As camadas da atmosfera, juntas, compõem uma extensão de aproximadamente 1000 km. São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A atmosfera terrestre corresponde à camada de ar que envolve a Terra e é constituída, principalmente, por nitrogênio, oxigênio, gás carbônico, entre outros gases.
São elas: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera. Juntas, as cinco compõem a atmosfera, camada gasosa que envolve a Terra e é responsável, entre outras coisas, por manter o equilíbrio térmico do planeta, proteger contra o impacto de meteoros e filtrar os raios ultravioleta.
As cinco camadas que formam a atmosfera terrestre são: troposfera, estratosfera, mesosfera, termosfera e exosfera.
A primeira camada da atmosfera terrestre é a troposfera. A distância de seu limite superior até a superfície terrestre é de, aproximadamente, 17 quilômetros.
39 curiosidades que você vai gostar
A primeira camada da Terra é a Crosta terrestre. É a menor das estruturas do planeta, mas é a mais importante para as atividades humanas. Ela é fundamentalmente composta por rochas leves, tendo como minerais predominantes o silício, o alumínio e o magnésio.
Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC. Exosfera - A camada superior da atmosfera fica a mais ou menos 900 km acima da Terra.
Troposfera: é a camada mais próxima da crosta terrestre. Nela, encontra-se o ar usado na respiração de plantas e animais. Ela é composta, basicamente, pelos mesmos elementos encontrados em toda a atmosfera, Nitrogênio, Oxigênio e Gás Carbônico.
Principais características
Como dito anteriormente, a mesosfera é uma região extremamente fria, com temperaturas que variam de -10° C a -100° C. Dessa maneira, ela é considerada a camada mais fria da atmosfera. Na mesosfera, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude.
Os gases que fazem parte da composição do ar são em sua maioria o oxigênio e o nitrogênio. O ar é composto também por gás carbônico, gases nobres e vapor de água. O ar atmosférico é constituído por uma mistura de diversos gases, como o nitrogênio, oxigênio, gás carbônico e gases nobres.
A atmosfera é muito importante: ajuda a manter a temperatura, fornece oxigênio para nossa respiração e é o cenário das mudanças climáticas!
A composição química da troposfera é a seguinte: Oxigênio - 21% Argônio - 0,9% Vapor d água - 0,4%
A mesosfera é uma das camadas da atmosfera terrestre, imediatamente abaixo da termosfera e acima da estratosfera. Ela possui altura de 80 km de altitude a partir da superfície da Terra e possui cerca de 35 km de espessura.
Na mesosfera a queda de temperatura passa a ocorrer em virtude da baixa concentração de moléculas e da diminuição do calor oriundo da camada de ozônio, que ficou pra baixo. Apesar da baixa concentração, o ar presente na mesosfera é suficiente para oferecer resistência a objetos que entrem em nossa atmosfera.
[ Geologia ] Camada atmosférica que se estende entre a estratosfera e a termosfera.
O ozônio (O3) é um dos gases que compõe a atmosfera e cerca de 90% de suas moléculas se concentram entre 20 e 35 km de altitude, região denominada Camada de Ozônio. Sua importância está no fato de ser o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), nociva aos seres vivos.
É encontrado em duas regiões da atmosfera: cerca 10% do ozônio atmosférico encontra-se na troposfera, região mais próxima da superfície da terra (entre 10 e 16 quilômetros) e os restantes 90% encontram-se na estratosfera, a uma distância entre 10 e 50 quilômetros.
Mesosfera: representa a camada acima da estratosfera e abaixo da termosfera. Ao contrário do que ocorre na estratosfera, nessa camada, a temperatura começa a cair à medida que a altitude eleva-se, podendo atingir cerca de -90º C no seu topo. É, portanto, considerada a camada mais fria da atmosfera terrestre.
A termosfera inclui duas camadas atmosféricas: a ionosfera e a exosfera. A incidência da radiação solar faz com que os átomos existentes na termosfera superior sejam ionizados. A região superior da termosfera, onde esse processo acontece, damos o nome de “ionosfera”.
Sua importância está no fato de que é o único gás que filtra a radiação ultravioleta do tipo B (UV-B), que é nociva aos seres vivos. Desta forma, a camada de ozônio age com uma espécie de escudo protetor.
De forma geral, a estrutura interna do planeta Terra é dividida em três camadas: crosta terrestre, manto e núcleo, que ficam umas sobre as outras.
A camada intermediária é chamada de MANTO. A camada mais interna é chamada de NÚCLEO.
A parte inferior é mais quente porque absorve calor da estratosfera. Termosfera - O topo da termosfera fica a cerca de 450 km acima da Terra. É a camada mais quente, uma vez que as raras moléculas de ar absorvem a radiação do Sol. As temperaturas no topo chegam a 2.000ºC.
Assim, a mesosfera é considerada a camada mais fria da atmosfera. Nela, a temperatura cai proporcionalmente com o aumento da altitude, como resultado da diminuição do aquecimento solar. É nessa camada que taqmbém ocorre o fenômeno conhecido como “estrela cadente.”
Quais os prazos no Juizado Especial?
O que é nota grave e nota aguda?
Qual o valor do cento de macarons?
Como fazer vários cartões de visita no Word?
Qual é o tipo de vegetação predominante no Nordeste brasileiro e quais suas características?
O que são alimentos não orgânicos?
Como descongelar o freezer de uma geladeira?
Como trabalhar o corpo humano na educação infantil de acordo com à BNCC?
Qual é a quantidade de prótons do cloro?
O que pode causar dores pélvicas?
Quanto tempo dura um botox de boca?
Quais os desafios da formação continuada?
Porque as luzes ficam laranja?
Quais são os eventos adversos relacionados ao posicionamento cirúrgico?