A prática pode ainda provocar dificuldades nos relacionamentos interpessoais, problemas no trabalho, no relacionamento amoroso, uma vez que o indivíduo que tem o hábito de mentir insere isso em todos os contextos da vida.
As causas, em geral do porquê as pessoas mentem compulsivamente, tem ligação com fatores psicoemocionais complexos como ansiedade, medo, insegurança e frustração. Seja um transtorno ou traço marcante, a mentira é sempre prejudicial, tanto para o mentiroso como para os outros.
Mitomania: mentir é doença
A mentira pode ser considerada uma patologia e tem um nome: mitomania. Neste quadro clínico inserem-se as pessoas que contam mentiras compulsivamente. De acordo com Júlia Machado, “este tipo de comportamento é causado por um transtorno/perturbação psicológico/a.
A mentira acompanha a Ética quando o fato de dizer a verdade torna-se mais prejudicial do que o emprego da inverdade ou quando para atender ao interesse social, o governante sacrifica uma verdade ou faz uso de omissão, que é a mentira imprópria.
Mas, mentir pode ser ético dependendo da situação, pois a mentira pode ser vista como algo tolerável quando usada, por exemplo, para prevenir um mal. ... São diversos os aspectos da mentira, podendo surgir de uma falsidade total, de uma meia falsidade de uma simulação ou até mesmo uma ocultação parcial ou total da verdade.
20 curiosidades que você vai gostar
Também é perfeitamente possível ser ético e imoral ao mesmo tempo, quando desobedeço uma determinada regra moral porque, refletindo eticamente sobre ela, considero-a equivocada, ultrapassada ou simplesmente errada. ... Muitas vezes se confunde ética com espírito de corpo, que tem tudo a ver com moral mas nada com ética.
O principal tratamento para a mitomania é realizado com psicoterapia. É nesse processo que o paciente começa a identificar a doença e a expressar quais são os aspectos da sua vida que geram tanta insatisfação a ponto de ele tentar fantasiar outra realidade.
No Antigo Testamento, Deus ordena o seu povo a não mentir (Levítico 19:11): “Não furtareis, nem mentireis, nem usareis de falsidade cada um com o seu próximo”. A mentira é tão condenável para Deus que é um dos pecados capitais: “Não levantarás falsos testemunhos contra o seu próximo”.
O mitômano é aquela pessoa que mente compulsivamente, sejam pequenas mentiras “inofensivas” até histórias mirabolantes extremamente detalhadas.
Como saber se o metalon e galvanizado?
Qual o melhor antiinflamatório para desinflamar o dente?
Como saber se meu filho se parece com o pai?
Como saber se a pessoa realmente mudou?
Quanto tempo demora para eliminar o saco gestacional?
Como saber se o espermograma está zerado após vasectomia?
Como identificar a síndrome de Down na gravidez?
Como usar o absorvente reutilizável?
O que significa má formação fetal?
Como saber se o espumante é bom?
Como solicitar taxa de bancada CNPq?
O que significa uma escola de qualidade?
Como usar a queratina concentrada da Bio Extratus?
Para que é indicado a tintura de iodo?