, contas semelhantes a essas;Fornecedores a pagar.Empréstimos e financiamentos a pagar.Impostos a pagar.Salários a pagar.Provisão de 13º
Receita operacional bruta
É importante que você saiba que as receitas por juros de pagamento em atraso ou até mesmo os rendimentos de investimento não entram aqui.
São todos as entradas e saídas relacionadas à manutenção da atividade da empresa, como luz, internet, aluguel, folha salarial dos demais funcionários, despesas administrativas, juros sobre o capital próprio ou de terceiros, entre outros.
A demonstração de resultados abrangentes tem característica de ser gerencial, pois apresenta informações que atualizam o capital próprio, por meio do ajuste no patrimônio líquido das receitas e despesas já incorridas que possuem uma realização financeira “incerta” e ainda não afetaram o resultado do exercício, uma vez ...
É preciso formatar cada uma das linhas e colunas do Excel com o formato necessário. Desse modo, não será preciso repetir o processo na hora de inserir os dados na DRE. Basta formatar as linhas e colunas de “Valor” como “Moeda”, a coluna “A” com formato “Geral”, e a linha de “Data” com formato de “Data Abreviada”.
Quais os tipos de demonstrações financeiras?Balanço Patrimonial.Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)Demonstração dos lucros ou prejuízos acumulados.Fluxo de Caixa.Demonstração do Valor Adicionado (DVA)Notas explicativas.
Traduzindo, DRE nada mais é do que um relatório que demonstra de forma resumida as operações realizadas pela empresa. Nele são confrontadas as contas de receitas, despesas, investimentos, custos e provisões apurados, evidenciando a formação do resultado líquido da empresa na ocasião.
Quais são as diferenças entre Balanço e DRE
O Demonstrativo de Resultado do Exercício serve para revelar o lucro líquido e o Balanço Patrimonial exibe a situação patrimonial e o patrimônio líquido resultante do resultado expressado na DRE. Para isso, seus resultados são gerados por contas contábeis diferentes.
Para fazer a elaboração da DRE, sua estrutura deve conter:Receita Operacional Bruta de Vendas - todo o valor que a empresa faturou naquele exercício contábil.(-) Deduções da Receita Bruta - todos os abatimentos, impostos e devoluções incidentes sobre as vendas do período.
“As demonstrações contábeis são uma representação monetária estruturada da posição patrimonial e financeira em determinada data e das transações realizadas por uma entidade no período findo nessa data.
Passo 1: conhecer a Receita Operacional Líquida.Passo 2: conhecer o Resultado Operacional Bruto.Passo 3: conhecer o Resultado Operacional Antes do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro.Passo 4: conhecer o Lucro Líquido Antes das Participações.Passo 5: conhecer o Resultado Líquido do Exercício.
Resultado abrangente é a mutação que ocorre no patrimônio líquido durante um período que resulta de transações e outros eventos que não derivados de transações com os sócios na sua qualidade de proprietários (aumento ou devolução de capital social, distribuição de lucros ou compra e venda de ações e quotas próprias dos ...
A Demonstração do Resultado de Exercício, mais conhecida como DRE, é um documento que demonstra se a sua empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período de tempo. Para chegar ao veredito final, ela leva uma série de fatores em consideração.
Outros Resultados Abrangentes (ORA) compreendem itens de receita e despesa (incluindo ajustes de reclassificação) que não são reconhecidos na demonstração do resultado.
Parece complicado, mas é simples.
Alíquota nada mais é do que o valor do imposto. Para o IRPJ, a alíquota é de 15% para todo lucro até R$ 20.000,00 por mês e 10% para todo lucro que passar esse limite. E para a CSLL, a alíquota é sempre 9% sobre a base de cálculo.
Já as despesas não operacionais são aquelas que não estão relacionadas à natureza da empresa. Por exemplo: subvenções para investimentos, inclusive isenção ou redução de impostos, implantação de um empreendimento, receita com dividendos, indenização de seguros e juros sobre empréstimos.
O que fazer para deixar o solo ácido?
Qual a melhor polícia para se trabalhar no Brasil?
Como colocar símbolos no LinkedIn?
O que significa valor recursal?
Qual a pedra mais radioativa do mundo?
Qual é o tempo de vida dos pinguins?
Qual o app do auxílio estadual?
Quem utiliza o transporte público?
Qual a melhor gordura para o coração?
Qual a diferença entre melamina e laca?
Quem operou o joelho do Ronaldo?
Quais são as principais ameaças da Amazônia?
Quais são os elementos do trap?
É permitido fazer testes em animais no Brasil?
Quais são os métodos utilizados pela história para comprovar os acontecimentos ao longo do tempo?