A Linguagem do Simbolismo é subjetiva, imprecisa, vaga, transcendental, sensorial, fluida, onírica, libertária, expressiva, musical, criativa, mística, misteriosa, sensual e espiritual.
Foi em 1886 que o Simbolismo recebeu esse nome, ficando conhecido anteriormente como "Decadentismo", em referência à inferioridade da estética simbolista em comparação aos valores estéticos de movimentos anteriores como o Parnasianismo.
A musicalidade é uma das principais características relacionadas a linguagem do simbolismo. E para empregar o ritmo e musicalidade nas obras simbolistas, alguns recursos da linguagem faziam presente. Entre esses recursos estão algumas figuras de linguagem como a sinestesia, aliteração, onomatopeia e assonância.
O simbolismo é uma estética literária do século XIX que se opõe à objetividade parnasiana. ... Ao contrário dos parnasianos que defendiam o rigor formal do verso, os simbolistas buscavam uma poesia voltada a efeitos sonoros, com certa musicalidade. Assim, eram comuns figuras de linguagem como assonância e aliteração.
Movimento marcado pela musicalidade e subjetividade
As principais características do Simbolismo são elementos místicos e transcendentais, subjetividade, musicalidade e presença de figuras de linguagem como a sinestesia.
33 curiosidades que você vai gostar
O que é o Simbolismo:
No âmbito da literatura, o simbolismo foi um movimento poético que teve a sua origem no final do século XIX, na França. ... Nas artes plásticas, por exemplo, o simbolismo desvalorizava a visão realista do impressionismo e encorajava a expressão através de símbolos ou ideias.
O Simbolismo, como já foi dito, repudia o Realismo, indo contra as manifestações dessa época. Isso é claro, pois essa estética rejeita o cientificismo, o materialismo, o racionalismo, dando valor, por outro lado, as manifestações metafísicas e espirituais, equivalentes a negação entre Naturalismo e Parnasianismo.
O simbolismo foi um movimento literário que surgiu no final do século XIX na França. Oposto ao racionalismo, materialismo e cientificismo, teve como principais características a valorização do eu, o subjetivismo, o pessimismo, o misticismo, o espiritualismo e a religiosidade.
Esses artistas queriam representar outra realidade em suas pinturas tentando revelar seu lado obscuro, por isso adotaram algumas características que foram centrais no movimento Simbolista: melancolia, espiritualidade, sexualidade e inquietação.
O simbolismo é um movimento artístico que surgiu no século XIX e teve como principais características o subjetivismo, o espiritualismo, a religiosidade e o misticismo. ... Essa corrente artística, que se manifestou na literatura e na pintura, se aproximou dos ideais românticos de subjetivismo, idealismo e individualismo.
Os autores do Simbolismo brasileiro mais destacados são Cruz e Souza, Alphonsus de Guimaraens, Augusto dos Anjos e Emiliano David Perneta. Esse são os principais escritores do movimento que surgiu, primeiramente, no final do século XIX, na França, pela publicação dos poemas “Flores do Mal” de Charles Baudelaire.
Autores e Obras do SimbolismoCruz e Souza: Brasileiro. Tropos e Fantasias; Missal e Broquéis; Evocações (prosa); Faróis; Últimos Sonetos.Eugênio de Castro: Português. Oaristo; Horas; Silva e Interlúdio.Alphonsus de Guimaraens: Brasileiro. ... Camilo Pessanha: Português.
d) Três das temáticas mais comuns do simbolismo são: sonho, mistério e morte. e) No Brasil, três grandes poetas destacaram-se dentro do movimento simbolista: Augusto dos Anjos, Cruz e Souza e Alphonsus de Guimarães.
Nas artes visuais, o Simbolismo começou a delinear-se por volta de 1885 como reação ao Impressionismo. Levou os pintores à representação da realidade objetiva, mediante símbolos. ... Em muitas obras enfatizavam a pureza e a espiritualidade dos personagens, em outras, a perversão e a maldade do mundo.
