Em sua primeira parte, são apresentadas as informações epidemiológicas do Brasil referentes aos quatro principais grupos de DCNT (circulatórias, câncer, respiratórias crônicas e diabetes) e seus fatores de risco em comum modificáveis (tabagismo, álcool, inatividade física, alimentação não saudável e obesidade).
São elas:
As doenças cardiovasculares ocuparam o primeiro lugar nas causas de óbito (29,7% de óbitos corrigidos), seguidas das neoplasias (16,8%), das doenças respiratórias crônicas (5,9%) e do diabetes (5,1%). No con- junto, essas quatro doenças representam 85% dos óbitos por DCNT.
Conheça os principais fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis (DCNT)
Contexto mundial
As Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT) são, globalmente, as principais causas de mortalidade. As que mais acometem a população são as doenças do aparelho circulatório, neoplasias malignas, diabetes mellitus e doenças respiratórias crônicas.
As DCNT (doenças cerebrovasculares e cardiovasculares, neoplasias, obesidade, diabetes, hipertensão, entre outras) são consideradas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) um dos maiores problemas de saúde pública no mundo.
Segundo o Ministério da Saúde, 57,4 milhões dos brasileiros possui ao menos uma das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT). Dentre as mais prevalentes neste cenário estão a hipertensão, os problemas de coluna, o diabetes, a artrite, o reumatismo, a depressão e a asma.
As quatro principais DCNT são: doen- ças cardiovasculares, doenças respira- tórias crônicas, diabetes mellitus e neo- plasias (canceres) e tem em comum quatro fatores de risco: tabagismo, inati- vidade física, alimentação não saudável e uso nocivo do álcool os quais são modificáveis.
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) incluem as doenças do aparelho circu- latório, diabetes, câncer e doença respiratória crônica, constituindo a maior carga de mor- bimortalidade no mundo e sendo responsáveis por 63% das mortes globais1.
Quem recebe 1200 vai receber quanto até dezembro?
Como entrar na Justiça para receber o auxílio emergencial?
Como decorar as notas na clave de fá?
Como faço para fazer uma investigação?
Como podemos caracterizar as obras de John Cage?
Como explicar o surgimento do mofo?
Como podemos identificar desvios posturais?
Como podemos identificar se o tabuleiro está na posição correta para iniciar uma partida?
Quais etapas de análise são necessárias para a identificação da concorrência?
Como podemos dizer se uma curva e o gráfico de uma função?
Quais são os elementos vivenciais quando se lê uma imagem?
Quem nasce na cidade de Campinas?
Quais as características dos movimentos sociais tradicionais?