Quais as características do Conselho Tutelar e quais são as suas atribuições *?

Pergunta de Cristiano Vaz em 30-05-2022
(47 votos)

O Conselho Tutelar, segundo dispõe sua definição legal, trata-se de um órgão permanen- te, autônomo e não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos das crianças e dos adolescentes.

Quais as características do Conselho Tutelar e quais são as suas atribuições?

O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei. Esse artigo institui a criação do órgão, indicando as características a ele inerentes: permanente, autônomo e não jurisdicional.


Quais são as principais atribuições do Conselho Tutelar?

1. Atribuição. Ouvir queixas e reclamações sobre situações que ameacem ou violem os direitos de crianças e adolescentes. Acompanhar a situação do atendimento às crianças e adolescentes na sua área de atuação é identificar possíveis ameaças ou violações de direitos.

O que é o Conselho Tutelar e qual a sua função?

Atende queixas, reclamações, reivindicações e solicitações feitas pelas crianças, adolescentes, famílias, comunidades e cidadãos. Exerce as funções de escutar, orientar, aconselhar, encaminhar e acompanhar os casos. Aplica as medidas protetivas pertinentes a cada caso.

O que não é atribuição do Conselho Tutelar?

101, inciso VII, do ECA). O que o Conselho Tutelar não pode fazer (como aliás, nunca pode, embora o fizesse de forma indevida), é promover, por simples decisão administrativa, o afastamento da criança ou adolescente do convívio familiar como medida "antecedente" ao acolhimento institucional.

O CONSELHO TUTELAR E SUAS ATRIBUIÇÕES


34 curiosidades que você vai gostar

São atribuições do Conselho Tutelar exceto?

5a Questão O Conselho Tutelar é órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, logo são atribuições do Conselho Tutelar, exceto: requisitar certidões de nascimento e de óbito de criança ou adolescente quando necessário; ...

O que quer dizer não jurisdicional?

Ser não jurisdicional quer dizer que as funções exercidas são de natureza executiva, sem a atribuição (que é exclusiva do Poder Judiciário) de compor as lides (conflitos de interesses). Por isso, não cabe ao Conselho Tutelar estabelecer qualquer sanção para forçar o cumprimento de suas decisões.

Qual é o papel do Conselho Tutelar?

A competência legal do Conselho Tutelar está diretamente relacionada à aplicação das chamadas medidas de proteção à criança e ao adolescente, sempre que os direitos reconhecidos em Lei forem ameaçados ou violados por ação ou omissão da sociedade ou do Estado, por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsável ou em ...

Como age o Conselho Tutelar?

O Conselho Tutelar é o órgão que recebe denúncias de maus tratos para averiguação, sendo responsável por conduzir os trâmites, além de também ser responsável atender e encaminhar crianças e adolescentes vítimas de abuso.



Outras questões

Como se dá a circulação da linfa?

Qual a diferença de câmara para câmera?

Como tirar tinta à base de solvente da pele?

Como acontece a fecundação interna?

Qual melhor produto para tirar tinta do cabelo?

Como é realizado o sistema de referência e contra referência no SUS?

O que é bom para tirar tinta de impressora?

Qual foi o primeiro nome do jogo de xadrez?

Como se escreve o nome compartilhar?

Como tirar Nutella do pote?

Como ocorria dominação indígena no Regimento das missões?

Como remover a tinta da tela de serigrafia?

Como escrever cão de guarda?

Como remover tinta de lousa da parede?

Como funciona A camuflagem do polvo?

Como se escreve cartão Credishop?

Como ocorre o processo de ciclização?

Qual agente causador da sarampo?

Como ocorre as glaciações?

Como acontece a fecundação externa dos peixes?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com