O uso de medicamentos por idosos acontece em grande quantidade, dando nome à polifarmácia, ocasionando riscos de reações adversas, interações medicamentosas e alguns sintomas, destacando distúrbios nos ritmos cardíacos e respiratórios, hipotensão ou hipertensão, alterações gastrointestinais, dores abdominais, tonturas, ...
A polifarmácia esta associada ao aumento do risco e da gravidade das RAM, de precipitar IM, de causar toxicidade cumulativa, de ocasionar erros de medicação, de reduzir a adesão ao tratamento e elevar a morbimortalidade.
A polifarmácia, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é o uso rotineiro e concomitante de quatro ou mais medicamentos (com ou sem prescrição médica) por um paciente1.
Doenças associadas, crônicas e irreversíveis, polifarmácia, alterações cognitivas, psicológicas, distúrbios de marcha e equilíbrio e fragilidade podem influir na manifestação do medo de cair em idosos. (MACEDO BG, et al., 2005). A ocorrência de queda se associa a um conjunto de fatores extrínsecos e intrínsecos.
Resultados e discussão: Os principais fatores de risco associados à polifarmácia foram: idade, obesidade, presença de doenças crônicas e comorbidades.
39 curiosidades que você vai gostar
O paciente e seus familiares tem papel fundamental na prevenção de erros de medicação associados a polifarmácia. Uma vez informados sobre os medicamentos que estão utilizando, eles podem contribuir para maior qualidade e segurança da farmacoterapia.
Problemas cognitivos, que podem dificultar o uso dos fármacos de acordo com as instruções. Uso de múltiplos fármacos. Uso de fármacos que devem ser tomados várias vezes/dia ou de maneira específica. Não compreensão do objetivo do fármaco (benefícios) ou como reconhecer e administrar os efeitos adversos (riscos)
Iatrogenia é o termo utilizado para qualquer manifestação clínica que não seja conseqüência natural da doença do paciente, durante o tratamento. Também é definida como o efeito resultante de qualquer atividade, de uma ou mais pessoas atuando como profissionais de saúde que não apóiem uma meta da pessoa afetada.
O uso de remédios de maneira incorreta ou irracional pode trazer, ainda, conseqüências como: reações alérgicas, dependência e até a morte. Entre os riscos mais freqüentes para a saúde daqueles que estão habituados a se automedicar estão o perigo de intoxicação e resistência aos remédios.
Qual a tendência de bijuterias para 2022?
Pode dar Petivit para bebê de 6 meses?
O que é um grande Oriente na Maçonaria?
Porque Caio e Arthur estão machucados?
Qual o nome do profissional que cuida das plantas?
Qual é a maior estatal brasileira?
Quanto tempo dura em média uma causa trabalhista?
Quem pode alegar a prescrição?
Qual é a semana do Meio Ambiente?
Porque a barriga fica dura na parte de cima?
O que é maior milhares ou milhões?
O que é cultura e O que é globalização?
O que é o teorema fundamental da semelhança?
Onde ficam os mosquitos durante o dia?
Como se chama quem vende vinho?