Acarretam perda na biodiversidade, prejudicando a fauna e a flora do Cerrado. Atualmente, a maioria das queimadas ocorre através de ações do homem. A intensa ocupação e o desenvolvimento da atividade agropecuária no bioma modificaram sua paisagem, causando perdas inestimáveis na biodiversidade do Cerrado.
O acúmulo de biomassa seca, as condições de baixa umidade e alta temperatura da região e a época do ano, juntos, fazem com que o surgimento do fogo no cerrado seja inevitável. Antes mesmo da ação do homem, tempestades de raios já causavam incêndios de grandes proporções.
As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.
As principais consequências do desmatamento do bioma Cerrado envolvem a extinção de algumas espécies animais e vegetais, com a perda da biodiversidade, além do impacto gerado sobre o leito de muitos rios importantes para o país, a exemplo do São Francisco, que passará a contar com cada vez menos nascentes.
De fato, diversas plantas desse ambiente precisam até de uma mãozinha do fogo para que suas sementes germinem. Outras, como os arbustos e as gramíneas, não conseguem crescer em áreas de vegetação mais fechada, e a queima periódica ajuda a manter o terreno livre para que prosperem.
31 curiosidades que você vai gostar
O fogo é essencial para a saúde de ecossistemas adaptados ao fogo. As queimadas controladas podem imitar incêndios naturais, trazendo consigo benefícios ecológicos e sociais. A queima regular também reduz a carga de combustível e evita incêndios florestais mais catastróficos que podem prejudicar pessoas e propriedades.
Em relação à biota aquática das bacias hidrográficas do Cerrado, as principais ameaças são o desmatamento, a poluição industrial e doméstica, os insumos aplicados à agricultura, a construção de barragens e aterros, que modificam os hábitats necessários à sobrevivência dessa fauna (Ribeiro, M.C.L.B., 2007).
A principal causa de desmatamento no Cerrado é a expansão do agronegócio sobre a vegetação nativa. Entre 2007 e 2014, 26% da expansão agrícola ocorreu diretamente sobre vegetação de Cerrado6.
A degradação do bioma, causada principalmente pelo desmatamento para ocupação agropecuária, transformou o cerrado em um grande emissor de CO2 na atmosfera, com níveis já equivalentes aos da Amazônia, além da perda de biodiversidade e serviços ecológicos desse importante bioma.
Como tirar o amarelo de móveis laqueados?
Qual o prazo final de pagamento da caixa?
Como limpar e energizar Ágata?
Como limpar pedra refratária de forno de pizza?
Como limpar bancadas de quartzo?
Como tirar manchas de alumínio anodizado?
Como limpar persiana rolô blackout?
É preciso lavar o ovo antes de guardar na geladeira?
Qual a interpretação da mediana?
Pode colocar pedras de rio no aquário?
Como interpretar o resultado do DISC?
Qual a doença do corcunda de Notre Dame?
Como se chama a Liga Fe-C ferro-carbono?
Quais são as barras do Windows?
Como se chama a brincadeira de amarelinha?
Pode integralizar capital com bens?
Como se chama a cuia do chimarrão?