As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A atmosfera terrestre corresponde à camada de ar que envolve a Terra e é constituída, principalmente, por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, entre outros gases.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
As cinco camadas que formam a atmosfera terrestre são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A primeira camada da atmosfera terrestre é a troposfera. A distância de seu limite superior até a superfície terrestre é de, aproximadamente, 17 quilômetros.
39 curiosidades que você vai gostar
A primeira camada da Terra é a Crosta terrestre. É a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio.
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra.
Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico.
Principais características
Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!
A composição química da troposfera é a seguinte: Oxigênio - 21% Argônio - 0,9% Vapor d água - 0,4%
A mesosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, imediatamente abaixo da termosfera e acima da estratosfera. Ela possui altura de 80 km de altitude a partir da superfície da Terra e possui cerca de 35 km de espessura.
Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.
[ Geologia ] Camada atmosférica que se estende entre a estratosfera e a termosfera.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
Mesosfera: representa a camada acima da estratosfera e abaixo da termosfera. Ao contrário do que ocorre na estratosfera, nessa camada, a temperatura começa a cair à medida que a altitude eleva-se, podendo atingir cerca de -90º C no seu topo. É, portanto, considerada a camada mais fria da atmosfera terrestre.
A termosfera inclui duas camadas atmosféricas: a ionosfera e a exosfera. A incidência da radiação solar faz com que os átomos existentes na termosfera superior sejam ionizados. A região superior da termosfera, onde esse processo acontece, damos o nome de “ionosfera”.
Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.
De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras.
A camada intermediária é chamada de MANTO. A camada mais interna é chamada de NÚCLEO.
A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. É nessa camada que taqmbém ocorre o fenômeno conhecido como “estrela cadente.”
Como descobrir se o marido está escondendo algo?
Como faz para girar a peça no SketchUp?
Quantas voltas no volante para fazer baliza?
Tem como saber se alguém mexeu no meu iPhone?
Como faço para imprimir DARF em atraso?
Como fazer a gestão de uma loja?
Quanto tempo demora para sair o consignado da Caixa?
O que fazer para curar dor de ouvido em criança?
Como germinar as sementes de orquídeas?
Qual a importância da gestão de qualidade para as empresas?
Qual a última versão do Flash Player?
Como plantar a semente de abricó?
Como colocar gengibre para brotar?
Como avaliar um passageiro da Uber?
Como tirar o On-line no Messenger?
O que é bom para matar tapuru?