Quando adquirida na comunidade, a ITU é geralmente causada pela bactéria Escherichia coli (70% a 85% dos casos), seguido por outros tipos como o Staphylococcus saprophyticus, espécies de Proteus e de Klebsiella e o Enterococcus faecalis.
A urina normal não contém bactérias ou micro-organismos, mas se houver obstrução ao seu fluxo ou retenção na bexiga, ela oferece um bom meio de cultura para as bactérias. A maioria das ITU ocorre pela entrada de bactérias a partir da abertura da uretra.
A infecção sobe da uretra para a bexiga e, algumas vezes, para os rins, ou ambos. A outra via possível é a corrente sanguínea, geralmente, para os rins. As infecções do trato urinário (ITUs) são quase sempre causadas por bactérias, embora alguns vírus, fungos e parasitas também possam infectar o trato urinário.
As ITU podem ser classificadas como alta ou baixa, sintomática ou assintomática, complicada ou não complicada, esporádica ou recorrente. Estas apresentam etiologia diferente e, portanto, a escolha do antibiótico e o tempo de tratamento também são diferentes conforme cada caso.
A maioria dos casos ocorre por conta de uma queda da imunidade. E a infecção costuma acontecer por causa de estresse, ansiedade e cansaço no dia a dia. Claro, outras doenças também podem deixar as defesas abatidas. Portanto, você precisa descartar com seu médico problemas neurológicos e cálculos no trato urinário.
Estas ocorrem frequentemente devido à subida das bactérias pelo aparelho urinário, a partir da bexiga até aos rins, ou, raramente, em consequência dos rins serem atingidos por bactérias transportadas pela circulação sanguínea.
Pode aparecer bactéria no exame de cultura de urina por 3 motivos: Contaminação da amostra. Bacteriúria assintomática. Infecção do trato urinário (ITU), ou Infecção urinária.
Os principais tipos de infecção urinária são:
Geralmente, a infecção urinária é causada por bactérias, como Escherichia coli, Staphylococcus saprophyticus, espécies do gênero Proteus e do Klebsiella e o Enterococcus faecalis.
Uma ITU é uma infecção que atinge um ou mais componentes do Trato Urinário. O Trato Urinário consiste de: dois rins, dois ureteres, uma bexiga, e uma uretra.Os rins são órgãos em formato de feijão, encontrados na porção inferior do dorso, logo abaixo da caixa torácica.
Klebesiella sp e Streptococcus do grupo B são mais freqüentes em adolescentes e, nas adolescentes sexualmentes ativas, destacam-se as infeções por Staphlococcus saprophyticos. Fungos, vírus e anaeróbios são outras causas de ITU. Vias de infecção
O termo genérico “ITU” é utilizado frequentemente, mas uma Infecção do Trato Urinário deve também ser identificada pelo local (dentro do Trato Urinário) específico que é afetado. Chama-se Uretrite à condição inflamatória ou infecciosa que atinge a uretra.
Resumo. Uma ITU é uma infecção que atinge um ou mais componentes do Trato Urinário. O Trato Urinário consiste de: dois rins, dois ureteres, uma bexiga, e uma uretra. Os rins são órgãos em formato de feijão, encontrados na porção inferior do dorso, logo abaixo da caixa torácica.
Pode tomar Calman depois de comer?
Quais são os elementos básicos de um sistema econômico?
Quem faz o alvará de levantamento?
Quem é o dono da fazenda mais cara do Brasil?
Quantos quilos pesa um robalo?
Quais são os tipos de sangue mais raros?
O que fazer quando o celular fica com a tela preta moto G?
Como emitir nota fiscal de serviço autônomo?
Quando começam as matrículas nas escolas municipais 2022?
Quais são os padrões de beleza pelo mundo?
Como usar cartão Bradesco no exterior?
Qual a maior força policial do mundo?
Como se escreve La Vie en Rose?
O que é uma mulher sapiossexual?