A principal característica do franquismo é sua inclinação ao conservadorismo nacional baseado no nacionalismo da “Unidade Nacional Espanhola”. A despeito disso, este regime ditatorial mantinha a divisão de poderes (Legislativo, Executivo, Judiciário) apenas como uma aparência.
Defendia a consolidação da autoridade do Governo, a limitação de liberdades individuais, como a da imprensa, e a reforma da organização administrativa e do ensino. Tentava também atacar o rotativismo partidário comum na altura. Começou por ser um movimento esquerdista, passando depois à direita sob forma de ditadura.
No ano de 1931, um governo republicano foi instalado com o objetivo de renovar as práticas políticas espanholas e prover uma solução aos problemas econômicos que assolavam o país. Nesse contexto, conservadores e socialistas alternavam-se no poder demonstrando a ausência de um grupo político hegemônico.
O franquismo, assim como o salazarismo em Portugal, foi uma modalidade de fascismo praticada na Espanha que faz referência à figura do general Francisco Franco (1892-1975), que esteve no poder desse país de 1939 a 1975, quando morreu.
Francisco Franco assumiu o poder da Espanha por meio da Guerra Civil Espanhola, que aconteceu entre 1936 e 1939. Nesse conflito, militares e conservadores rebelaram-se contra a república espanhola e iniciaram a tomada do poder via armada.
15 curiosidades que você vai gostar
Franco tornou-se conhecido mundialmente a partir de 1936, quando estourou a revolta militar contra a República da Espanha, que tinha tendência socialista. Essa revolta evoluiu para guerra civil e só terminou em 1939, às vésperas da Segunda Guerra Mundial.
Francisco Franco (1892-1975) foi um general, chefe de estado e ditador espanhol. Instalou uma ditadura fascista na Espanha que ficou conhecida como “franquismo”, que se estendeu por quase quarenta anos, até sua morte em 1975.
Nesse sentido, o Estado Novo encerrou o período do liberalismo em Portugal, abrangendo nele não só a Primeira República, como também o Constitucionalismo monárquico. Como regime político, o Estado Novo foi também chamado salazarismo, em referência a António de Oliveira Salazar, o seu fundador e líder.
O general Francisco Franco — líder dos falangistas, que tiveram apoio militar de Hitler e Mussolini — declara o fim da Guerra Civil Espanhola, com a derrota da República e da Frente Popular, sustentadas pelos democratas e pelas esquerdas. O violento conflito deixa um país destruído e mais de 500 mil mortos.
Crescimento do fascismo na Itália
A mobilização dos grupos trabalhadores trouxe à tona o temor dos setores médios, da burguesia industrial e dos conservadores em geral. A possibilidade revolucionária em solo italiano refletiu-se na ascensão dos partidos socialista e comunista.
Características do Fascismo
O fascismo se caracterizava por ser um sistema político oposto ao socialismo e também imperialista, antiburguês, autoritário, antiliberal e nacionalista. Estado totalitário: o Estado controlava todas as manifestações da vida individual e nacional.
Após quase três anos de conflito bélico a Guerra Civil Espanhola, considerada uma das mais violentas e cruéis da história, terminou com a vitória dos falangistas, que conseguiram derrubar o Governo Republicano do poder.
A implantação da ditadura salazarista foi resultado de uma queda de braço entre políticos conservadores que resultou no afastamento dos elementos que haviam apoiado o golpe militar de 1926.
Ao saber que os militares pretendiam restabelecer a democracia e pôr fim à guerra colonial, os portugueses começaram a dar cravos aos soldados, que os colocavam na ponta dos seus fuzis, o que dá nome à revolução. Por ter acontecido sem derramamento de sangue, o levante teve grande adesão popular.
O franquismo como regime político acabou com a morte de Francisco Franco, que foi sucedido na chefia do Estado espanhol pelo Rei Juan Carlos I. A transição espanhola para a democracia foi relativamente calma, sendo que o modelo escolhido foi o da monarquia parlamentarista.
A época de Ouro do Real Madrid
Mas como que o modesto time virou essa máquina de títulos? Franco teria ajudado o Real Madrid a contratar o seu maior ídolo: Alfredo Di Stéfano. A história é motivo de polêmica até hoje e alimentou ainda mais o clássico entre Real Madrid e Barcelona.
Morreu em São Paulo anos depois, de câncer nos pulmões.
A Guerra Civil Espanhola foi um conflito que aconteceu na Espanha entre 1936 e 1939 e foi motivada pela disputa do poder espanhol entre dois grupos: os republicanos, alinhados com a esquerda política e o comunismo, e os nacionalistas, alinhados com a direita e o nazifascismo.
A Guerra Civil Espanhola deixou um milhão de mortes e incontáveis desaparecidos em três anos de combate. Com a vitória de Franco, milhares de republicanos tiveram que deixar a Espanha para não serem presos ou mortos. Aqueles que ficaram, foram confinados em prisões e campos de concentração.
Qual o verdadeiro site da Receita Federal?
Como saber se o salame está bom?
Como saber se tenho sono reparador?
Como saber se estou usando o sutiã certo?
Como saber se o servidor está ativo?
Como recorrer a uma multa de som alto?
Como saber se um sistema linear tem solução?
Como saber se um site é feito em WordPress?
Como saber se vc dormiu o suficiente?
Como recorrer de decisão da JARI?
Como recorrer a uma multa na pandemia?
Como recorrer uma multa de distância segura?
Como entrar com recurso no Der-df?
Quais são as principais características identificadas em um ser vivo para classificá lo como planta?
O que fazer para um aquariano te procurar?
Como recorrer de multa online?