O tecido muscular é classificado em três tipos distintos, utilizando como base as diferenças existentes em suas células musculares, são eles: tecido muscular estriado cardíaco, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular não estriado.
O tecido muscular liso apresenta uma contração lenta e involuntária, ou seja, não depende da vontade do indivíduo. Forma a musculatura dos órgãos internos, como a bexiga, estômago, intestino e vasos sanguíneos. O tecido muscular estriado esquelético apresenta uma contração rápida e voluntária.
Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.
O músculo cardíaco são os músculos que constituem o miocárdio, ou seja, são os músculos que estão no coração. O músculo esquelético são os que participam dos movimentos do nosso corpo e o nome correto é músculo estriado esquelético. Os músculos estriados são voluntários, ou seja, trabalho só se for da vontade dele.
Tipos de músculos
O corpo humano é formado por três tipos musculares diferentes: o estriado esquelético, o estriado cardíaco e o não estriado. Os músculos estriados esqueléticos estão normalmente associados ao sistema esquelético e possuem apenas movimentação voluntária, ou seja, sua contração é consciente.
26 curiosidades que você vai gostar
Os três tipos de músculos existentes são os “músculos estriados”, os “músculos lisos” e os “músculos cardíacos”. São classificados em “voluntários” e “involuntários”, sendo que os primeiros, como o próprio nome já diz, se contraem de acordo com a vontade do indivíduo, são os músculos do esqueleto.
O tecido muscular é caracterizado pela presença de células alongadas, denominadas fibras musculares ou miócitos, com um citoplasma rico em filamentos proteicos, principalmente actina e miosina. A actina é uma fibra proteica do citoesqueleto e, junto a outras proteínas, forma os chamados filamentos finos.
Diferentemente do tecido muscular esquelético, as fibras do músculo cardíaco apresentam um ou dois núcleos, que estão na posição mais central ou próxima a essa região. As contrações do músculo estriado cardíaco são involuntárias, ou seja, acontecem independentemente do nosso controle.
As células do músculo liso não apresentam estrias transversais como as vistas nas células musculares estriadas esqueléticas ou cardíacas. A ausência dessas estrias ocorre porque os filamentos de actina e miosina não se organizam seguindo o mesmo padrão apresentado pelas outras células musculares. Não pare agora...
Como retirar a chave do Office?
Quais os tipos de dados nas colunas do Excel?
Como bloquear anúncios no celular?
Como jogar mestre da multiplicação?
O que é necessário para levantar uma parede?
Como prestar serviços para uma empresa no exterior?
Como descobrir um vazamento de gás da geladeira?
Como fazer a prestação de contas do PDDE?
Como prestar serviço para o Google?
Como ser um prestador de serviços Itaú?
O que devemos fazer para manter a saúde do sistema nervoso?
Como dar o Passe de Batalha para um amigo?
Como ler os acordes do Cifra Club?
Como instalar The Sims em outro PC?
O que é excelência em serviços?
Qual a receita para sertralina?
Como fazer uma boa redação sobre atendimento ao cliente?
Quais os sintomas de hérnia encarcerada?