A importância da cultura, da linguagem e das relações sociais na teoria de Vygotsky fornece a base para uma educação na qual o homem seja visto na sua totalidade: na multiplicidade de suas relações com outros, na sua especificidade cultural; na sua dimensão histórica, ou seja, em processo de construção e reconstrução ...
Vygotsky foi um clássico do pensamento pedagógico, um marco para a educação, deixando vários legados, sendo eles: interação social, a linguagem como ferramenta cultural, a importância dos recursos culturais presentes no ambiente e a interação docente-educando.
Para ele, a intervenção pedagógica provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente. Ao formular o conceito de zona proximal, Vygotsky mostrou que o bom ensino é aquele que estimula a criança a atingir um nível de compreensão e habilidade que ainda não domina completamente, "puxando" dela um novo conhecimento.
O modelo de aprendizado descrito por Vygotsky significou um grande avanço na Pedagogia, principalmente, quando cria o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP), além de outros, como a Interação, Mediação e Internalização.
É possível afirmar que Piaget como Vygotsky concebem a criança como um ser ativo, atento, que constantemente cria hipóteses sobre o seu ambiente. No entanto, há maneiras diferentes de conceber este processo de desenvolvimento. Enquanto Piaget privilegia a maturação biológica, Vygotsky valoriza o ambiente social.
39 curiosidades que você vai gostar
1 → O que diz a teoria de Vygotsky
Essa é uma teoria sociointeracionista, ou seja, aponta a importância da interação do indivíduo com o meio. Dessa forma, é o contato com o ambiente, o convívio com outras pessoas e suas influências culturais que farão com que o indivíduo se desenvolva.
A aprendizagem é uma experiência social, mediada pela utilização de instrumentos e signos, de acordo com os conceitos utilizados pelo próprio autor. Um signo, dessa forma, seria algo que significaria alguma coisa para o indivíduo, como a linguagem falada e a escrita.
Ele concluiu que a qualidade do processo de aprendizagem dependia da interação entre meio e indivíduo. O sujeito adquire conhecimento a partir das relações interpessoais de troca com o seu meio, mesmo as características individuais são resultado da construção da sua relação com o outro coletivo.
Lev Semenovitch Vygotsky enfatizava o papel da linguagem e do processo histórico social no desenvolvimento do indivíduo. Sua questão central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
Por que para os estoicos o ciclo do amor ao destino?
Quais são os arcanjos de Deus?
Pode tomar o chá de alecrim quente ou frio?
Como reativar conversa no WhatsApp GB?
O que fazer quando inalar muito produto de limpeza?
Qual a razão de semelhança entre os polígonos?
Como ocorre a formação do composto diacetil na manteiga?
Como os livros podem contribuir para a educação no Brasil?
Como acabou o Período Pombalino?
Quais são as unidades de medidas fundamentais *?
Quais são os fatores técnicos mais importantes da tomografia computadorizada?
Como saber se o BB está com dificuldade para respirar?
Como usar sal para limpar o chão?
Quantas sessões de terapia devo fazer por mês?