A pedagogia moderna caminhou com a idéia de uma nova escola que, por conseguinte, seria um laboratório da pedagogia ativa, uma contribuição do positivismo e do pragmatismo científico que tal dogma (corrente filosófica) preconizaria contra a doxa (popular).
Procurou superar duas correntes:O Racionalismo de Descartes e o Empirismo de Locke. Diz que o conhecimento deve ser o resultado do juízo universal e que o Homem é a resultante do que a educação faz dele, através da disciplina, da didática, da formação moral, da cultura.
RESUMO: CORRENTES PEDAGÓGICAS E FILOSÓFICAS Escola Tradicional. a) Concepção do homem: ... Escola Nova. a) Concepção de Homem: ... Escola Tecnicista. a) Concepção do Homem: ... Teoria Antiautoritária: a) Concepção de homem: ... Teoria Crítico-reprodutivistas: ... Teorias Construtivistas: ... Teorias Progressistas:
Inatismo, empirismo e construtivismo: três ideias sobre a aprendizagem.
Pensando nisso, separamos as 6 principais teorias de educação para você conhecer e entender um pouco mais sobre cada uma delas.1- Teoria da aprendizagem de Skinner. ... 2- Teoria do Construtivismo. ... 3- Teoria da aprendizagem significativa. ... 4- Teoria do Construcionismo. ... 5- Pedagogia da autonomia.
16 curiosidades que você vai gostar
As correntes pedagógicas são concepções que contribuem para a condução de um trabalho docente mais consciente, na realização de uma prática docente significativa, que tenha sentido para o aluno, pois o seu conhecimento contribui para orientar o trabalho do professor, ajudando-o a responder às questões sobre como ...
As Tendências Pedagógicas são teorias que visam direcionar o trabalho educacional, orientando o professor, através de metodologias que tem por objetivo concretizar o processo de ensino e aprendizagem.
Mostrando que as principais tendências pedagógicas usadas na educação brasileira se dividem em duas grandes linhas de pensamento pedagógico. Elas são: Tendências Liberais e Tendências Progressistas. Os professores devem estudar e se apropriar dessas tendências, que servem de apoio para a sua prática pedagógica.
A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A mar- ginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade.
Qual é o conceito de Aprendizagem? Um conceito generalista de aprendizagem a define como um processo de aquisição ou modificação de conhecimentos, competências, habilidades e comportamentos.
Desta forma, a prática pedagógica do professor tem a necessidade de conhecer as concepções de aprendizagens existentes, sendo elas: concepção inatista, concepção ambientalista e interacionista.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
AS PRINCIPAIS CORRENTES DA PEDAGOGIA Corrente Tecnicista: A década de 70 assistiu a um acentuado desenvolvimento e proliferação da corrente que se denominou de “tecnicismo educacional”, totalmente inspirado nas teorias behavioristas da aprendizagem e da abordagem sistêmica do ensino.
Elas servem como apoio para a prática de ensino e devem ser utilizadas para o aperfeiçoamento da docência, de acordo com cada situação e contexto. Ambas as tendências têm o intuito de preparar os alunos para a vida em sociedade, no entanto, cada uma apresenta uma forma de organização diferenciada.
Na lógica que preside a institucionalização do modelo escolar paulista, a pedagogia moderna é entendida como arte de ensinar, em que a prática da observação modula a relação ensino-aprendizagem, instaurando o primado da visibilidade (Rodrigues, 1930).
A pedagogia tem como objetivo principal a melhoria no processo de aprendizagem dos indivíduos, através da reflexão, sistematização e produção de conhecimentos. Como ciência social, a pedagogia esta conectada com os aspectos da sociedade e também com as normas educacionais do país.
Veja a seguir.Paulo Freire, o mentor da educação para a consciência. ... Lev Vygotsky, o teórico do ensino como processo social. ... Jean Piaget, o biólogo que colocou a aprendizagem no microscópio. ... Maria Montessori, a médica que valorizou o aluno. ... Emilia Ferreiro, a estudiosa que revolucionou a alfabetização.
Uma definição científica de teoria é a de que ela é uma síntese aceita de um vasto campo de conhecimento, consistindo em hipóteses necessariamente falseáveis - mas não por isto erradas, dúbias ou tão pouco duvidosas - que foram e são devidamente e permanentemente confrontadas entre si e com os fatos no conjunto de ...
O educador descobrirá novos caminhos que levem o aluno a construir suas ideias, pensamentos e visão de mundo. Não deixando de lado aqueles instrumentos utilizados pelos discentes que muitas vezes atrapalham o professor de executar sua tarefa diária mas transformado- os em recursos para uma aula proveitosa.
O fazer pedagógico de qualidade protocola os alunos, eleva sua auto-estima, fazendo o próprio educando confiar em suas potencialidades e apesar de muitos virem de uma realidade social cruel, somente através do trabalho desenvolvido pelo professor conseguem acreditar que é possível mudar sua qualidade de vida.
O saber docente não é formado apenas da prática, sendo também nutrido pelas teorias da educação. A aproximação entre teoria e prática nos mostra novos horizontes que nos possibilitam buscar novas práticas de ensino que facilitem a aprendizagem dos educandos. ...
Behaviorismo na educação
Para Watson, a educação é um importante elemento capaz de transformar a conduta de indivíduos. Além disso, Watson acreditava que com os estímulos específicos, era possível "transformar" e "moldar" o comportamento de uma criança, para que ela pudesse exercer qualquer profissão por ele escolhida.
O behaviorismo prima pela educação mensurável e pelo empirismo. Nessa escola o objetivo principal da educação é promover mudanças de comportamento em seus alunos, por meio de estímulos externos, que sejam capazes de manter nos indivíduos padrões sociais aceitáveis.
A aprendizagem ocorre através de estímulos e reforços, de modo que se torna mecanizada. De acordo com a teoria de Skinner, os alunos recebem passivamente o conhecimento do professor. Em sua visão, conhecida como Behaviorismo, os comportamentos são obtidos pelo reforço - estímulo do comportamento desejado.
É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.
O que fazer no rio de janeiro a noite?
Por que o cachorro fede a carniça?
Quais são as sete fases ou etapas do ciclo de vida dos sistemas?
Como estudar em uma faculdade de graça nos EUA?
Qual a diferença do café e da cevada?
Quais são os tipos de bandagens?
Quais são as etapas da cadeia da inovação?
Quais são as principais características da valsa vienense?
Pode usar retinol e vitamina C junto?
Qual a melhor profundidade para pescar Tucunaré?