Quais as consequências da polifarmácia em idosos?

Pergunta de Marta Costa em 27-05-2022
(69 votos)

O uso de medicamentos por idosos acontece em grande quantidade, dando nome à polifarmácia, ocasionando riscos de reações adversas, interações medicamentosas e alguns sintomas, destacando distúrbios nos ritmos cardíacos e respiratórios, hipotensão ou hipertensão, alterações gastrointestinais, dores abdominais, tonturas, ...

O que é polifarmácia e suas consequências?

A polifarmácia esta associada ao aumento do risco e da gravidade das RAM, de precipitar IM, de causar toxicidade cumulativa, de ocasionar erros de medicação, de reduzir a adesão ao tratamento e elevar a morbimortalidade.


O que é polifarmácia em idosos?

A polifarmácia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) por um paciente1.

Quais as causas de queda em idosos devido ao uso de polifarmácia?

Doenças associadas, crônicas e irreversíveis, polifarmácia, alterações cognitivas, psicológicas, distúrbios de marcha e equilíbrio e fragilidade podem influir na manifestação do medo de cair em idosos. (MACEDO BG, et al., 2005). A ocorrência de queda se associa a um conjunto de fatores extrínsecos e intrínsecos.

Quais os fatores de risco para a polifarmácia?

Resultados e discussão: Os principais fatores de risco associados à polifarmácia foram: idade, obesidade, presença de doenças crônicas e comorbidades.

POLIFARMÁCIA NOS IDOSOS


39 curiosidades que você vai gostar

Quais medidas poderiam ser tomadas para prevenir a polifarmácia?

O paciente e seus familiares tem papel fundamental na prevenção de erros de medicação associados a polifarmácia. Uma vez informados sobre os medicamentos que estão utilizando, eles podem contribuir para maior qualidade e segurança da farmacoterapia.

Quais são os maiores riscos de interações medicamentosas no paciente idoso cardíaco?

Problemas cognitivos, que podem dificultar o uso dos fármacos de acordo com as instruções. Uso de múltiplos fármacos. Uso de fármacos que devem ser tomados várias vezes/dia ou de maneira específica. Não compreensão do objetivo do fármaco (benefícios) ou como reconhecer e administrar os efeitos adversos (riscos)

O que é iatrogenia em idosos?

Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem ​​uma meta da pessoa afetada.

Quais são os perigos da automedicação?

O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.



Outras questões

Como faço pra saber se minha boca fede?

Como saber se Procrastino?

Quais são as matérias que o juiz pode conhecer de ofício?

Como perder barriga hormonal?

Pode entrar em Visconde de Mauá?

O que significa Friendzone gíria?

Como saber se uma pessoa está com asma?

Como mandar mensagem no Among?

Como saber se fui aprovado em uma entrevista de emprego?

Como ter sucesso no marketing de rede?

Como atualizar o jogo Shadow Fight 2?

Qual é a definição de citoplasma?

Como chegar a Santarém de avião?

Como definir tecnologia?

Como funciona o Oscillococcinum?

O que é o Sistema PEPS?

Como se defender de ataque de tigre?

O que é o sistema Kanban é como funciona?

Quando a velocidade média e a média das velocidades?

O que vamos usar no processo de criação?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com