Passaram por muitos perigos. No rio Tapajós, por exemplo, os nautas foram atacados pelos nativos, que lhe arrancaram as roupas. Após catorze meses de viagem, chegaram ao fortim de Gurupá, onde foram recebidos pelo capitão João Pereira Cáceres.
O sertanista Pedro Teixeira, com uma expedição integrada por mil e duzentos índios de remo e peleja, 70 soldados portugueses, 47 canoas mais algumas mulheres e curumins, totalizando mais de duas mil pessoas, partiu de Cametá, no Pará, com dois objetivos bem claros: chegar a Quito, no então Vice-Reino do Peru e, na ...
rio Solimões Trata-se de uma expedição amazônica percorrendo o rio Solimões, reconstituindo a viagem feita no século XVII por Pedro Teixeira e divulgando a contribuição desse bandeirante para a definição dos limites territoriais do norte do Brasil.
Pedro Teixeira tomava posse das terras em nome do rei de Portugal, embora este Reino ainda estivesse sob o domínio espanhol. ... Esta medida, entretanto, não impediu que, mais tarde, a expedição de Pedro Teixeira fosse usada pela Coroa lusitana para reivindicar a posse da Amazônia.
Fundou Franciscana na confluência do rio Napo com o Aguarico, no alto sertão, para delimitar as terras de Portugal e Espanha, segundo o Tratado de Tordesilhas. A viagem foi registrada pelo jesuíta Cristóbal de Acuña em obra editada em 1641.
Além do baixo salário, os trabalhadores eram obrigados a lidar com uma carga de trabalho extenuante. ... Os trabalhadores que não aguentassem a jornada eram sumariamente substituídos por outros. Essa situação degradante fez com que os trabalhadores mobilizassem-se pouco a pouco contra seus patrões.
A expedição tinha o objetivo de explorar um curso d'água dominado por mulheres guerreiras, hábeis no manejo com cavalos: o rio das Amazonas. Esta incursão, considerada por muitos como a maior façanha sertanista da região, contava com 47 grandes canoas, 70 soldados e 1.200 indígenas.
O militar e navegador português Pedro Teixeira é considerado o “conquistador da Amazônia”, já que desbravou e tomou posse – durante o século XVII – de muitas terras para a Coroa Portuguesa no Brasil. ... O explorador português fundou o município de Belém do Pará, em 1616, juntamente com Francisco Caldeira Castelo Branco.
A expedição de Pedro Teixeira foi importante pois o domínio da região da Amazônia era ainda disputado entre potências europeias (tanto a Espanha quanto Portugal desejavam controlar a região, que não tinha "dono" definido) e era necessário proteger a província do Maranhão de invasões estrangeiras e ataques dos povos ...
Pedro Teixeira foi um português explorador que se tornou, em 1637, o primeiro europeu a viajar até toda a extensão do Rio Amazonas.
Como pedir habilitação em processo sigiloso no PJe?
Quais são os reflexive pronouns?
Como atualizar o Office 365 grátis?
Como habilitar o ID Santander no app Way?
Como passar um livro em PDF para o play livros?
Quais as dificuldades que podem atrapalhar a criação de documentos no Google Docs?
Quantos dias posso usar o mesmo tapete higiênico para cães?
Como funciona o Riocard mais Expresso?
Como adicionar uma linha de tendência no Excel 2007?
Como habilitar o PDF no Office 2007?
Como desbloquear o Internet Banking da Caixa?
Como habilitar o ID Santander empresas?
Como habilitar o Riocard para intermunicipal?