Palavras que recebiam trema: agüentar, argüir, argüição, averigüemos, apazigüemos, bilíngüe, cinqüenta, conseqüência, conseqüente, delinqüência, delinqüente, deságüe, enxágüe, freqüência, freqüente, lingüiça, pingüim, qüinquagésimo, qüinqüênio, qüinqüenal, sagüi, seqüência, seqüestro, tranqüilo...
De acordo com o Formulário Ortográfico de 1943, o trema era usado para assinalar que a letra u nas combinações que, qui, gue e gui, normalmente muda, deveria ser pronunciada e átona. Exemplos: qüinqüênio (pronuncia-se então "cuincuênio") e conseqüência (pronuncia-se então "consecuência").
Alguns exemplos são os seguintes: Dürer, Müller, Staël, mülleriano, Hübner, Bündchen, e assim por diante.
O trema, sinal de dois pontos em cima da letra u, era utilizado em palavras para que diferenciasse a pronuncia nas silabas que, qui, gue e gui como tranqüilo, bilíngüe, cinqüenta, lingüiça, lingüística, freqüentar, agüentar entre outras.
Com a última Reforma Ortográfica, o Trema não mais existe em palavras de origem portuguesa. ... Com sua extinção, pode haver confusão, principalmente perante palavras pouco conhecidas, na distinção entre a letra U pronunciada e a letra U não pronunciada.
29 curiosidades que você vai gostar
Este último era usado sobre letra u para indicar que esta vogal deveria ser pronunciada nas palavras com que, qui, gue gui. No entanto, no novo acordo, esse sinal de diérese é inteiramente suprimido das palavras portuguesas ou aportuguesadas, pois não se justifica, uma vez que é uma questão de fonética e não de grafia.
Sim, podemos dizer adeus ao trema! Este é totalmente suprimido de palavras portuguesas, bem como das aportuguesadas. ... Essa nova regra justificou-se no fato de que há ditongos na língua que não precisam do trema para indicar a quem lê o fato do “u” ter que ser pronunciado ou não, como em: língua e quente.
Pressione composição , (apóstrofo) e uma letra para colocar um acento agudo sobre essa letra, como em é. Pressione composição , ` (acento grave) e uma letra para colocar um acento grave sobre essa letra, como em è. Pressione composição , " e uma letra para colocar um trema sobre essa letra, como em ë.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Como fazer os dois pontinhos em cima do u?Ä = Alt-142 (ou 0196)ä = Alt-132 (ou 0228)Ö = Alt-153 (ou 0214)ö = Alt-148 (ou 0246)Ü = Alt-154 (ou 0220)ü = Alt-129 (ou 0252)
Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.
No novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa, o acento não é mais empregado em palavra paroxítonas com i e u depois de ditongo. Já palavras paroxítonas com ditongo aberto ei e oi, o acento passa a ser empregado. Continuam com acentos as palavras oxítonas com ditongo aberto eu, ei e ou.
O trema, sinal gráfico de dois pontos usado em cima do u para indicar que essa letra, nos grupos que, qui, gue e gui, é pronunciada, será abolido. É simples assim: ele deixa de existir na língua portuguesa. Vale lembrar, porém, que a pronúncia continua a mesma.
Pressione as teclas Control + ⇧ Shift + : e depois a letra na qual deseja adicionar o trema. A tecla de dois pontos pode ser encontrada ao lado da tecla de apóstrofe. É preciso manter a tecla ⇧ Shift pressionada para selecionar os dois pontos, caso contrário você vai selecionar o ponto e vírgula. Solte as teclas.
Acentuando com teclado americano
Para utilizar o trema, combine Option (alt) + U.
Representada por uma seta apontada para cima, a tecla "Shift" está presente em teclados físicos e virtuais. É muito comum utilizá-la sem mesmo saber a sua origem ou o significado nesse nome. Afinal, para que serve essa tecla? "Shift" é considerada uma tecla modificadora, assim como o "Control", "Alt" e "Option".
Porém, a partir de 1º de janeiro de 2009, tais palavras, por serem paroxítonas terminadas em “a” ou “o”, perderam o acento, justamente para se fazer um ajuste e seguir o padrão das demais nações falantes da Língua Portuguesa.
“O por que separado sempre pode embutir a palavra razão ou a palavra motivo ”, explica o professor. Isso vale para perguntas diretas - “Por que você não foi?" vira "Por que razão você não foi?" e "Por que você não pagou a conta?" vira "Por que motivo você não pagou a conta?".
No entanto, se queremos substituir expressões como “pois”, “já que”, “visto que”, “uma vez que” ou “em razão de”, devemos utilizar o “porque”. Só colocamos o acento — ou seja, “porquê” — se pretendemos utilizar um sinônimo de “razão” ou “motivo”.
Regra dos porquês: quando empregar por que? Na regra dos porquês, deve ser usada a forma do por que quando tratar-se de perguntas, assim como pronome relativo. Dessa maneira, o emprego do por que, grafado assim com palavras separadas e sem acento, dá-se no começo das frases interrogativas diretas.
O sinal de dois-pontos é utilizado para citar a fala de alguém, iniciar uma enumeração e introduzir um esclarecimento ou explicação.
Palavras terminadas em “eem” e “oo(s)”
Com o Novo Acordo Ortográfico, palavras como “vôo” ou “lêem”, terminadas com eem ou oo(s), deixam de ser acentuadas, ou sejam, não recebem mais o acento circunflexo que as acompanhavam. Exemplo: voo, leem.
pressione a tecla Alt e digite “J”, “O” e “9” para que o símbolo seja inserido.
Por que o Caveira Vermelha foi para Vormir?
Como alterar as permissões de um arquivo?
Tem que pagar pra jogar Red Dead Online?
Quais instrumentos de avaliação nacional?
Em que momento Maria se tornou mãe da Igreja?
Quanto tempo o Eren tem de vida?
O que é um erro de concordância?
Porque não é aconselhável comer hambúrguer?
Quais são os elementos necessários para que as empresas alcancem seus objetivos?
Como saber se o se é parte integrante do verbo?
Qual o lema Janeiro Branco 2022?