Muitas mulheres contam que é possível engravidar depois desse exame, entretanto, não aconselho fazê-lo apenas para agilizar o processo, até mesmo porque existem diversos fatores que podem tornar a gravidez inviável.
A paciente pode sentir leves cólicas. Aconselhamos o uso de analgésicos (dipirona, escopolamina, paracetamol, anti-inflamatórios) para minimizar o desconforto. Geralmente, pode-se retornar às atividades normais após o exame, mas alguns médicos podem indicar a suspensão da atividade sexual por alguns dias.
Resultados da Histerossalpingografia
Órgão examinado | Resultado normal | Possível diagnóstico |
---|---|---|
Trompas de Falópio | Forma normal com trompas desobstruídas | Obstrução das trompas, Malformação, Endometriose, Hidrossalpinge ou Doença Inflamatória Pélvica, por exemplo. |
É uma radiografia do útero. Consiste na introdução através da vagina de um produto opção aos raios X que permitirá visualizar a cavidade uterina e a permeabilidade tubaria. Revela informações úteis na medida em que a ecografia não visualiza as trompas.
Entre as causas das obstruções, existem aquelas ligadas a cirurgias realizadas anteriormente, causadas por doença inflamatória pélvica, ou também por endometriose. Cirurgias anteriores: cirurgias pélvicas anteriores podem ter como consequência aderências que impedem a passagem dos óvulos e espermatozoides.
Pode ter relação depois do exame de histerossalpingografia? É recomendado aguardar 24h para ter relações sexuais.
Os principais riscos são a reação alérgica ao contraste, infecções pélvicas, ferimentos ou perfuração do útero (extremamente rara). Cólicas semelhantes ao período menstrual, corrimento ou sangramento menstrual leve podem ocorrer após o procedimento, entretanto, nesse caso, são considerados normais.
Este líquido algumas vezes acaba “limpando” certas obstruções leves, razão pela qual existem casos de mulheres que conseguem engravidar naturalmente após a realização, porém este exame é realizado para obter um diagnóstico e não é um tratamento.
O exame de Cotte positivo significa que as trompas estão pérvias, ou seja funcionantes.
Se o seu médico achar necessário a confirmação da laqueadura por alguma razão, o exame a ser realizado é a histerossalpingografia. A laqueadura realizada por histeroscopia deve sempre ser confirmada por histerossalpingografia 3 meses após o procedimento.
A Histerossalpingografia deve ser feita entre os dias seis e doze do ciclo menstrual, o período entre o final da menstruação e pouco antes da ovulação. O exame não deve ser realizado se você tiver sangramento menstrual abundante, qualquer infecção e/ou inflamação ginecológica ainda não totalmente resolvida.
Este teste é um processo ou procedimento radiológico que é realizado em um centro de radiologia ambulatorial ou no departamento de radiologia do hospital. Um teste de histerossalpingografia inclui um raio X das trompas de falopio e útero, permitindo a visualização do interior do útero e das trompas de Falópio.
Histerossalpingografia ajuda a engravidar? A histerossalpingografia não tem por finalidade ajudar a engravidar. O objetivo do exame é detectar alterações no útero ou nas trompas que possam dificultar a gravidez.
O que é legitimidade ativa no processo penal?
O que são atividades secundárias no MEI?
Qual é a palavra que rima com azul?
O que substituir pelo café na gravidez?
Qual é maior cavaquinho ou ukulele?
Como é feito o exame de raspado?
O que significa pai na Bíblia?
Qual a cor do catarro da sinusite?
Quais as diferença entre Jacó e Esaú?
O que acontece se a pessoa tomar muito Rivotril?
Quais células fazem parte da matriz extracelular?
Qual o preço do buffet por pessoa?