Quais as consequências da incompetência absoluta e relativa?

Pergunta de Gabriel Guilherme Borges Miranda Anjos em 30-05-2022
(52 votos)

O Supremo Tribunal Federal entende que a nulidade em face da incompetência absoluta implica em nulidade de atos decisórios e que a incompetência relativa não importa em nulidade de qualquer ato já praticado.

Quais as consequências da decretação da incompetência absoluta?

Qual a consequência resultante do reconhecimento da incompetência absoluta, no CPC/2015? Na vigência do CPC/73, o reconhecimento da incompetência absoluta do juízo resultava na remessa dos autos ao juízo competente, com a invalidação dos atos decisórios (liminares, sentença etc.).


Qual é a consequência da incompetência relativa?

Já o artigo 65 do Novo CPC dispõe que em caso de incompetência relativa, se o réu não alegar a incompetência em preliminar de contestação, será prorrogada a competência do juízo. E o seu parágrafo único deixa claro que o Ministério Público é parte legítima para alegar a incompetência, nas causas em que atuar, é claro.

O que é incompetência relativa e absoluta?

A competência absoluta é assim chamada, pois ela não é passível de sofrer prorrogação, por se tratar de interesse público. Já a competência relativa, ao contrário é passível de prorrogação e modificação, por se tratar de interesse privado, inter partes.

Quais os casos de incompetência absoluta?

A incompetência absoluta deve ser declarada de ofício, e a qualquer momento do processo ela pode ser alegada, tanto pelas partes quanto pelo próprio juiz. Se houver vício no processo referente à competência absoluta, isso acarreta em uma nulidade absoluta do processo.

Incompetência absoluta x incompetência relativa


37 curiosidades que você vai gostar

Quais os casos de competência absoluta?

A competência absoluta compreende as questões ligadas ao interesse do Estado, quais sejam, material, pessoal ou funcional. Por outro lado, a competência relativa está ligada ao interesse das partes, compreendendo o território ou o valor da causa.

Quando pode ser alegada a incompetência absoluta?

113 do CPC/1973, e assentou mais uma vez que a incompetência absoluta pode ser alegada a qualquer tempo e grau de jurisdição, além de considerar dever do magistrado, assim que a identificar, declará-la ex officio (§1º do art. 64, CPC/2015).

O que se entende por competência relativa?

A competência relativa fixa regras de competência para atender o interesse particular. Quando fixada em razão do território e do valor da causa, via de regra, a competência é relativa, podendo ser modificada por vontade das partes.

Qual a diferença entre regras de competência absoluta e regras de competência relativa?

As regras que disciplinam as competências absolutas são protegidas de forma mais rigorosa pelo sistema jurídico, consideradas normas de ordem pública e impondo-se independentemente da vontade ou acordo dos sujeitos envolvidos, já as regras de competência relativa podem ser modificadas por força da vontade das partes.



Outras questões

Como se tornar um revendedor de joias?

O que é necessário para retirar uma encomenda nos Correios?

Como intimidar o chefe?

Como interpretar o resultado do teste qui quadrado?

Como lavar panelas Jamie Oliver?

Como tirar pasta de solda?

Qual a maneira correta de tirar a pressão da panela de pressão?

Como tirar pedra da piscina?

Como se levantar da cama após cirurgia?

O que é bom para limpar o pulmão de quem fuma?

Pode usar cola branca no rosto?

Como limpar o estofado da cadeira?

Como limpar panelas de aço Tramontina?

Como se comunicar com pessoas com autismo?

Como limpar marmorato?

Como limpar a região íntima do bebê menino?

Como limpar pastilhas antigas?

Como tirar encardido de calçadas?

Como limpar rabiscos na parede?

Como limpar parede de marmorato?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com