A literatura enfatiza novamente o subjetivismo e a introspecção , voltando interessar-se pela dimensão psicológica e transcendental do homem. Para isso despreza a palavra exata , a descrição objetiva e explora o poder de sugestão da linguagem , dando origem o um movimento poético conhecido por Simbolismo.
Se o impressionismo fornece sensações visuais, o simbolismo almeja apreender valores transcendentes - o Bem, o Belo, o Verdadeiro, o Sagrado - que se encontram situados no pólo oposto a razão analítica.
Podemos afirmar que algumas características do Simbolismo são: Valorização do “eu”, dos sentimentos e da morte; temáticas mórbidas e pessimistas; presença de idealizações de realidade e de sentimentos; fuga da realidade; gosto por temas místicos.
A poesia simbolista está repleta de misticismo e musicalidade, característica explorada, sobretudo, pelo uso das figuras de som (aliteração, assonância, onomatopeia e paronomásia) e ainda, pela escolha de temas como o amor, o tédio, a morte e a espiritualidade humana. ...
Características do Naturalismo. Determinismo: o homem está submetido a leis de “causa e consequência”, ou seja, é determinado a viver sob o que manda seu destino e seu meio. ... O Cortiço – Aluísio Azevedo (1890) ... Bom-Crioulo – Adolfo Caminha (1895) ... O Missionário – Inglês de Sousa (1891) ... O Ateneu – Raul Pompeia (1888)
Machado de Assis foi o principal autor do Realismo brasileiro.
...
Suas principais obras são:Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881)Papéis Avulsos (1882)Quincas Borba (1891)Várias Histórias (1896)Dom Casmurro (1899)Esaú e Jacó (1904)Relíquias da Casa Velha (1906)Memorial de Aires (1908)
Ao contrário do que aconteceu na Europa, onde o Simbolismo contou com maior destaque em relação ao Parnasianismo, no Brasil o movimento ficou à sombra da poesia parnasiana, que ganhou a simpatia das camadas mais cultas do país, sobretudo em virtude do preciosismo da métrica e linguagem.
Características do SimbolismoNão-racionalidade.Subjetivismo, individualismo e imaginação.Espiritualidade e transcendentalidade.Subconsciente e inconsciente.Musicalidade e misticismo.Figuras de linguagem: sinestesia, aliteração, assonância.
No Brasil, o maior representante do Realismo foi Machado de Assis. Sua obra Memórias póstumas de Brás Cubas é considerada fundadora do movimento, e seu modo de escrever, com digressões e ironias, marcaram o estilo literário brasileiro.
Os principais autores do realismo brasileiro são Machado de Assis, Raul Pompeia, Xavier Marques, João Lúcio Brandão, Júlia Lopes de Almeida, Aluísio de Azevedo e Artur de Azevedo. Juntos, esses nomes foram responsáveis por expandir o movimento por todo o país.
O principais autores do movimento literário Realismo no Brasil foram Machado de Assis (1839-1908), Raul Pompéia (1863-1895) e Aluísio Azevedo (1857-1913). Os dois últimos e suas obras também são enquadradas no movimento Naturalismo.
Como que se escreve autorização?
Como tirar manchas de produto de limpeza do mármore travertino?
Como escrever 700 em número romano?
Como tirar mancha de grafite de tecido?
Como ocorre a herança de características dos pais ou ancestrais para os descendentes?
Como fazer uma carta para si mesmo do futuro?
Como se dá a formação do cordão umbilical?
Como tirar manchas de molho de tapetes?
Como preencher ficha clínica odontológica?
Pode misturar água sanitária com açúcar?
Como ocorre o processo de gelatinização e retrogradação do amido?
Como é o nome montanhas em inglês?
Como ocorre a formação dos frutos das angiospermas?
Qual é a diferença entre gêmeos univitelinos e bivitelinos?
Qual vinagre tira mancha de roupa?
Como tirar extrato de maquininha?
Como ocorre a produção de energia em uma pilha?
Como tirar roupa de mancha com Vanish?