Pirro conclui que, dado que nada pode ser conhecido, a única atitude adequada é ataraxia, "despreocupação". A impossibilidade do conhecimento, mesmo em relação à nossa própria ignorância ou dúvida, deve induzir o homem sábio a resguardar-se, evitando o stress e a emoção que acompanha o debate sobre coisas imaginárias.
O ceticismo é um sistema filosófico fundado pelo filósofo grego Pirro (318 a.C.-272 a.C.), que tem por base a afirmação de que o homem não tem capacidade de atingir a certeza absoluta sobre uma verdade ou conhecimento específico. No extremo oposto ao ceticismo como corrente filosófica encontra-se o dogmatismo.
Corrente que propaga a suspensão do juízo sobre crenças
Portanto, essa corrente defende que o indivíduo não pode chegar a nenhuma certeza. Um dos principais nomes desse estudo é o filósofo Pirro de Elis (360 - 275 a.C.).
As idéias de Pirro são conhecidas graças aos seus discípulos - pois, assim como Sócrates, ele não deixou nenhum escrito -, dos quais os mais famosos são Sextos Empeiricos - que escreveu duas obras, até hoje conservadas, nas quais expõe a doutrina cética -, e Timon, o Silógrafo, do qual existem alguns fragmentos de ...
Ceticismo é uma corrente filosófica da Antiguidade que rejeita o conhecimento de qualquer verdade. Logo, os céticos defendem a ideia de assumir uma postura de neutralidade em todas as questões, não fazendo julgamentos. Assim, o cético defende a indiferença total.
35 curiosidades que você vai gostar
Dentre os filósofos representantes da corrente filosófica cética, além do já mencionado cumpre citar: Arcesilau eCarnéades (ceticismo acadêmico), Enesídemo (ceticismo teórico) e por fim Saturnino e Sexto Empírico (ceticismo empírico). Dentre as vertentes do ceticismo cumpre focar o absoluto e o relativo.
( ceticismo pirrônico ou pirronismo) e Carnéades de Cirene (século II a.C.) (ceticismo acadêmico). E posteriormente desenvolvidas por alguns nomes principais, como Enesidemo (século I a.C.), Clitomáco (século I a.C.) e Sexto Empírico (século I a.C.).
Pirro de Élis foi um filósofo grego, nascido na cidade de Élis, considerado o primeiro filósofo cético e fundador da escola que veio a ser conhecida como pirronismo.
A Filosofia de John Locke
John Locke negava radicalmente que existiam ideias inatas, tese defendida por Descartes. Argumentava ele, que quando se nasce, a mente é uma página em branco que a experiência vai preenchendo. Sua teoria do conhecimento foi exposta em sua obra fundamental: “Ensaio Sobre o Conhecimento Humano”.
Quantos refugiados têm no Brasil 2020?
Qual foi o primeiro filme com computação gráfica?
Quanto o SUS paga ao médico por uma cirurgia cardíaca?
Como ativar o hormônio leptina?
Quais são os signos mais magros?
Quais são as formas de pagamento à vista?
O que acontece se eu não tomar o remédio para tireoide?
O quê pergunta pro Crush pra puxar assunto?
Pode a vítima discordar do pedido de arquivamento do inquérito policial?
Quantos parágrafos para as considerações finais?
Para que serve o mascote nas plantas?
O que é custo total em logística?
O que é crime de mão própria é crime próprio?
Como se depilar e não ficar coçando?
Qual o prazo de validade do treinamento da NR 10?